fbpx
Um Passo à Frente: Sapato Inteligente Auxilia Pessoas com Deficiência Visual

Um Passo à Frente: Sapato Inteligente Auxilia Pessoas com Deficiência Visual

Conheça o InnoMake – sapato inteligente que promete mudar o dia a dia das pessoas com deficiência visual

Uma parceria recente entre a empresa de tecnologia Tec-Innovation e a universidade de Graz, ambas austríacas, resultou em um produto inovador: o InnoMake, um sapato inteligente capaz de detectar obstáculos numa distância de até quatro metros. Os sapatos foram feitos pensando em trazer maior acessibilidade para pessoas idosas ou com deficiência visual, além de tornar a mobilidade dessas pessoas mais segura.

Como Funciona o InnoMake?

Chamado pela própria empresa Tec-Innovation de sapato high tech, o InnoMake possui sensores ultrassônicos na ponta dos sapatos – a “caixinha” preta móvel que pode ser encaixada em vários modelos de sapatos produzidos pela empresa. Essa caixinha é à prova d’água e à prova de poeira, e contém também uma pequena câmera que capta a visão dos ambientes a partir dos pés da pessoa, determinando se a área está livre e segura para caminhar.

Esses sensores detectam obstáculos a até quatro metros de distância por meio da interpretação avançada de duas informações extremamente necessárias: a natureza do obstáculo e a sua direção no caminho, especialmente se são obstáculos que “apontam” para baixo, como buracos ou degraus de escada. 

De acordo com Markus Raffer, um dos fundadores da Tec-Innovation e deficiente visual, essas duas informações são as mais básicas para garantir a usabilidade do sapato, uma vez que saber que há um obstáculo no caminho não é a única informação relevante ao usuário, é necessário saber também o tipo de obstáculo que está adiante, pois há uma grande diferença entre uma parede, um carro ou uma escada, por exemplo.

Como o Usuário do Sapato Sabe que um Obstáculo foi Detectado?

Quando um obstáculo é detectado pelos sensores do sapato InnoMake, o usuário pode ser avisado de diversas formas.

Primeiro, cabe explicar que há uma ligação wireless entre o sapato e um aplicativo que deve ser instalado no celular do usuário. Neste aplicativo, diversas configurações são feitas, entre elas, a maneira através da qual a pessoa deseja ser notificada sobre um obstáculo detectado em seu caminho. Essas opções incluem, por exemplo, uma vibração tátil – diretamente no sapato – e a ativação de sinais sonoros no celular.

Além disso, os sapatos inteligentes possuem opção de notificação por luzes de LED ultra brilhantes, que têm também o objetivo de tornar as pessoas mais visíveis à noite, assim, evitando acidentes.

Quais são as Vantagens do InnoMake?

A primeira vantagem comentada pelos usuários que estão testando os sapatos é a possibilidade de ter as duas mãos livres, uma vez que não há necessidade de estar segurando a bengala, comumente utilizada por pessoas com deficiência visual.

Outro ponto positivo é o alcance dos sensores, que percebem e notificam obstáculos em uma distância muito maior do que a percepção garantida pela bengala, garantindo, assim, maior controle sobre as reações dos usuários, que deixam de ser tão repentinas.

O Que está por vir

Além disso, os pesquisadores da Universidade de Graz juntamente com a Tec-Innovation estão agora estudando maneiras de disponibilizar os dados e informações captadas pelos sensores dos sapatos de cada usuário num banco de informações que possa ser útil para todos os novos usuários do InnoMake.

Isso porque, hoje em dia, as informações captadas por um sapato são úteis somente para o usuário daquele calçado em específico.

E aí, você já conhecia esse sapato inteligente? Conhece alguém que vai adorar e se beneficiar com ele? Então compartilhe essa matéria 🙂

Aplicativos para Deficientes Visuais

Conheça aplicativos que facilitam a vida das pessoas com deficiência visual


Giovanna Naddeo

Giovanna Naddeo 

Escritora, professora e tradutora formada em Letras pela UNICAMP. Apaixonada por viagens, bordados e animais. Acredita que um mundo melhor se faz com pessoas que se incentivam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir mensagem
);

Quer receber novidades
de como a acessibilidade
está transformando o mundo?

Seu cadastro foi efetuado com sucesso.

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Guiaderodas will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.