fbpx
Vaso sanitário com abertura frontal: para que serve?

Vaso sanitário com abertura frontal: para que serve?

Muitas pessoas associam o vaso sanitário com abertura frontal a banheiros para pessoas com deficiência. No entanto, a instalação desse tipo de vaso sanitário não é considerada uma prática acessível.

Afinal, para que serve o uso do vaso sanitário com abertura frontal?

O vaso sanitário com abertura frontal pode ser fundamental para que enfermeiros e cuidadores auxiliarem seus pacientes com dificuldade de mobilidade na higiene pessoal. É muito comum notar a presença desses vasos em hospitais, clínicas e ambulatórios.

Por falta de conhecimento, historicamente, muitos vasos como estes foram e ainda são instalados em sanitários destinados às pessoas com deficiência, o que é um erro. Existem diversos relatos de pessoas que, por não terem controle do movimento e sensibilidade acabam se machucando na hora de fazer a transferência da cadeira de rodas para vasos com abertura frontal. Além disso, a abertura frontal reduz o ponto de apoio e faz com que a urina possa ser expelida para fora do vaso.

Até 2015 não havia proibição do uso desses vasos em sanitários PCD, por isso sua utilização era tão comum. Na atualização de 2015 da NBR 9050 esta restrição ficou explícita.

Em seu Item 7.7  intitulado Bacia Sanitária, o texto diz “As bacias e assentos sanitários acessíveis não podem ter abertura frontal.” 

Acessibilidade tem o objetivo de proporcionar conforto, segurança e autonomia para todos. Nesse contexto, a instalação de bacias sanitárias com abertura frontal em sanitários PCD de uso público é proibida.

Saiba como deixar a sua casa mais acessível (https://guiaderodas.com/10-dicas-simples-de-acessibilidade-casa-de-verdade/)

O Aplicativo Guiaderodas

O Guiaderodas é um aplicativo de acessibilidade que reúne avaliações de estabelecimentos pelo mundo todo para dar informação a quem precisa. Conheça nosso app aqui (https://guiaderodas.com/aplicativo-guiaderodas/)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *