Veja o Primeiro SmartWatch em braile do Mundo

Veja o Primeiro SmartWatch em braile do Mundo

Empresa sul coreana lança o primeiro smartwatch voltado às pessoas com deficiência visual

O chamado “Dot Watch” foi lançado em dezembro de 2016 pela empresa sul coreana Dot Incorporation, fundada em 2015, e pioneira em tecnologia inteligente pensada para pessoas com deficiências visuais e surdocegos. 

O smartwatch em braile Dot Watch

SmartWatch em braile

O smartwatch leva o nome de “Dot” – do inglês “ponto” – em referência aos símbolos em relevo usados no braile. Por se tratar de um sistema tátil de comunicação para leitura e escrita, o braile consiste na combinação de pontos que formam letras e números.

Além das funções convencionais como mostrar as horas, a data e cronometrar o tempo, o relógio também pode ser conectado via bluetooth ao celular do usuário, permitindo mais funcionalidades, já disponíveis em smartwatches convencionais. 

Por meio dessa conexão bluetooth, é possível conferir a previsão do tempo e as notificações do celular, além de permitir que o usuário possa atender e recusar chamadas recebidas em seu smartphone. Com isso, o Dot Smartwatch permite que pessoas com deficiência visual recebam informações em tempo real de seus telefones.

A tecnologia por trás do Smartwatch

Para entender melhor sobre o funcionamento do smartwatch, é preciso antes saber que a empresa coreana desenvolveu, com uma tecnologia de última geração, uma bateria piezoelétrica 95% menor e 90% mais barata em comparação com as disponíveis no mercado atualmente. 

SmartWatch em braile

A piezoletricidade, basicamente, é a capacidade que alguns cristais têm em gerar tensão elétrica por resposta a uma pressão mecânica. Ou seja, alguns cristais, quando submetidos a estímulos de tensão ou pressão, respondem produzindo um campo eletromagnético proporcional à intensidade recebida. O termo piezoeletricidade vem do grego “piezen”, que significa “apertar/pressionar”.

Sabendo disso, fica mais fácil entender como os 24 pontos da interface do relógio são ativados, através de magnetismo, em diversos arranjos diferentes para formar os símbolos de braile.

O propósito da empresa

A Dot Incorporation trabalha para que pessoas com deficiência visual e surdocegos tenham mais autonomia. Para isso, a empresa busca encontrar soluções para problemas cotidianos através da criação de dispositivos tecnológicos.

SmartWatch em braile

O Dot Watch é o primeiro smartwatch totalmente em braile do mundo e, essa luta pela inclusão existe, pois a empresa acredita que todos têm o direito de circular livremente e de se conectar com o mundo, independentemente das circunstâncias. Por essa razão, a Dot Incorporation busca, por meio de sua missão, reduzir a lacuna de informações existente atualmente, através da alfabetização tátil em todo o mundo.

Como comprar um Smartwatch em braile?

O relógio Dot Watch pode ser comprado no site da empresa: https://www.dotincorp.com/ . O smartwatch é vendido por U$300,00 (dólares) e a empresa conta que Stevie Wonder e Andrea Bocelli usam o relógio da marca! 

E aí, você já conhecia o smartwatch em braile? Conhece alguém que poderia se beneficiar do uso desse acessório tecnológico e inclusivo? Então manda essa matéria para os seus amigos! 🙂


Giovanna Naddeo

Giovanna Naddeo 

Escritora, professora e tradutora formada em Letras pela UNICAMP. Apaixonada por viagens, bordados e animais. Acredita que um mundo melhor se faz com pessoas que se incentivam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

);

Quer receber novidades
de como a acessibilidade
está transformando o mundo?

Seu cadastro foi efetuado com sucesso.

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Guiaderodas will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.