fbpx
Viagem na pandemia: voando com segurança

Viagem na pandemia: voando com segurança

Conhecer um lugar diferente é uma ótima opção para sair da rotina e se divertir com amigos e familiares. Mas será que todo mundo pode viajar de avião com segurança na pandemia?

Confira a seguir as normas atuais e dicas de como fazer um voo seguro!

Como funcionam as normas para viajar de avião

Desde o dia 25 de março, a resolução nº 477, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa, reforça as medidas sobre a utilização correta e os tipos de máscaras não autorizadas para aeroportos e aviões, principalmente pelo surgimento da nova variante do Covid-19.

A resolução destaca também a dispensa do uso da máscara aprovada em julho de 2020, pela Lei nº 14.019, nos casos de pessoas com transtorno do espectro autista, com deficiência intelectual, com deficiências sensoriais ou quaisquer outras que impeçam o uso adequado.

Mas, afinal, é seguro viajar na pandemia?

Viagem na pandemia Atila e maisa

Para Maisa Nascimento e sua família de Guarulhos, a saúde do seu irmão Atila Nascimento, de 18 anos e que tem síndrome de Down, é mais importante do que realizar uma viagem no momento.

“Lidar com uma pessoa com síndrome de Down durante uma pandemia é um grande desafio. Precisamos reforçar diariamente a importância do uso de máscara cobrindo o nariz”, afirma Maisa.

A preocupação é a mesma para milhares de famílias brasileiras que precisam ter atenção redobrada com pessoas com deficiência intelectual, autistas ou deficiências sensoriais, como a surdocegueira.

Preciso fazer uma viagem a trabalho, e agora?

Mellina Hernandes, do blog 4 Patas pelo Mundo, tem deficiência visual e precisou viajar duas vezes durante a pandemia. A primeira, em dezembro, para visitar a sua avó em Londrina; e a segunda, no início de março deste ano, para Foz do Iguaçu a trabalho.

A paulistana conta que não teve nenhum problema em relação a sua documentação e da sua cadela-guia Hilary, além de não ser questionada em nenhum momento sobre o não uso da máscara – pelo contrário, a empresa reforçava o uso para todos os passageiros.

“É um assunto muito delicado, porque a máscara nos protege… mas até que ponto? Eu não me senti confortável em fazer as viagens, porém foram viagens necessárias”, revela a turismóloga.

Cuidados ao viajar de avião

Confira algumas sugestões e dicas para se atentar durante o trajeto da sua viagem:

  • Entre em contato com a empresa aérea para saber quais formulários e documentos, como laudo médico, são necessários para a dispensa.
  • Verifique a lista de máscaras não autorizadas para os voos, de acordo com a Anvisa.
  • Tenha cuidado especial nas áreas do aeroporto, como saguão, banheiros e praças de alimentação.
  • Lembre-se de carregar sempre álcool em gel e higienizar as mãos com água e sabão sempre que possível.
  • Tire dúvidas antes do embarque sobre o serviço de bordo, como fornecimento de alimentos e bebidas durante o voo.

Devo fazer o teste de Covid-19 antes da viagem?

Depende do destino. Atualmente, no Brasil, os voos nacionais não exigem o teste de Covid-19, com exceção de Fernando de Noronha.

A regra muda para voos internacionais, mas também não se aplica para todos os países, como o México. Por isso, a dica é se informar antes do embarque, para evitar qualquer problema quando chegar ao aeroporto.
Apesar de seguir todas as orientações necessárias, o mais recomendado é não realizar viagens durante a pandemia até que esteja com as duas doses da vacina. Ainda assim, se realmente for preciso, baixe o App Guiaderodas e boa viagem!


Cintia Alves de Sousa

Cintia Alves de Sousa
Jornalista especialista em mídia e reportagem, que busca constantemente por novos desafios no segmento da Comunicação Acessível, para contribuir com ações que valorizem a diversidade e a inclusão na sociedade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

);

Quer receber novidades
de como a acessibilidade
está transformando o mundo?

Seu cadastro foi efetuado com sucesso.

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Guiaderodas will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.