VIVA Schmidheiny Awards

set 3, 2019

Guiaderodas é indicado ao PREMIOS VIVA SCHMIDHEINY na categoria Empresas com Impacto Social

O Guiaderodas teve o prazer de participar do VIVA Schmidheiny Awards, um concurso anual que desafia empreendedores sociais e organizações inovadoras com grande impacto positivo na América Latina e os ajuda a fortalecer a gestão de seus projetos e a escalar seu impacto.

A premiação tem o objetivo de atender três propósitos:

1) Promover a inovação para a sustentabilidade.
Trata-se de incentivar os empreendedores da região a propor ou fortalecer seus projetos de inovação para a sustentabilidade. Ao preparar a documentação para competir, o empresário é convidado a organizar as informações, para que, com relativa facilidade, identifique pontos fracos e oportunidades de melhoria em sua iniciativa.

2) Treinar novos empreendedores
Stephan Schmidheiny tem sido um catalisador de novos empreendimentos iniciados por líderes jovens e maduros de movimentos sociais e ambientais na América Latina. O VIVA Idea procura imitar esse impacto inspirando uma nova geração de líderes sociais e produtivos com base no aprendizado das décadas anteriores, quando Schmidheiny deu ímpeto a toda uma nova geração de empreendedores.

3) Gerar e trocar conhecimento
O VIVA Idea propôs documentar os perfis, ações, problemas e desafios, e os principais fatores de sucesso dos processos empresariais na região. Para isso, utiliza como base de análise o grande número de projetos que participam todos os anos do VIVA Schmidheiny Awards. Esse conhecimento sobre empreendedores e empreendedorismo na América Latina é então estudado e divulgado no relatório de empreendedores sociais, que mostra a análise realizada pela equipe VIVA Idea, gráficos com informações gerais e recomendações para empreendedores. As informações de todas as organizações participantes permanecem completamente anônimas.

Prémios VIVA Schmidheiny 2019

A sétima edição, ocorreu em Jujuy, Argentina, neste 2 de setembro de 2019, premiando as empresas sociais mais inovadoras com maior número impacto ambiental e social.

Os prêmios foram concedidos em quatro categorias:

  • ONGs com impacto ambiental: fundações, associações, cooperativas ou outras organizações sem fins lucrativos, cujo trabalho gera uma melhoria significativa no meio ambiente.
  • ONGs com impacto social: fundações, associações, cooperativas ou outras organizações sem fins lucrativos, cujo trabalho gera uma melhoria significativa na qualidade de vida das pessoas.
  • Empresas com Impacto Ambiental: Empresas com missão ambiental que, por meio de suas atividades produtivas e / ou comerciais, geram um impacto positivo não apenas no campo econômico, mas também no meio ambiente.
  • Empresas com Impacto Social: Empresas com missão social que, por meio de suas atividades produtivas e / ou comerciais, geram um impacto positivo não apenas na esfera econômica, mas também na qualidade de vida das pessoas.

Além disso, dois prêmios especiais serão concedidos:

  • Inovação em Ação Coletiva
  • Voto público

O VIVA Schmidheiny Awards é qualificado por um júri multinacional, composto por empresários, investidores, acadêmicos e líderes de sucesso com experiência em empreendedorismo social.

O que é considerado nos candidatos?

Para avaliar as organizações ou empresas participantes, são considerados diferentes aspectos:

1)Impacto
Que você tem uma missão ambiental ou social, que aborda problemas reais em um ou vários países da América Latina. 
Que haja conhecimento dos seus beneficiários e que o impacto positivo sobre eles seja demonstrável. É valorizado empresas que, de alguma forma, a meçam seu impacto ou possuam indicadores dos resultados de seus projetos e / ou programas.

2)Inovação

Que haja geração de soluções para problemas negligenciados ou que ofereça soluções novas ou melhores que as existentes. Que seja diferente da concorrência ou de organizações semelhantes às suas.

3)Sustentabilidade

Que haja planejamento quanto a sua continuidade e viabilidade no tempo. Por exemplo, em termos financeiros, da sua equipe de trabalho, alianças, entre outros. Para as ONGs, embora não seja um requisito, é valorizado o que você inseriu no uso de estratégias de mercado (venda de produtos ou serviços) para promover sua auto-sustentabilidade financeira parcial ou total. Para as empresas, isso implica a transcendência da filantropia e de projetos isolados de responsabilidade social corporativa, tendo integrado sua missão social ou ambiental ao centro do seu modelo de negócios.

4)Potencial de escala
Que a organização ou empresa e / ou seus produtos ou serviços tenha potencial para replicabilidade ou escalação. É valorizado se eles já foram reproduzidos, no entanto, o potencial que eles têm para fazê-lo no futuro é ainda mais importante. 
Tenha uma visão clara ou objetivos para dimensionar o impacto do seu trabalho.

5)Tempo de operação

Que a organização ou empresa e suas iniciativas estejam atualmente em operação. Idealmente, que elas operem há pelo menos um ano no momento da aplicação.

Empresas e ONGs premiadas:

Prêmio Especial: Ação Coletiva – ASID

Empresas com Impacto Ambiental
1ºEcopoop
2ºVerdeagua
3ºIgua

Organizações Sem Fins Lucrativos com Impacto Ambiental
1ºTe Protejo
2ºHuellas Para Um Futuro
3ºEcology Project International


Empresas com Impacto Social
1ºKiron Store
2ºRed Apis
3ºGuiaderodas

Organizações Sem Fins Lucrativos com Impacto Social
1ºSolar Inti
2ºConstryendo a Mexico Crecemos
3ºApac Iap

Comentários:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *