fbpx
Você sabe quais são os Símbolos de Acessibilidade e para que servem?

Você sabe quais são os Símbolos de Acessibilidade e para que servem?

A inclusão social tem ganhado cada vez mais espaço e o uso dos símbolos de acessibilidade são de extrema importância, por isso, incentivar o conhecimento da sociedade sobre essa sinalização é primordial. 

A principal função destes símbolos de acessibilidade é ajudar a identificar locais que são acessíveis para pessoas com diferentes características. Por exemplo, a porta de um espaço sinalizada com o símbolo da cadeira de rodas indica que ele é equipado com os recursos necessários para atender pessoas com deficiência.

O que é e quais são os Símbolos de Acessibilidade?

Podemos entender a sinalização de acessibilidade como uma iniciativa que favoreça a autonomia de pessoas com deficiência para acessar serviços, espaços diversos, conteúdos didáticos etc. 

A simbologia abrange pessoas com mobilidade reduzida, pessoas com deficiência visual, pessoas com deficiência auditiva, nanismo, pessoas ostomizadas, autistas, dentre outros.

Dentro desse universo, podemos apontar os seguintes símbolos da acessibilidade:

Símbolo Internacional de Acesso (SIA)

Símbolo Internacional de Acesso (SIA)

A indicação de acessibilidade das edificações, do mobiliário, dos espaços e dos equipamentos urbanos deve ser feita por meio do símbolo internacional de acesso. Representa, por exemplo, se há rampas, elevadores ou outros recursos nos locais.

Símbolo de Deficiencia visual

Símbolo de Deficiência Visual

O símbolo de pessoas com deficiência visual indica a existência de recursos, mobiliário e serviços com indicações em braille, audiodescrição e presença de piso tátil.
Fonte: ABNT NBR 9050

Símbolo da Audiodescrição

Símbolo da Audiodescrição

Este serviço torna a televisão, o vídeo e projeção de filmes de cinema mais acessíveis para pessoas cegas ou com baixa visão. A descrição dos elementos visuais é fornecida por um Descritor de Áudio treinado por meio do Programa de Áudio Secundário (SAP) de televisores e monitores equipados com som estéreo.
Fonte: ABNT NBR 16452

Símbolo do Cão-Guia

Símbolo do Cão-Guia

A lei obriga que todos os locais públicos e privados de uso coletivo aceitem cão-guia como acompanhante de pessoas com deficiência visual. Este símbolo mostra que determinado local está apto a receber o cão-guia como acompanhante.
Saiba mais sobre cães guia aqui!
Fonte: Lei 11.126 de 2005

Símbolo do Braille

Símbolo do Braille

O braille é a leitura e escrita tátil voltada para cegos e pessoas com deficiência visual. Muitos locais fornecem esse sistema através de panfletos, quadros, botões e outras sinalizações para atender às necessidades desse público. 
O alfabeto é feito de caracteres indicados por pontos em alto relevo.

Símbolo de Baixa Visão

Símbolo de Baixa Visão

O símbolo indica a presença de recursos para pessoas com baixa visão, que apresentam, geralmente, 30% ou menos de visão no melhor olho, após todos os procedimentos clínicos, cirúrgicos e correção com óculos comuns. 
Tem-se como exemplos dessas ferramentas: óculos específicos, lupas e lunetas especiais, adaptações de cores e contrastes, focos de luz para leitura e textos com caracteres ampliados.

Símbolo da Deficiência Auditiva

Símbolo da Deficiência Auditiva

Este símbolo é utilizado para indicar que alguns locais possuem acessibilidade para surdos e pessoas com deficiência auditiva.
De acordo com a Prefeitura de São Paulo, no Brasil, motoristas com deficiência auditiva podem usar um adesivo com esse símbolo no para-brisas do carro. O adesivo não é obrigatório, mas pode auxiliar na comunicação com outros motoristas e fiscais.

simbolo da Telebobina

Símbolo Telebobina (aro magnético)

Quando o ambiente possui o sistema de aro magnético instalado, é visto esse símbolo. O T-Coil, ou chave T, tem como objetivo melhorar a audição em ambientes barulhentos e de difícil escuta. 
A tecnologia do aro magnético também é conhecida como hearing loog. Normalmente, um aparelho auditivo “escuta” com seu microfone, amplifica-o que “ouve”. Mas com uma telebobina usada como a fonte de entrada, além do microfone, o aparelho auditivo pode “ouvir” um sinal magnético que representa o som. 
Nem todos os aparelhos possuem essa funcionalidade, já que alguns são pequenos para terem bobina magnética, que requer um certo espaço.

Símbolo de Sistemas de Audição Assistida

Símbolo de Sistemas de Audição Assistida

Indica que há alguma forma de tecnologia que fornece acessibilidade, seja na forma de sistema FM, telebobina ou alguma outra opção que transmita o som diretamente para o aparelho do usuário.
Os Dispositivos de Audição Assistiva também podem ser usados quando streamings de música permitem integração com aparelhos auditivos por meio de bobinas T, por exemplo.

Símbolo do Closed Caption

Closed Caption (legendas ocultas)

O Closed Caption é usado principalmente em programas de TV ou vídeos que disponibilizem o uso dessas legendas ocultas. Podem ser desativadas facilmente através do controle remoto ou acessando as configurações do aparelho e sites. De acordo com as normas brasileiras, toda televisão à venda deve possuir um receptor de closed caption e os canais abertos são obrigados a transmitir essas legendas.

Símbolo do Opened Caption

Opened Caption (legendas visíveis)

As legendas visíveis são aquelas que já vêm no vídeo – geralmente filmes e documentários – e não podem ser desativadas. Por exemplo, quando em um filme americano, os atores usarem palavras de outra língua. A tradução virá por meio da legenda. 
Também é possível encontrar em filmes nacionais com sessões voltadas para deficientes auditivos e propaganda política.

Telefone para Surdos

Telefone para Surdos

Indica que o local possui um telefone para surdos ou que o serviço tem um número que pode ser contactado por um telefone para surdos. 
O dispositivo de telecomunicações para surdos (TDD) é um teleimpressor, aparelho eletrônico que pode ser usado para enviar texto pelo telefone. Um operador especial digita tudo o que você diz para que a pessoa para quem você está ligando possa ler suas palavras em seu visor TTY (Telefone de Texto).
Alguns telefones têm muitos recursos úteis, como uma secretária eletrônica embutida, luz intermitente para chamadas recebidas ou uma tela maior para facilitar a leitura das mensagens.
Fonte: ABNT NBR I5599

Símbolo do Intérprete de Libras

Símbolo do Intérprete de Libras

Esse símbolo, como o próprio nome já diz, indica a existência de intérprete de Libras no evento ou conteúdo reproduzido.

Símbolo da pessoa com nanismo

Símbolo Pessoas com Nanismo

O nanismo foi incluído na lista de deficiências físicas em 2004. Este símbolo ainda é pouco popular e indica que o ambiente possui a possibilidade e condição de alcance, percepção e entendimento para utilização, com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários, edificações, transportes, entre outros.

Símbolo do autismo

Símbolo do Transtorno do Espectro Autista (TEA)

A Sociedade Autista da América, criou a fita com a peça de um quebra-cabeça como símbolo da consciência do autismo. Afirmam que “O padrão da peça do quebra-cabeça reflete a complexidade do espectro do autismo. As diferentes cores e formas representam a diversidade das pessoas e famílias que vivem com a doença.”
Este símbolo é usado mundialmente, principalmente, para sinalizar o atendimento prioritário aos autistas.

Símbolo da Pessoa Ostomizada

Símbolo Nacional da Pessoa Ostomizada

Este símbolo retrata a figura de uma pessoa com um curativo na região do abdômen. A ostomia é uma cirurgia de reconstrução intestinal que requer da pessoa que foi a ela submetida, procedimentos especiais de higiene. 
A NBR 9050 estipula que espaços públicos devem possuir sanitários específicos para situações como essa.
Fonte: Senado

Símbolo da gestante

Símbolo de Grávida

Símbolo internacionalmente utilizado para indicar que o ambiente oferece serviços e produtos para gestantes. Geralmente, visto em guichês para atendimento prioritário em lojas e mercados.

Símbolo do criança de colo

Símbolo de Pessoa com criança de colo

Indicado para pessoas com crianças de colo e que devem ter o atendimento preferencial em estabelecimentos.

Símbolo do idoso

Símbolo de Idoso 

Embora a ABNT ainda mantenha a imagem, há uma discussão em tramitação, no sentido de adotar um símbolo menos pejorativo para representar o idoso em placas de atendimento preferencial ou vagas de estacionamento para veículos que conduzam ou sejam conduzidos por pessoas idosas. 
Sendo indicado para pessoas acima de 60 anos de idade.

Símbolo da Pessoa Obesa

Símbolo de Pessoas Obesa

Os assentos para pessoas com obesidade deve possuir largura mínima de 0,75 m, com capacidade para suportar até 250 kg. Este símbolo indica a presença de recursos acessíveis, como o assento adequado.

Símbolo da mobilidade reduzida

Símbolo de Pessoa com mobilidade reduzida

Presente em ambientes adaptados para pessoas que possuem movimentos limitados por conta da idade, deficiência física (sensorial ou de locomoção), mental, ou esteja com movimentos comprometidos por situações momentâneas, por exemplo, devido a um acidente.

A importância do uso dos Símbolos de Acessibilidade

A acessibilidade possui diversos símbolos com significados e utilidades diferentes. Os símbolos são usados ​​para transmitir mensagens de forma clara e compreensível, sem o uso de linguagem escrita.

Têm o objetivo de informar quais espaços estão aptos a ser utilizados com maior segurança e autonomia por pessoas que possuem limitações físicas, cognitivas ou sensoriais.

Leia mais sobre o Desenho Universal no nosso blog.

Certificação Guiaderodas

Saiba como tornar a sua empresa mais acessível!


Leticia Soares

Letícia Soares
Graduanda em Jornalismo com interesse em arte, tecnologia, literatura e sempre em busca de conhecer novas histórias. Uma pessoa que adora fotografar tudo, descobrir inovações, conversar e fica feliz com a companhia de um chá e um bom livro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

);

Quer receber novidades
de como a acessibilidade
está transformando o mundo?

Seu cadastro foi efetuado com sucesso.

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Guiaderodas will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.