fbpx
24 de abril: Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras)

24 de abril: Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras)

Utilizada em todo país, a Libras promove a inclusão e socialização de milhares de pessoas com deficiência auditiva na sociedade

O Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras) foi decretado no dia 24 de abril de 2002, e desde então é celebrado em todo território nacional.

A Libras é uma língua, e não linguagem, utilizada como meio de comunicação pela comunidade surda (pessoas com deficiência auditiva, familiares, amigos, professores, intérpretes, entre outros), formada pelo uso de sinais, gestos e expressões.

Em parceria com o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), a Libras foi criada com base na Língua Francesa de Sinais e os gestos usados pelos surdos brasileiros, resistindo a diversas transformações até o seu reconhecimento.

No Brasil, alguns cursos universitários já possuem a obrigatoriedade da disciplina, como nas áreas de Fonoaudiologia e Educação, durante a formação de professores.

Alfabeto em Libras

A maioria das palavras do português possui um sinal específico em Libras, o que facilita a transmissão da mensagem por não sinalizar letra por letra na hora da conversa. 

O alfabeto manual em Libras, que soletra as letras do alfabeto em português, é utilizado somente para palavras que não tenham um sinal representativo, como nomes próprios (como pessoas e lugares) ou de objetos – servindo como um empréstimo linguístico da língua portuguesa.

Ainda assim, o alfabeto manual pode ser utilizado também para soletrar alguma palavra que você não saiba o sinal, como por exemplo o nome de um país ou até mesmo explicar a forma de escrita de uma palavra no português ou em outro idioma. 

Outro exemplo de utilização manual são os números, que são feitos individualmente.

Dicionário em Libras
Dicionário em Libras

Libras é universal?

A Libras não é universal! Apesar de serem utilizados gestos, expressões e sinais para se comunicar, cada país tem a sua própria língua de sinais e as suas variações linguísticas.

Isto significa que, assim como os sotaques que variam de estado para estado, a Libras também possui suas variações de regionalismo para cada local.

Portanto, a dica é sempre pesquisar antes os sinais do destino, para não perder nada durante a viagem!

Acessibilidade em Libras para sites

Você sabia que é possível deixar o seu conteúdo mais acessível?

A ferramenta Hand Talk possibilita a tradução simultânea por meio de um avatar, para conteúdos digitais (texto e áudio) do Português para Libras, além de disponibilizar um dicionário completo com milhares de sinais.

De maneira versátil, pode ser utilizada em computadores, celulares e plataformas web, deixando o acesso muito mais fácil para quem precisa de informação.

O uso é recomendado para conteúdos informativos de sites, mas não para implementação de acessibilidade em aulas, cursos, audiências, entre outros, já que a tradução pode não ser explicativa ou específica o suficiente.

Lembramos que, sempre que possível a acessibilidade em Libras deve ser disponibilizada com intérprete humano, contudo, na impossibilidade, as ferramentas digitais de avatares são uma ótima alternativa.
Agora que você já sabe tudo sobre a comemoração da Libras, não deixe de acompanhar outros assuntos em nosso Instagram e Facebook!

surdo-mudo

Entenda porque não é correto falar a expressão surdo-mudo


Cintia Alves de Sousa

Cintia Alves de Sousa
Jornalista especialista em mídia e reportagem, que busca constantemente por novos desafios no segmento da Comunicação Acessível, para contribuir com ações que valorizem a diversidade e a inclusão na sociedade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

);

Quer receber novidades
de como a acessibilidade
está transformando o mundo?

Seu cadastro foi efetuado com sucesso.

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Guiaderodas will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.