Bose lança aparelho auditivo que dispensa prescrição médica

Bose lança aparelho auditivo que dispensa prescrição médica

O aparelho auditivo da Bose é o primeiro do mercado que dispensa prescrição e acompanhamento médico para o uso

Recentemente a Bose anunciou os wearables Sound Control, aparelhos auditivos aprovados pela Federal Drug Administration (FDA), órgão governamental dos Estados Unidos que faz o controle dos alimentos, cosméticos, equipamentos médicos, medicamentos, materiais biológicos de origem humana ou animal.

O aparelho auditivo é o primeiro criado para venda direta, ou seja, dispensa a prescrição médica para aquisição. A criação visa atingir pessoas com perda auditiva pequena ou média sem a necessidade de acompanhamento de um profissional de saúde.

“Apenas nos EUA, aproximadamente 48 milhões de pessoas sofrem com algum grau de perda auditiva que interfere em suas vidas. Mas o custo e a complexidade do tratamento se tornaram grandes barreiras para conseguir ajuda”, disse Brian Maguire, diretor de categoria da Bose Hear. 

O Bose SoundControl pesa 3 gramas, vem acompanhado de oito baterias e possui duração de 4 dias para usuários que utilizam o aparelho auditivo por cerca de 14 horas diariamente, segundo a fabricante. 

A estrutura do aparelho auditivo é resistente ao sol e água e possui microfones, porém não reproduz música ou atende ligações. O formato é semelhante aos aparelhos auditivos convencionais, com um receptor atrás da orelha e pontas que ficam no canal auricular. 

É possível, por meio do aplicativo Bose Hear, disponibilizado nas lojas de sistemas Android e IOS, utilizar a função Custom Tune, personalizar os tons, graves, médios, agudos e volume. O aparelho auditivo utiliza conexões Bluetooth para se comunicar com o smartphone.

Há ainda um recurso que auxilia o usuário a manter a concentração. A funcionalidade conta com as configurações para “Frente”, que filtra os sons de fundo no local e o filtro “Todo Lugar”, para que o usuário ouça todos os sons ao redor quando estiver na rua ou em casa.

O lançamento já está à venda nos Estados Unidos por US$ 849,95. A novidade marca a entrada da Bose no mercado de aparelhos auditivos, expandindo seu portfólio além dos fones de ouvido.

Tipos de aparelhos auditivos

No mercado estão à venda quatro tipos de aparelhos auditivos que variam de potência, formato, material e podem chamar mais ou menos atenção, serem focados em graus de dificuldade específicos ou abrangentes.

São eles: os de Microcanal (CIC), pequenos e discretos, são ideais para quem tem o canal auditivo largo, atendendo pessoas com perda leve a moderada; O Intracanal (ITC), também discreto, fica alocado no canal auditivo e atende desde a perda auditiva leve a moderadamente severa. O modelo também é pouco perceptível, devido ao seu tamanho diminuto; Há ainda o formato Retroauricular (BTE), que transmite o som através de um molde ou tubo fino com sonda. Ele fica na parte de trás da orelha e sua potência varia de acordo com seu tamanho, quanto maior, mais potente, atendendo desde os casos leves aos mais severos; Por último, o Receptor no Canal (RIC) aloca seus receptores dentro do canal auditivo, tornando-o menor que o modelo anterior, mas mantendo a potência. Este, por ter diferentes potências, pode atender a todos os graus de perda auditiva.

Para ficar por dentro de outras iniciativas de acessibilidade no Brasil, siga a página do Guiaderodas no Instagram e em nosso Blog!


Felipe Lima

Jornalista formado pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM) e redator web desde 2017, especializado em SEO pela Comschool. Profissional que acredita no poder das palavras e na transmissão de histórias.

Redes Sociais

Entre em Contato