Ceará tem quatro estações do projeto Praia Acessível

praia acessível ceara

A iniciativa do governo do estado oferece cadeiras anfíbias, esteiras de acesso, equipes de apoio e esporte adaptado

O projeto Praia Acessível está presente em diversos estados brasileiros e possibilita o acesso seguro de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida à faixa de areia e ao banho de mar. O governo do Ceará, por exemplo, é um dos que mais investem no programa e atualmente oferece a moradores e turistas quatro estações, localizadas nos municípios de Fortaleza, Caucaia, Aracati e Aquiraz. 

A iniciativa disponibiliza esteiras de acesso e cadeiras anfíbias, que facilitam o deslocamento na areia e no mar e garantem mais autonomia aos banhistas. Além disso, as estações do projeto contam com banheiros acessíveis, guarda-sóis, vôlei adaptado, frescobol, piscina de plástico, cadeiras, mesas, vagas de estacionamento para pessoas com deficiência e equipes capacitadas que oferecem apoio aos participantes.

Idealizado pelo governo do Ceará, o projeto Praia Acessível também integra o pilar Tempo de Brincar, do programa Mais Infância Ceará, e é implementado pela Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), por meio do programa Ceará Acessível.

As estações do programa Praia Acessível

A primeira cidade do Ceará a receber o projeto foi Fortaleza, em março de 2016. A estação precursora do programa Praia Acessível no estado está localizada no Aterrinho da Praia de Iracema e conta com a parceria da prefeitura. O funcionamento acontece de quarta-feira a domingo, das 9h às 13h, e diariamente, nos meses de janeiro, julho e dezembro.

Em maio de 2018, a praia do Cumbuco, localizada no município de Caucaia, na Grande Fortaleza, recebeu a segunda estação do projeto. No momento, as atividades estão temporariamente suspensas no local, mas a previsão da prefeitura é de que a reinauguração seja realizada em breve. 

A praia de Majorlândia, localizada no município de Aracati, recebeu a terceira estação do Praia Acessível, em outubro de 2021. A unidade funciona de quarta a sexta-feira, das 9h às 12h, mediante agendamento na Secretaria de Cidadania e Assistência Social da cidade, por meio do telefone (88) 3421-4844.

Dois meses depois, foi a vez do município de Aquiraz receber a quarta estação do programa. O funcionamento acontece de quarta-feira a domingo, das 9h às 13h, e diariamente, em janeiro, julho e dezembro. Além do Praia Acessível, foram inauguradas uma brinquedopraça, na Praça das Flores, que faz parte do programa Mais Infância Ceará, e uma brinquedocreche, localizada na Escola de Ensino Fundamental Plácido Castelo. 

A previsão é de que outras duas unidades do projeto também sejam implementadas nos municípios de Cascavel e Jijoca de Jericoacora. Dessa forma, a expansão do programa Praia Acessível vai possibilitar a mais pessoas com deficiência e mobilidade reduzida uma experiência segura e agradável no mar e o direito ao lazer.

Em 2019, o projeto Praia Acessível do governo do Ceará venceu a segunda edição do Prêmio Nacional do Turismo, na categoria “Turismo Social”. Realizada pelo Ministério do Turismo, a premiação reconheceu iniciativas e profissionais que contribuíram de forma significativa para o desenvolvimento do setor no Brasil.

Para saber mais sobre iniciativas de acessibilidade em outras regiões do país, siga a página do Guiaderodas no Instagram!


Carina Melazzi

Carina Melazzi
Jornalista e produtora de conteúdo. Gosta de contar histórias e é apaixonada por viagens, montanhas e mar.

Entre em Contato