fbpx
Aventura com acessibilidade na Chapada dos Guimarães

Aventura com acessibilidade na Chapada dos Guimarães

Parque Nacional oferece cadeiras de rodas adaptadas para que pessoas com deficiência e mobilidade reduzida possam visitar os principais atrativos turísticos do local

Você sabia que é possível viver uma aventura com acessibilidade no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães? Localizada no Estado de Mato Grosso, a unidade de conservação disponibiliza aos visitantes com deficiência e mobilidade reduzida duas cadeiras de rodas adaptadas para trilhas. 

Os equipamentos, denominados Juliettis, foram entregues pelo Ministério do Meio Ambiente e podem ser utilizados gratuitamente por pessoas de qualquer faixa etária. A cadeira é desmontável, fácil de transportar, possui apenas uma roda com pneu de borracha e amortecedor e conta com cinto de segurança afivelado, apoios para cabeça e pés e freio estacionário para garantir mais conforto e segurança aos usuários.

Os atrativos que podem ser visitados com o uso da Julietti são o Mirante do Véu de Noiva e a Cachoeira dos Namorados. Para usar a cadeira, você deve fazer a reserva no site do Governo Federal ou pelo telefone (65) 3301-1133, do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães. A entrada é gratuita e devido à pandemia do novo coronavírus, estão sendo adotados horários e regras especiais para preservar a segurança de todos.

A distribuição de Juliettis pelo Ministério do Meio Ambiente faz parte do programa Parque+, criado pelo órgão para desenvolver o ecoturismo, promover a acessibilidade em unidades de conservação em todo o país e oferecer espaços de lazer com infraestrutura inclusiva.

A história da Julietti

Julietti

A cadeira adaptada foi idealizada pelo engenheiro Guilherme Cordeiro, após sua esposa, Juliana Tozzi, começar a apresentar dificuldades de locomoção devido ao surgimento de uma síndrome neurológica rara, a degeneração cerebelar paraneoplásica. Mesmo com o diagnóstico da doença, o casal apaixonado por montanhismo e viagens decidiu que não abandonaria suas aventuras. 

Antes de começar a projetar a Julietti, Guilherme tentou algumas vezes usar a cadeira de rodas tradicional para fazer trilhas com Juliana, mas o passeio se tornava muito difícil em função das limitações do equipamento e da grande estrutura de apoio que precisava ser envolvida a cada tentativa.

Diante da falta de opções e da vontade de ajudar sua esposa a percorrer novamente trilhas de difícil acesso, Guilherme decidiu fabricar uma cadeira adaptada especialmente para Juliana, que batizou carinhosamente o equipamento de Julietti. Assim, o casal voltou a desbravar a natureza e passou a viver aventuras com acessibilidade.

Desde então, os dois percorreram mais de 30 trilhas e subiram o vulcão Acontango, na Bolívia, com mais de 6 mil metros de altitude, aventura que foi registrada no documentário premiado “Julietti: uma vida nas montanhas”.

A cadeira patenteada por Guilherme foi tão bem-sucedida que levou à fundação da empresa Julietti Tecnologia Assistiva, que busca tornar as atividades ao ar livre acessíveis, por meio da criação de novos produtos e equipamentos, de forma simples e sem a necessidade de intervenções na natureza.

Montanha para Todos

Montanha para Todos

A repercussão da Julietti também deu origem ao Instituto Montanha para Todos, ONG criada para incentivar e promover a inclusão de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida em atividades de lazer no meio ambiente, por meio da utilização de equipamentos adaptados. 

O casal já distribuiu Juliettis para diversos parques do Brasil e disponibilizam gratuitamente a cadeira para empresas de turismo e associações, permitindo que pessoas com deficiência de diferentes lugares do país possam desbravar a natureza. A ideia do projeto é espalhar Juliettis por todo o território nacional e construir um banco de voluntários e associados, que contribuam com valor financeiro ou ajudando nas trilhas. Para obter mais dicas sobre acessibilidade, siga a página do Guiaderodas no Instagram!


Carina Melazzi

Carina Melazzi
Jornalista e produtora de conteúdo. Gosta de contar histórias e é apaixonada por viagens, montanhas e mar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

);

Quer receber novidades
de como a acessibilidade
está transformando o mundo?

Seu cadastro foi efetuado com sucesso.

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Guiaderodas will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.