Ceará tem quatro estações do projeto Praia Acessível

Ceará tem quatro estações do projeto Praia Acessível

A iniciativa do governo do estado oferece cadeiras anfíbias, esteiras de acesso, equipes de apoio e esporte adaptado

O projeto Praia Acessível está presente em diversos estados brasileiros e possibilita o acesso seguro de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida à faixa de areia e ao banho de mar. O governo do Ceará, por exemplo, é um dos que mais investem no programa e atualmente oferece a moradores e turistas quatro estações, localizadas nos municípios de Fortaleza, Caucaia, Aracati e Aquiraz. 

A iniciativa disponibiliza esteiras de acesso e cadeiras anfíbias, que facilitam o deslocamento na areia e no mar e garantem mais autonomia aos banhistas. Além disso, as estações do projeto contam com banheiros acessíveis, guarda-sóis, vôlei adaptado, frescobol, piscina de plástico, cadeiras, mesas, vagas de estacionamento para pessoas com deficiência e equipes capacitadas que oferecem apoio aos participantes.

Idealizado pelo governo do Ceará, o projeto Praia Acessível também integra o pilar Tempo de Brincar, do programa Mais Infância Ceará, e é implementado pela Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), por meio do programa Ceará Acessível.

As estações do programa Praia Acessível

A primeira cidade do Ceará a receber o projeto foi Fortaleza, em março de 2016. A estação precursora do programa Praia Acessível no estado está localizada no Aterrinho da Praia de Iracema e conta com a parceria da prefeitura. O funcionamento acontece de quarta-feira a domingo, das 9h às 13h, e diariamente, nos meses de janeiro, julho e dezembro.

Em maio de 2018, a praia do Cumbuco, localizada no município de Caucaia, na Grande Fortaleza, recebeu a segunda estação do projeto. No momento, as atividades estão temporariamente suspensas no local, mas a previsão da prefeitura é de que a reinauguração seja realizada em breve. 

A praia de Majorlândia, localizada no município de Aracati, recebeu a terceira estação do Praia Acessível, em outubro de 2021. A unidade funciona de quarta a sexta-feira, das 9h às 12h, mediante agendamento na Secretaria de Cidadania e Assistência Social da cidade, por meio do telefone (88) 3421-4844.

Dois meses depois, foi a vez do município de Aquiraz receber a quarta estação do programa. O funcionamento acontece de quarta-feira a domingo, das 9h às 13h, e diariamente, em janeiro, julho e dezembro. Além do Praia Acessível, foram inauguradas uma brinquedopraça, na Praça das Flores, que faz parte do programa Mais Infância Ceará, e uma brinquedocreche, localizada na Escola de Ensino Fundamental Plácido Castelo. 

A previsão é de que outras duas unidades do projeto também sejam implementadas nos municípios de Cascavel e Jijoca de Jericoacora. Dessa forma, a expansão do programa Praia Acessível vai possibilitar a mais pessoas com deficiência e mobilidade reduzida uma experiência segura e agradável no mar e o direito ao lazer.

Em 2019, o projeto Praia Acessível do governo do Ceará venceu a segunda edição do Prêmio Nacional do Turismo, na categoria “Turismo Social”. Realizada pelo Ministério do Turismo, a premiação reconheceu iniciativas e profissionais que contribuíram de forma significativa para o desenvolvimento do setor no Brasil.

Para saber mais sobre iniciativas de acessibilidade em outras regiões do país, siga a página do Guiaderodas no Instagram!


Carina Melazzi

Carina Melazzi
Jornalista e produtora de conteúdo. Gosta de contar histórias e é apaixonada por viagens, montanhas e mar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

);

Quer receber novidades
de como a acessibilidade
está transformando o mundo?

Seu cadastro foi efetuado com sucesso.

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Guiaderodas will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.