Central 156 do Distrito Federal oferece atendimento em Libras

Central 156 do Distrito Federal oferece atendimento em Libras

Para acessar o serviço, é preciso realizar uma videochamada por celular ou computador com webcam

Nos últimos anos, o Distrito Federal vem investindo cada vez mais em projetos que facilitam o dia a dia de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Recentemente, a Central de Atendimento 156 passou a oferecer atendimento na Língua Brasileira de Sinais (Libras), garantindo à comunidade surda o acesso à informação e aos serviços públicos prestados por diversos órgãos governamentais.

Atualmente, no Distrito Federal, cerca de 100 mil habitantes têm deficiência auditiva, sendo que mais de 25 mil apresentam deficiência auditiva severa e utilizam a Libras como principal meio de comunicação. Com o novo serviço da Central 156, essa parcela da população terá à disposição serviços de 18 secretarias, além de órgãos como a Ouvidoria e a Companhia de Desenvolvimento Habitacional.

Como funciona o serviço da Central 156 em Libras?

Para obter o atendimento na Língua Brasileira de Sinais, a pessoa deverá realizar uma videochamada por celular ou computador com webcam, clicando no ícone de acessibilidade em Libras, com fundo branco, representado por um desenho de duas mãos em movimento. Ele fica disponível no canto superior direito dos sites do governo que possuem atendimento na Central 156. 

A videochamada será atendida por um intérprete de Libras capacitado para responder às questões e traduzir as informações solicitadas. Esse sistema permite que a pessoa com deficiência auditiva tenha acesso a diversos serviços de forma virtual, incluindo ouvidoria, cadastramento escolar, reclamações sobre atendimento, agendamentos de visitas em postos do Distrito Federal, dentre outros.

A Central 156 conta com 180 atendentes para o público geral, além de seis intérpretes de Libras. O atendimento eletrônico funciona 24h, enquanto o atendimento humano é das 7 às 21h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 18h, aos sábados, domingos e feriados.

A Central 156

A Central de Atendimento ao Cidadão do Distrito Federal, também chamada de Central 156, é um canal de comunicação gratuito entre o governo do Distrito Federal e a população. Por meio de telefone fixo ou móvel, a população consegue ter acesso a informações, orientações e serviços relacionados a diferentes órgãos governamentais, tais como: 

  • Secretaria de Estado de Economia;
  • Secretaria de Estado de Educação;
  • Companhia de Desenvolvimento Habitacional (Codhab);
  • Secretaria de Estado de Saúde;
  • Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social.

No total, estão disponíveis oito opções de atendimento na Central 156. Os serviços incluem recadastramento do Auxílio Brasil, telematrícula e DF Alfabetizado, IPTU e IPVA, horários de ônibus, habitação, combate à violência contra a mulher, disque-racismo, disque-idoso e outras informações sobre o governo do DF.

Se você quer ficar por dentro de outras iniciativas de acessibilidade, siga a página do Guiaderodas no Instagram e acompanhe o nosso blog!


Carina Melazzi

Carina Melazzi
Jornalista e produtora de conteúdo. Gosta de contar histórias e é apaixonada por viagens, montanhas e mar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

);

Quer receber novidades
de como a acessibilidade
está transformando o mundo?

Seu cadastro foi efetuado com sucesso.

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Guiaderodas will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.