Confira 4 opções de atividades físicas para pessoas com deficiência

Confira 4 opções de atividades físicas para pessoas com deficiência

Além de trazerem diversos benefícios à saúde, os exercícios devem considerar as particularidades de cada praticante

A atividade física é fundamental para o pleno desenvolvimento humano e deve ser praticada em todas as fases da vida. Ela é indicada para quem busca melhorar a saúde e obter mais qualidade de vida e pode ser realizada por pessoas com deficiência e mobilidade reduzida,  por meio de adaptações que levem em consideração as especificidades de cada um. 

Em geral, crianças que têm pais ou responsáveis que fazem algum tipo de atividade física apresentam chances maiores de torná-la um hábito. Mas para que ela seja confortável e segura, é essencial contar com o auxílio de profissionais de educação física capacitados, que vão saber lidar com as necessidades específicas de cada praticante. 

Para incentivar você a realizar atividade física, separamos quatro opções que proporcionam diversos benefícios físicos e cognitivos e são indicadas para pessoas de qualquer idade com deficiência física e mobilidade reduzida. Confira!

Yoga

Muitas vezes, a deficiência é agravada pela falta de flexibilidade e mobilidade, o que acaba desestimulando as pessoas a praticar atividades físicas que poderiam melhorar essa situação. A yoga é uma excelente alternativa de atividade física e pode ser adaptada para que se torne acessível a todos. 

Em pessoas com paralisia cerebral, paraplegia e tetraplegia, por exemplo, ela melhora a mobilidade, a força e a digestão. Para pessoas em cadeira de rodas, a yoga favorece a circulação do sangue no corpo e leva a um aumento dos níveis de motivação, foco e atenção, uma vez que estica o corpo do praticante até sua capacidade máxima, mas sempre respeitando as limitações físicas de cada um.

Fonte: VistaCreate

Dança

Como a dança é uma forma de expressão humana, ela é uma ótima opção de atividade física para pessoas com deficiência, principalmente para aquelas que não conseguem se expressar por meio da fala. Além de favorecer a consciência corporal, ela também estimula o desenvolvimento da criatividade e de habilidades artísticas, melhorando a autoestima dos dançarinos.

Como se trata de uma atividade praticada em grupo, na maioria das vezes, a dança também incentiva a interação social e a comunicação. Além disso, ela melhora a resistência física, aumenta a flexibilidade e a definição do tônus muscular, reduz o risco de declínio cognitivo e promove relaxamento, divertimento e disposição.

Fonte: Wikiança

Fit especial

O fit especial é uma modalidade física terapêutica, que agrega no desenvolvimento de crianças com deficiência e seus familiares e envolve atividades como caminhada, corrida, dança e treino funcional. A proposta é que pais e filhos pratiquem os exercícios simultaneamente, com o objetivo de melhorar o bem-estar, a saúde e a qualidade de vida de cada um. 

Enquanto os responsáveis adquirem maior condicionamento físico, força, resistência física e autoestima, as crianças trabalham aspectos como ritmo, atenção, equilíbrio, comunicação, estimulação sensorial e coordenação motora, por exemplo. Além disso, as atividades estreitam o vínculo familiar e favorecem a inclusão social e o fortalecimento de laços sociais de crianças com deficiência.

Natação

A prática regular da natação libera endorfina, um hormônio que está associado à sensação de prazer e satisfação. Assim, ela melhora a disposição, o humor e a autoestima. Além disso, a atividade na água representa um momento de liberdade e independência, no qual o praticante consegue se movimentar livremente sem o auxílio de bengala, muletas, próteses ou cadeiras de rodas. 

Fonte: Ortoponto

O esporte também pode ajudar na socialização, no restabelecimento da autoconfiança e da segurança, na coordenação e postura, na melhora da circulação, na redução da dor e de espasmos musculares, assim como na reeducação e no fortalecimento do músculo enfraquecido ou paralisado.

Conheça outros benefícios da natação para pessoas com deficiência.


Se você quer ficar por dentro do universo da acessibilidade no Brasil e no mundo, siga a página do Guiaderodas no Instagram e acompanhe o nosso blog!


Carina Melazzi

Carina Melazzi
Jornalista e produtora de conteúdo. Gosta de contar histórias e é apaixonada por viagens, montanhas e mar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

);

Quer receber novidades
de como a acessibilidade
está transformando o mundo?

Seu cadastro foi efetuado com sucesso.

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Guiaderodas will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.