Natação para pessoas com deficiência: classificação, adaptações e benefícios

Natação para pessoas com deficiência: classificação, adaptações e benefícios

A modalidade é uma das mais completas para pessoas com deficiência física e intelectual, trazendo diversos benefícios

A natação é um dos esportes mais populares do mundo, seja no alto rendimento ou apenas para o lazer.

Mas antes de falar dos benefícios da natação para pessoas com deficiência, vamos explicar como funcionam as diferentes classificações e divisões das provas. Segundo o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), existem três classes distintas: S (nado livre, costas e borboleta), SM (nado medley) e SB (nado peito). 

Depois disso, as provas são divididas de acordo com o comprometimento físico ou visual dos atletas ou praticantes. Assim, quanto maior o grau de comprometimento, menor o número da classe.

As classes de 1 a 10 correspondem às pessoas com limitações físico-motoras. De 11 a 13, são atletas com deficiências visuais. E por fim, a classe 14 é de pessoas com deficiências intelectuais. 

Já as regras da natação paralímpica são bastante parecidas com a olímpica. Durante as provas, os árbitros fiscalizam se os estilos estão sendo respeitados e se o número de voltas e a virada são executadas corretamente. Qualquer irregularidade pode desclassificar o atleta.

Uma das diferenças é que, dependendo da deficiência, os atletas podem solicitar o auxílio de alguém da equipe para dar apoio na borda da piscina ao entrar e sair da água. Além disso, as classes S1, S2 e S3 podem manter o(s) pé(s) encostado(s) à parede até o início da prova. 

Benefícios 

Assim como a maioria dos esportes, a natação traz inúmeros benefícios para pessoas com deficiência. Para aqueles com deficiência física, a movimentação embaixo da água é facilitada, proporcionando relaxamento dos músculos, além da sensação de liberdade e independência. 

A atividade física também promove ganhos no equilíbrio, postura e coordenação dos praticantes, através de uma maior consciência corporal. O esporte tem ainda um importante papel na melhora da resistência cardíaca e respiratória, já que beneficia a circulação do sangue e fortalece a musculatura intercostal e abdominal. 

Além disso, a natação é bastante indicada para pessoas com deficiência intelectual, especialmente o autismo. O contato com a água é bastante importante e estimulante para muitas das pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista). Além dos benefícios citados acima, a prática esportiva também ajuda na socialização, trabalhando aspectos como a afetividade, a autoconfiança e a criatividade. 

A natação paralímpica também auxilia na organização do espaço tempo, uma das maiores dificuldades de uma pessoa com autismo. Assim, é recomendado o uso de música, brinquedos e outros estímulos para chamar a atenção do praticante e realizar um exercício mais adequado e efetivo. 

Desta forma, fica claro o porquê da natação ser um esporte tão popular. Não existe idade para começar a praticar a modalidade, mas há de se ressaltar a necessidade de profissionais capacitados para atender pessoas com deficiência. 

As atividades podem ser feitas “apenas” como lazer em diversos clubes e associações ao redor do Brasil, que você encontra mais informações aqui no Guiaderodas e no site do CPB. Assim como você pode investir no alto rendimento, se inspirando em grandes atletas como Daniel Dias, o maior medalhista do mundial na natação paralímpica. 

Pessoa com deficiência entrando em uma piscina ao lado se uma cadeira de rodas.
Marcos Santos/USP Imagens

Fernanda Zalcman
Jornalista, curiosa por natureza e apaixonada por fazer a diferença. Encontrou no esporte um propósito: inspirar e dar voz à histórias e pessoas que por vezes estão escondidas. Porque todos importam e merecem espaço!

Comentários (2)

  1. 15/09/2021 no 16:15 pm

    […] Natação para pessoas com deficiência: classificação, adaptações e benefícios […]

  2. 19/08/2022 no 16:09 pm

    […] Conheça outros benefícios da natação para pessoas com deficiência. […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

);

Quer receber novidades
de como a acessibilidade
está transformando o mundo?

Seu cadastro foi efetuado com sucesso.

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Guiaderodas will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.