fbpx

Empresas e Empreendimentos preparados para bem receber a todos

O que é a Certificação Guiaderodas?

A Certificação Guiaderodas é um programa que reconhece as melhores práticas de acessibilidade no mundo

Sua metodologia original foi desenvolvida em conjunto por uma equipe interdisciplinar, composta por arquitetos especialistas, pesquisadores e pessoas com deficiência. Ela se baseia na premissa de que acessibilidade deve ser vista como um exercício contínuo e no conceito de que “ambientes acessíveis” são compostos pela estrutura física e pelas pessoas.

Com isso, a avaliação vai muito além do atendimento à legislação vigente e às normas técnicas elaboradas pelos órgãos de regulação. Ao entender acessibilidade como um organismo vivo e incorporar fatores humanos, o processo de avaliação também leva em consideração a experiência prática de pessoas com deficiência, a percepção dos usuários habituais do espaço, além de aspectos de tratamento interpessoal.

Placa Certificação Guiaderodas

Como conquistar a Certificação Guiaderodas

Linha do tempo Certificação

Quer ter o seu local Certificado?

Valorize o seu empreendimento através da experiência acessível e atraia grandes empresas

Leve a cultura da acessibilidade para a sua empresa e fortaleça a sua marca

Cases

Veja algumas empresas e empreendimentos que conquistaram a Certificação Guiaderodas

Mercado Livre

Certificado
2020

Ez Towers

Certificado
2018

inovabra Habitat

Certificado
2019

UMA IDEIA QUANDO É BOA, É BOA PARA TODOS

É um programa que reconhece as melhores práticas de acessibilidade. A avaliação profissional engloba normas técnicas, testes de funcionalidade dos espaços, treinamentos e campanhas de engajamento através do app, permitindo que todos os frequentadores também participem do processo.

A Certificação Guiaderodas é destinada a empreendimentos e empresas que valorizam a inclusão e que entendem a acessibilidade como diferencial estratégico para seus negócios.

Valorização do imóvel, diminuição de riscos regulatórios, segurança e priorização da saúde e bem estar dos ocupantes, satisfação dos usuários, associação à Causa.

Etapa Avaliação Técnica e Vivência Funcional é realizada mediante visita in loco por arquitetos especialistas e pessoas com deficiência que avaliam o espaço sob o ponto de vista normativo e prático.
Etapa Aprimoramento da Experiência contempla o acompanhamento das equipes mediante suporte técnico, treinamento dos colaboradores e aplicação de pesquisa para engajamento dos ocupantes na causa com o objetivo de reduzir barreiras atitudinais e propiciar uma experiência boa para todos.

Avaliação Técnica e Funcional: entraves críticos de acessibilidade não devem ser detectados.
Pesquisa e Engajamento: quórum mínimo de respondentes deve ser atingido
(definido de acordo com o tamanho da empresa).
Treinamento: todas as pessoas que lidam diretamente com o
público (ex.: recepcionistas, manobristas, seguranças) devem ser treinadas.

O custo da etapa Avaliação Técnica e Vivência Funcional tem como base a metragem e o nível de complexidade do local.
O custo da etapa Aprimoramento da Experiência é mensal e dá acesso a uma suíte de serviços de acordo com o número de ocupantes e complexidade do empreendimento.

Sim, porém a metodologia contempla também a vivência funcional, pesquisa, engajamento e treinamento. Estas etapas só poderão ser realizadas com o espaço em funcionamento.

A Avaliação para a Certificação Guiaderodas em uma edificação já existente demora aproximadamente 45 dias. A partir daí, se aplicável, adequações deverão ser realizadas pelo cliente, sem prazo pré estabelecido.

A acessibilidade é um organismo vivo e este valor deve ser mantido. Por esta razão, a Certificação Guiaderodas deve ser atualizada anualmente através de nova visita, atualização de treinamento e pesquisa.

Quer contratar a
Certificação Guiaderodas?

Entre em contato



);