Certificação Guiaderodas

Programa que reconhece as melhores práticas de acessibilidade e inclusão

Acessibilidade e Inclusão em empresas e empreendimentos

Por que a Certificação Guiaderodas?

Avalia o nível de acessibilidade levando em consideração as normas e a vivência da pessoa com deficiência

Abrange a mobilidade de todas as pessoas no local, incluindo pessoas com deficiência visual, física e auditiva

Treina os colaboradores para eliminar as barreiras atitudinais que impedem uma boa experiência

Mede o impacto ESG anualmente e propõe metas para o aprimoramento contínuo

Auxilia a liderança para maior engajamento na causa

Certifica os colaboradores que concluem o treinamento Atitude Acessível

Colabora para a mobilidade urbana

Fomenta o voluntariado digital através do App Guiaderodas

Quer ter o seu local Certificado?

Como funciona a Certificação Guiaderodas?

EIXOS DA CERTIFICAÇÃO

O processo da Certificação Guiaderodas ocorre em 4 eixos fundamentais:

Ambientes

Colaboradores

Governança

Comunidade

Ambientes

Avaliação Técnica

Se o local está em fase de projeto, a avaliação ocorre em duas etapas: em projeto e in locoSe o local estiver edificado, a avaliação ocorre em uma única etapa: in loco

A visita técnica é realizada por arquitetos especialistas em acessibilidade e pessoas com deficiência

Acompanhamento e Suporte Técnico

A equipe do Guiaderodas, através de consultas e orientações, oferece suporte técnico para todas as questões relativas à acessibilidade. O gestor do local em processo de certificação pode acessar o dashboard e conferir o desempenho de suas atividades e metas.

Colaboradores

Com o objetivo de capacitar as pessoas para aprimorar a experiência de todos, os colaboradores são convidados a participar do "Treinamento Guiaderodas Atitude Acessível"

São abordados os seguintes temas

Conceito de Acessibilidade 

Termos para se referir às Pessoas com Deficiência 

Princípios para uma Atitude Acessível 

Características das pessoas com deficiência: física, visual, auditiva intelectual 

Condições temporárias de mobilidade reduzida 

Melhoria da Acessibilidade através do Voluntariado Digital 

Pesquisa qualitativa sobre o local de trabalho

Governança

Para potencializar o engajamento das organizações é realizado um encontro do Guiaderodas com a liderança. Nesta ocasião, os participantes são informados sobre o desempenho da empresa/empreendimento no processo de Certificação Guiaderodas e o tema da acessibilidade é abordado como um diferencial estratégico para os negócios.

Comunidade

Para aprimorar a acessibilidade de forma contínua, é necessário colocar o usuário do espaço, seja ele uma pessoa com deficiência ou não, como protagonista do processo

Assim, uma vez realizado o trabalho internamente, o local é estimulado a incentivar seus colaboradores a avaliar a acessibilidade de seus espaços, dos estabelecimentos do entorno e de qualquer parte do mundo no app Guiaderodas

Essa ação também tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da acessibilidade para todos.

Impactos e Resultados

O local, ao cumprir as metas para a Certificação Guiaderodas, atinge os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ONU):

Assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todas e todos.

Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles. Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.

Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

Conquista da Certificação Guiaderodas

Ao final da fase de implantação é realizada a checagem das evidências que atestam o cumprimento das metas. Atingindo as metas, o local conquista a Certificação Guiaderodas.

Esse reconhecimento significa que a empresa ou edificação efetivamente desenvolveu suas práticas de acessibilidade e inclusão, gerou, de forma mensurável impacto social positivo e se compromete a manter e aprimorar continuamente.

Guia da Certificação Guiaderodas

Entre em contato para solicitar o seu

O Guia da Certificação Guiaderodas contém as principais informações da certificação de forma mais detalhada.

Quer ter o seu local Certificado?

Cases Certificação Guiaderodas

Veja algumas empresas e empreendimentos que conquistaram a Certificação Guiaderodas.

Pepsico

Certificado
2023
Veja o case

CBRE

Certificado
2023
Veja o case

Sanofi

Certificado
2023
Veja o case

SAP

Certificado
2023
Veja o case

Cielo

Certificado
2022
Veja o case

Mercado Livre "Melicidade"

Certificado
2020
Veja o case

Blog Ideia Boa

Você encontrará artigos especializados em acessibilidade, notícias, matérias e questionamentos para pessoas com deficiência e com restrição de mobilidade.

UMA IDEIA QUANDO É BOA, É BOA PARA TODOS

A Certificação Guiaderodas é um programa que aprimora e reconhece as melhores práticas de acessibilidade e inclusão.

Estão elegíveis à Certificação Guiaderodas empresas e empreendimentos como edifícios comerciais, escritórios, galpões logísticos, shoppings, escolas e outros, sendo edificações já existentes ou em fase de projeto.

A metodologia original da Certificação Guiaderodas foi desenvolvida em conjunto por uma equipe interdisciplinar, composta por arquitetos especialistas, pesquisadores e pessoas com deficiência. Ela se baseia na premissa de que acessibilidade deve ser vista como um exercício contínuo e no conceito de que “ambientes acessíveis” são compostos pela estrutura física e por pessoas.
Com isso, a avaliação vai além do atendimento à legislação vigente e às normas técnicas elaboradas pelos órgãos de regulação. Ao entender acessibilidade como um organismo vivo e incorporar fatores humanos, o processo de avaliação também leva em consideração a experiência prática de pessoas com deficiência, a percepção dos usuários habituais do espaço, hospitalidade e aspectos de tratamento interpessoal.

Priorização da saúde e bem estar dos ocupantes, segurança e satisfação dos usuários, inclusão da pessoa com deficiência, sensibilização e engajamento na causa, impacto social positivo, diminuição de riscos regulatórios, valorização do imóvel, etc.

O processo de certificação ocorre fundamentalmente em 4 eixos:

1- Ambientes
Neste eixo ocorre a avaliação técnica do espaço (em projeto e in loco) e são apresentadas soluções para vencer os entraves arquitetônicos. É também oferecido suporte técnico constante para acompanhamento e eventuais dúvidas.

2- Colaboradores/ Atendimento
Neste eixo, os colaboradores da empresa/empreendimento tem acesso ao Treinamento Guiaderodas Atitude Acessível. Através de conceitos e vivências, os participantes se habilitam a lidar de forma proativa com pessoas com deficiência ou restrição de mobilidade.

3- Governança
Neste eixo, ocorre uma conversa com a liderança da empresa para sensibilização e comprometimento com a causa.

4- Comunidade
Neste eixo, o local é estimulado a incentivar seus colaboradores, a avaliar a acessibilidade de seus espaços, dos estabelecimentos do entorno e de qualquer parte do mundo no app Guiaderodas.

Ambientes – Entraves críticos devem ser resolvidos.

Colaboradores - Nos empreendimentos, 70% dos colaboradores da operação devem ser treinados e nas empresas, no mínimo 20% dos colaboradores devem ser treinados.

Governança – Comprometimento da liderança com o aprimoramento contínuo através de declarações, comitês dedicados e envolvimento dos líderes em treinamentos.

Comunidade – Realização de campanha que incentiva o voluntariado digital e avaliação da acessibilidade de locais na plataforma Guiaderodas.

Além do contato pessoal com a equipe do Guiaderodas, o gestor do local tem acesso a área do cliente, podendo, através de um dashboard dedicado, acompanhar a atualização das atividades e a performance da empresa em cada um dos eixos.

 

O custo varia de acordo com a área total, complexidade e número de colaboradores.

O processo de implantação da Certificação tem duração de 12 meses, podendo ocorrer em menor ou maior tempo de acordo com o atingimento das metas de cada empreendimento ou empresa.

Sim. A checagem ocorre por meio de visita in loco ou através do envio de evidências fotográficas.

 

Anual.  Por estabelecer o comprometimento da manutenção e do aprimoramento contínuo, o local certificado, deve manter a certificação vigente de forma contínua.

Quer contratar a Certificação Guiaderodas?

Entre em Contato