Cielo, líder no segmento de pagamentos eletrônicos na América Latina, alcança a Certificação Guiaderodas

Cielo, líder no segmento de pagamentos eletrônicos na América Latina, alcança a Certificação Guiaderodas

Escritório da Cielo em Barueri dá importantes passos em acessibilidade e inclusão

A promoção da inclusão se sobressai entre as boas práticas de ESG (Environmental, Social and Governance) e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Ela é, de fato, fundamental e tem na acessibilidade um forte componente. A Certificação Guiaderodas se consolidou como um instrumento decisivo para empresas de variados segmentos darem passos importantes na atuação social. 

A missão de ter um ambiente mais acessível e inclusivo foi dada para o time de Diversidade e Inclusão da Cielo. Durante a pandemia a empresa reestruturou sua maneira de trabalho, diminuiu a área total de seu escritório em Barueri e redesenhou o workplace para as novas necessidades.

Para configurar bem a usabilidade do novo espaço, houve a mobilização do grupo de afinidade pautado no tema pessoas com deficiência no ambiente de trabalho. Foi, então, na fase de projeto do escritório que o processo de Certificação Guiaderodas se iniciou. 

“A Certificação Guiaderodas nos ajudou a ir além de ajustes na arquitetura. Uma proposta para olhar para a experiência das pessoas, para de fato, olhar para mudança de atitude” 

diz Daniel Poli, Gerente de Sustentabilidade, Diversidade e Responsabilidade Social da Cielo

O processo da Certificação Guiaderodas

O processo de Certificação ocorreu em quatro grandes eixos: Ambientes, Colaboradores/ Atendimento, Governança e Comunidade.

Orientações em projeto e esclarecimento de dúvidas ocorreram nos primeiros meses junto a equipe de facilities e arquitetura. Além do projeto foi realizada visita in loco por arquitetos especialistas e pessoas com deficiência do Guiaderodas para testar as instalações na prática e checar se os entraves críticos foram resolvidos.


painel para aluguel de equipamentos na Cielo
Ipad em duas alturas favorecendo o acesso a todos.

Concomitantemente ocorreram os treinamentos com a liderança para potencializar o impacto e trazer o tema da acessibilidade sob o ponto de vista estratégico para os negócios.

Além da liderança, todos os colaboradores tiveram a oportunidade de acessar o Jogo Guiaderodas Atitude Acessível, uma plataforma gameficada de treinamento para aproximar as pessoas do universo da pessoa com deficiência através de situações cotidianas, propiciando naturalidade na convivência.

Eliminar as barreiras arquitetônicas e atitudinais levam o entendimento que acessibilidade é um exercício contínuo e que o aprimoramento deve acontecer todos  os dias. Assim, outro critério necessário para o atingimento da Certificação Guiaderodas é a campanha de incentivo ao voluntariado realizada no App Guiaderodas.  Para participar, o colaborador baixa o app e avalia a acessibilidade de qualquer estabelecimento do mundo. Em menos de trinta segundos, ao responder as perguntas, o usuário ajuda pessoas com deficiência dando informação sobre a acessibilidade do local, evitando deslocamentos desnecessários. 

Após 12 meses de programa, o escritório do Cielo em Barueri conquistou a Certificação Guiaderodas e deu passos muito importantes para um ambiente mais inclusivo.

“Para promover negócios, trazer pontos de vistas diferentes no desenvolvimento da estratégia da companhia é necessário que haja inclusão com diversidade”

Louangela Colquhoun, General Counsel e Sponsor do Grupo Somos Todos na Cielo, diz que o engajamento da liderança é fundamental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

);

Quer receber novidades
de como a acessibilidade
está transformando o mundo?

Seu cadastro foi efetuado com sucesso.

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Guiaderodas will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.