Sede do Mercado Livre conquista a Certificação Guiaderodas

Sede do Mercado Livre conquista a Certificação Guiaderodas

A Melicidade é reconhecida por suas práticas de  acessibilidade

A sede do Mercado Livre no Brasil foi apelidada pelos funcionários de Melicidade: uma combinação do apelido MeLi com a palavra cidade, remetendo também à Felicidade. Sediada em Osasco, São Paulo, o escritório conta com mais de 2000 colaboradores distribuídos em 17.000 m2 em área construída.

A empresa de tecnologia e democratização do comércio, tem como valor a inclusão de todas as pessoas e para tal, buscou aprimorar a experiência no workplace, aderindo ao processo de Certificação Guiaderodas.

“Mais do que adequar o espaço às normas de acessibilidade, nós queríamos ir além. Queríamos que as nossas pessoas entendessem melhor como receber, como tratar, como cuidar e só o Guiaderodas une as adequações fÍsicas às atitudinais”, diz Sabrina Espinós Supervisora de Facilities e Real Estate do Mercado Livre.

O Guiaderodas é uma iniciativa premiada pela ONU por fomentar e enaltecer as melhores práticas de acessibilidade através da tecnologia e do engajamento da sociedade. 

Etapas para a Certificação Guiaderodas

Com o objetivo de propiciar uma vida mais autônoma e inclusiva para todos, a empresa ou empreendimento que adere o processo de Certificação Guiaderodas deve cumprir algumas etapas que englobam:

  • avaliação de normas técnicas por arquitetos especializados;
  • testes de funcionalidade dos espaços por pessoas com deficiência;
  • treinamentos;
  • campanhas de engajamento através do app Guiaderodas, permitindo que todos os frequentadores também participem do processo.

A implantação da Certificação Guiaderodas na Melicidade contou com o envolvimento da equipe de Facilities e Real Estate e com o engajamento de outras áreas como RH, Compras, Segurança e a alta liderança da empresa. Para o CFO Tiago Azevedo, o aprimoramento da acessibilidade deve ser constante e contínuo. 

Espaço Acessível

Após avaliação técnica de arquitetos especializados e a vivência de pessoas com deficiência testando o espaço na prática, a equipe do Guiaderodas propõe soluções razoáveis para aprimorar a acessibilidade do local.

Com esse olhar dedicado, muitas mudanças foram realizadas e aprimoradas:

  • entrada com catracas iguais e acessíveis para todos;
  • amplos corredores;
  • salas de reunião de diversos tamanhos sinalizadas;
  • balcão rebaixado nas áreas de atendimento para cadeirantes ou pessoas com baixa estatura;
  • portas de correr facilitam o acesso ao restaurante;
  • caminho de concreto, que antes era de paralelepípedos facilita o acesso de todos, inclusive mulheres de salto alto e colaboradores com malas de rodinha.

“Passamos mais tempo trabalhando do que com a nossa família. E como deixar que o ambiente de trabalho seja agregador com obstáculos para algumas pessoas? Impossível. Além disso a acessibilidade vai além do espaço físico. Ele tem que ser acessível em tratativas, ajudas e companheirismo entre as pessoas. E isso, é muito mais importante do que uma simples rampa, por exemplo”, diz a supervisora de Facilities que esteve à frente do projeto.

Pessoas Acessíveis

Tão importante quanto oferecer uma estrutura acessível é que as pessoas que operam e frequentam o espaço estejam aptas a lidar com a diversidade humana. O Guiaderodas valoriza a interface humana e a considera peça fundamental para uma boa experiência.

O treinamento de Acessibilidade Atitudinal, outra etapa da Certificação, foi realizado no auditório do Meli, em duas sessões e contou com a participação de colaboradores da segurança, estacionamento, recepção e de representantes de todas as áreas da empresa. Através de situações cotidianas e vivências, os fundadores do Guiaderodas, prepararam a equipe na prática para atender as necessidades de pessoas com deficiência, gestantes, idosos e a todos. Além da aula, foi fornecido também material didático de suporte e certificado de conclusão digital aos participantes.

Participação de Todos

O app Guiaderodas é um guia colaborativo destinado a consulta e avaliação da acessibilidade de locais. Através do sistema de crowdsourcing, qualquer pessoa pode dar a sua percepção sobre a acessibilidade do local e, com essa informação, ajudar milhares de pessoas a saírem de casa com segurança. 

Conhecido também internacionalmente como Wheelguide e Guiaderuedas, o app conta com avaliações em mais de 100 países e traz também conteúdo de qualidade para pessoas com restrição de mobilidade. 

Como parte do processo de Certificação, a terceira e última etapa Engajamento e Pesquisa é realizada pelos colaboradores da empresa no App Guiaderodas. Essa é uma oportunidade que todos tem em pensar sobre a importância da acessibilidade para a inclusão e enviar sugestões de melhorias para o workplace.

Conquista da Certificação Guiaderodas

Além das melhorias de infraestrutura e de atitude, a Conquista da Certificação Guiaderodas significa para as empresas e empreendimentos que o zelo pela acessibilidade não é só uma questão de cumprimento de normas, mas um valor exercido todos os dias na prática, que serve de exemplo de responsabilidade para a inclusão de todos. 

Quer que a sua empresa ou prédio tenha excelência em acessibilidade também? Saiba mais sobre a Certificação Guiaderodas (https://guiaderodas.com/certificacao-guiaderodas/)

Veja algumas fotos do Mercado Livre:

Comentários (8)

  1. 23/06/2020 no 16:26 pm

    […] Mercado Livre, Microsoft, Santander, KPMG são alguns exemplos de empresas que conquistaram a certificação. A placa do Guiaderodas também pode ser vista na hall de entrada de edifícios comerciais de alto padrão no Brasil.  […]

  2. 04/07/2020 no 15:33 pm

    […] Outro exemplo que aderiu ao programa de treinamentos é o Mercado Livre.  […]

  3. 18/02/2021 no 23:16 pm

    […] programa vem sendo implantado em empreendimentos e grandes empresas como Mercado Livre, Santander e KPMG que procuram ir além das normas. Ao entender acessibilidade como um organismo […]

  4. 26/11/2021 no 13:37 pm

    […] Certification Program has been carried out in enterprises and large companies such as Mercado Livre – BR, Santander and KPMG which seek to go beyond the norms. By understanding […]

  5. 10/01/2023 no 16:22 pm

    […] universidades e escritórios são elegíveis ao programa. Dentre as empresas certificadas estão Mercado Livre, KPMG, Santander, Cielo, Corteva além dos edifícios comerciais triple A como WT Morumbi, EZ […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

);

Quer receber novidades
de como a acessibilidade
está transformando o mundo?

Seu cadastro foi efetuado com sucesso.

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Guiaderodas will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.