fbpx
O que é acessibilidade atitudinal?

O que é acessibilidade atitudinal?

A importância das pessoas para a Acessibilidade

Boa parte das pessoas associa a palavra acessibilidade a pessoas com deficiência. Em parte, elas têm razão: pessoas com deficiência precisam de acessibilidade para desempenhar suas atividades. No entanto, se entendermos acessibilidade como a possibilidade de acessar um lugar, serviço, produto ou informação de maneira segura e autônoma, sem nenhum tipo de barreira, podemos concluir que ela beneficia a todas as pessoas, com ou sem deficiência, em todas as fases da vida.

Assim, muito mais do que vencer entraves arquitetônicos, a acessibilidade tem o objetivo de eliminar barreiras comunicacionais, metodológicas, instrumentais, programáticas, naturais e atitudinais (talvez as mais impactantes).

Acessibilidade Atitudinal pode ser definida como o conjunto de práticas interpessoais que se traduzem em condutas no sentido de diminuir diferenças e eliminar barreiras sociais entre as pessoas. Esta dimensão da acessibilidade merece atenção especial, pois tão importante quanto ter “as coisas” acessíveis, é que as pessoas tenham atitudes acessíveis. Muitas vezes, por não saber o que fazer diante de uma situação nova pode-se não perceber o outro ou ter ações que não favorecem a inclusão. A boa notícia é que a eliminação dessas barreiras só depende da gente. Para isso é preciso vontade de entender mais sobre o outro e buscar informação sempre que achar necessário.

Como abordar uma pessoa com deficiência visual? Seguro no braço? Ofereço meu braço? 

Como empinar uma cadeira de rodas para vencer um pequeno degrau?

Ninguém nasce sabendo e é natural que dúvidas surjam quando uma situação inédita se apresenta. A melhor forma de sanar uma dúvida quanto a preferência ou opinião de alguém é perguntando para a pessoa. E com pessoas com deficiência não é diferente. Perguntar é gentil e demonstra atenção e respeito, além de evitar constrangimentos e acidentes.

De maneira geral, o mundo apresenta uma série de obstáculos para pessoas com deficiência. Boa parte das coisas existentes foi concebida com o jeito de pensar que se tinha no passado. Para que a realidade da acessibilidade no planeta mude de maneira efetiva, precisamos mudar o nosso jeito de pensar e agir. Todos as dimensões de Acessibilidade estão relacionadas a Acessibilidade Atitudinal, afinal, as atitudes das pessoas que impulsionam a remoção de barreiras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *