Confira 4 opções de filmes e séries com personagens autistas

Confira 4 opções de filmes e séries com personagens autistas

As histórias reforçam a importância do respeito às diferenças

Nos últimos anos, o mercado audiovisual vem investindo cada vez mais em produções que retratam o cotidiano de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Dessa forma, os filmes e as séries, disponíveis principalmente em plataformas de streaming, se tornam ferramentas essenciais para incentivar discussões sobre o tema, colaborando com a construção de um mundo mais plural e inclusivo. 

Para contribuir com o debate sobre o respeito às diferenças, preparamos uma lista com quatro filmes e séries indicados para diferentes idades. As produções trazem como protagonistas pessoas com autismo, que enfrentam uma série de desafios e obstáculos em suas vidas pessoais e profissionais. Confira!

Uma advogada extraordinária

Lançada em 2022, a série sul-coreana “Uma advogada extraordinária” acompanha a vida de Woo Young Woo, uma advogada autista de 27 anos, que enfrenta desafios dentro e fora do tribunal.

Ela se forma como a melhor estudante da turma na prestigiada Universidade Nacional de Seoul, e devido à sua inteligência consegue um trabalho em um grande escritório de advocacia. No entanto, a personagem enfrenta algumas dificuldades com interações sociais, o que faz com que os outros pensem que Young Woo é uma pessoa esquisita ou apenas solitária. 

A série é produzida pela ENA e Astor e se tornou a sétima série mais assistida da história da Coreia do Sul. Ela está disponível na Netflix e conta com uma temporada e 16 episódios para maratonar. 

Classificação indicativa: 16 anos.

Clique para assistir no Netflix

The Good Doctor

A série “The Good Doctor” conta a história de um jovem cirurgião com síndrome de Savant e autismo, que nasceu em uma pequena cidade, onde teve uma infância problemática. Apesar de ter dificuldade para se relacionar com outras pessoas, ele precisa aprender a conviver com seus pacientes, no prestigiado departamento de cirurgia do Hospital San Jose St. Bonaventure, além de todos à sua volta. 

É possível assistir às cinco temporadas de “The Good Doctor” na plataforma Globoplay ou pelo canal por assinatura da Sony.

Classificação indicativa: 12 anos.

Clique para assistir na Globo Play

Amor no espectro

O documentário australiano “Amor no espectro” acompanha um grupo de adultos solteiros no espectro do autismo, enquanto exploram o universo dos relacionamentos amorosos. Por meio de encontros rápidos ou às cegas, os personagens mostram como lidam com namoros, amigos e familiares. No total, são duas temporadas e 11 episódios, disponíveis para assistir na Netflix.

Classificação indicativa: 10 anos.

O farol das orcas

Inspirado em uma história real, “O farol das orcas” conta a história de uma mãe que viaja com o filho autista para a Patagônia. O objetivo é fazer com que o menino encontre pessoalmente um biólogo que ele conheceu em um documentário e que é capaz de “conversar” com baleias. O contato com a natureza acaba levando a um processo de transformação na vida dos personagens. 

Duração: 1h50.

Classificação indicativa: 12 anos.

Gostou das sugestões? Então compartilhe a nossa lista com os seus amigos e boa diversão!


Carina Melazzi

Carina Melazzi
Jornalista e produtora de conteúdo. Gosta de contar histórias e é apaixonada por viagens, montanhas e mar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

);

Quer receber novidades
de como a acessibilidade
está transformando o mundo?

Seu cadastro foi efetuado com sucesso.

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Guiaderodas will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.