Conheça 4 marcas brasileiras de roupas adaptadas para pessoas com deficiência

Conheça 4 marcas brasileiras de roupas adaptadas para pessoas com deficiência

As peças oferecem conforto, autonomia e acabamento diferenciado

Vestir uma roupa pode parecer uma tarefa simples do dia a dia, mas para pessoas com deficiência a realidade é bem diferente. Hoje, ainda são poucas as marcas nacionais e internacionais que oferecem vestuários, calçados e acessórios adaptados e desenvolvidos com base nas características e necessidades desses consumidores.

Apesar de o cenário não ser o ideal, nos últimos anos a moda inclusiva vem ganhando espaço no Brasil. Para você ficar por dentro de algumas dessas iniciativas, listamos quatro marcas nacionais que produzem roupas e acessórios femininos, masculinos e infantis, garantindo conforto, estilo e independência a pessoas com deficiência. Confira!

Equal Moda Inclusiva

Desenvolvida pela estilista Silvana Louro, a Equal Moda Inclusiva tem o compromisso de inovar e buscar novas alternativas que vistam diferentes corpos. Com foco nos pilares do conforto, estilo e autonomia, a marca reconhece a moda como um importante canal de comunicação, capaz de fortalecer a identidade e a representatividade de pessoas com deficiência, na moda e na beleza.

A Equal produz peças convencionais e adaptadas para pessoas com deficiência, e todas são fabricadas em malha, com cortes e acabamentos diferenciados. A coleção da marca inclui acessórios, camisetas, saias, calças, vestidos, blazers, saídas de praia, entre outras opções de roupas funcionais. 

Adaptwear

Criada pelo casal Marco Chagas e Ana Cyra Palmerston, a Adaptwear surgiu a partir da sensibilização dos fundadores em relação à falta de opções de vestuário para pessoas com deficiência. Depois de conversarem com alguns consumidores, eles entenderam que era preciso desenvolver peças funcionais que oferecessem conforto e independência.

Na loja virtual, é possível filtrar a coleção da marca a partir do tipo de deficiência. Para tornar o ato de se vestir uma tarefa mais fácil, a Adaptwear oferece diversas opções de blusa, bermuda, calça, macacão, pijama, roupa íntima, entre outras peças que apresentam uma modelagem diferenciada, para garantir mobilidade e conforto. 

Lado B

A Lado B foi lançada em 2013 e, desde então, vem desenvolvendo soluções em moda e inclusão, que prezam pelo design, conforto e independência e facilitam o cotidiano de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. 

Além de peças adaptadas de vestuário feminino, masculino e infantil, a marca conta com diferentes opções de acessórios, como etiquetas em braile e tênis para pessoas que têm restrição de movimento do pé e do tornozelo, ou usam órtese ou prótese. 

Adapt&

A Adapt& é a linha de roupas adaptadas da marca Reserva. Ela foi desenvolvida ao longo de quatro anos em colaboração com a marca Equal Moda Inclusiva, para atender às necessidades de pessoas com deficiência. 

As peças têm visual idêntico aos clássicos da marca, mas contam com ajustes ergonômicos e funcionais. As adaptações incluem zíperes nas laterais das calças com puxadores, zíperes dos ombros às mangas, velcro no lugar do zíper, nas bermudas, e no lugar dos botões, nas camisas, costuras anatômicas nos joelhos das calças jeans e abertura lateral em velcro nas camisetas.

Para ficar por dentro de tudo o que acontece no universo da acessibilidade no Brasil e no mundo, siga a página do Guiaderodas no Instagram! 


Carina Melazzi

Carina Melazzi
Jornalista e produtora de conteúdo. Gosta de contar histórias e é apaixonada por viagens, montanhas e mar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

);

Quer receber novidades
de como a acessibilidade
está transformando o mundo?

Seu cadastro foi efetuado com sucesso.

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Guiaderodas will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.