fbpx
Conheça museus com audiodescrição e acessibilidade nos espaços físicos e virtuais

Conheça museus com audiodescrição e acessibilidade nos espaços físicos e virtuais

A cidade de São Paulo tem museus com acessibilidade para melhor atender a todos.

A chegada da pandemia de covid-19 trouxe à população o desafio do confinamento e, por isso, acabou limitando o acesso de muitos à cultura. No entanto, com as facilidades da tecnologia é possível estar em contato com acervos nacionais e mundiais de museus com acessibilidade via internet.

Um dos exemplos é a ferramenta Lensculture do Google, a qual disponibiliza tanto no site quanto em seu aplicativo para sistema Android e IOS, mostras culturais, trilhas, pinturas, esculturas e tours virtuais em museus do mundo todo. 

As exposições são apresentadas em formato de vídeos 360°, mapas interativos e imagens em alta definição, além dos textos descritivos para a contextualização das obras. Mesmo que o idioma seja o português há a opção de tradução para qualquer língua desejada.

Museus com acessibilidade em São Paulo

O Museu de Imagem e Som, Museu de Arte Moderna (MAM), Memorial da Inclusão na capital paulista e o Museu do Café, em Santos/SP, a Pinacoteca de São Paulo, são algumas opções de museus com acessibilidade tanto física quanto digital.

Pinacoteca

Datada de 1905, a Pinacoteca é o museu é o mais antigo da cidade. O espaço é equipado com rampas, elevadores e portas largas. Há vídeos guias para deficientes auditivos, áudios guias para deficientes visuais, além de profissionais que oferecem acompanhamento durante a visita e se comunicam também em Libras. Outro diferencial é o espaço com exposição tátil, permitindo uma imersão lúdica no mundo da arte.

Museu do Futebol

Apaixonados por esporte podem mergulhar na história dentro do Museu do Futebol. Localizado embaixo das arquibancadas do Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, possui conteúdo multimídia, lúdico e interativo, além das adaptações estruturais necessárias.

Um dos destaques é o Audioguia Mulheres do Futebol, que narra a história de jogadoras, criando uma contextualização durante o percurso na sala principal. Ao todo, são 15 salas que ocupam 6 mil metros quadrados, e por meio de recursos visuais e auditivos, instigam o visitante a sentir a emoção presencial que o futebol proporciona.

O atrativo entra na lista de museus com acessibilidade por conta dos aparatos físicos dispostos e pelo Projeto Deficiente Residente, o qual inclui a presença de funcionários com deficiência no atendimento ao público. 

Novidade na capital

A partir de 31 de julho, o Museu da Língua Portuguesa, alocado na Estação da Luz, abrirá as portas pela primeira vez após o incêndio que ocorreu em 2015. O novo espaço contará com exposições de longa e curta duração, com recursos de acessibilidade física e de conteúdo.

As obras visam mostrar a diversidade do idioma que é falado por 261 milhões de pessoas em todo o mundo. Assim como os demais museus com acessibilidade mencionados, a visitação está autorizada mediante agendamento prévio. Os ingressos são ofertados no site.

A tecnologia será utilizada também para promover a segurança dos espectadores, oferecendo chaveiros touchscreen para evitar toque nas telas interativas. Os tours terão duração de 45 minutos e a capacidade de público será de no máximo 40 pessoas. A reconstrução do Museu da Língua Portuguesa é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo em parceria com a Fundação Roberto Marinho.


Felipe Lima

Jornalista formado pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM) e redator web desde 2017, especializado em SEO pela Comschool. Profissional que acredita no poder das palavras e na transmissão de histórias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir mensagem
);

Quer receber novidades
de como a acessibilidade
está transformando o mundo?

Seu cadastro foi efetuado com sucesso.

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Guiaderodas will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.