fbpx
Conheça os observatórios acessíveis da Espanha

Conheça os observatórios acessíveis da Espanha

Se a Espanha está na sua lista de países para visitar após o término da pandemia, saiba que o país tem mais a oferecer do que praias paradisíacas e monumentos arquitetônicos

A Espanha é pioneira no chamado “turismo astronômico” ou “turismo estelar”, modalidade que oferece aos viajantes toda a infraestrutura e o treinamento para a observação de estrelas, galáxias, cometas e asteróides, além de fenômenos como eclipses e chuvas de meteoros. O melhor de tudo? Grande parte dessas atrações tem boa acessibilidade! Confira:

Real Observatório de Madrid

Real Observatório de Madrid
Créditos da imagem: saposyprincesas.es

Fundado em 1790 pelo monarca Carlos III, o prédio abriga as sedes do Observatório Astronómico Nacional e do Observatório Geofísico Central, instituições consideradas precursoras no desenvolvimento de pesquisas astronômicas e geodésicas em território espanhol nas últimas décadas.

Durante as visitas é possível conhecer a biblioteca, que inclui numerosos livros antigos, e alguns artefatos históricos do universo científico da pesquisa astronômica, tais como um círculo meridiano de Repsold de 1854, uma coleção de relógios de precisão e um espelho de bronze polido por W. Herschel. O destaque da exposição é a réplica do telescópio refletor de 60 cm de diâmetro e 25 pés de distância focal concebido pelo célebre astrônomo William Herschel para o observatório, cuja versão original foi destruída em 1808 durante a ocupação napoleônica.

Informações sobre os procedimentos necessários para uma visita, que estão um pouco diferentes em decorrência da pandemia, podem ser conferidos no site do Observatório. Dois dos três prédios que compõem a instituição são acessíveis, e no ano passado foi anunciada a construção de uma rampa na entrada do Edifício Villanueva, o único que ainda não era totalmente adaptado para cadeiras de rodas. 

Observatório Astronômico de Monfrague

Observatório Astronômico de Monfrague

Localizado na província de Cáceres, esse observatório fica às portas do Parque Nacional de Monfragüe, considerado um dos melhores pontos para a observação do céu em toda a Europa! 

Trata-se de um observatório pequeno, que comporta até 10 pessoas. Por isso, as visitas precisam ser agendadas com antecedência através dos endereços de e-mail observatorioastronomico@torrejonelrubio.es e astromonfrague@gmail.com . O prédio tem rampas de acesso para cadeiras de rodas e banheiros adaptados. 

Os horários de funcionamento do Observatório Astronômico de Monfragüe são: de quarta-feira a domingo, das 10h às 14h e das 19h às 23h no inverno e das 10h às 12h e das 20h às 2h no verão. 

Observatório Astronômico de Mallorca

Observatório Astronômico de Mallorca
Créditos da imagem: Facebook do Observatório

Situado ao sul de Costitx, na ilha espanhola de Mallorca, este observatório possui duas cúpulas para observação astronômica capazes de acomodar cadeiras de rodas – além disso, o estabelecimento possui banheiros acessíveis. 

O observatório de Mallorca realiza visitas guiadas, entretanto elas não estão disponíveis no momento em decorrência da pandemia de Covid-19. Vale ficar de olho no site da instituição para informações sobre a sua reabertura. 

 Observatório de Montsec

 Observatório de Montsec

Inaugurado em 2010, é parte do Montsec Sustentável, projeto global de desenvolvimento sustentável da Serra de Montsec, na Catalunha. Nesse contexto, seu objetivo é de gerar um espaço de interação entre os campos da investigação científica, educação e turismo. Além de ser acessível para cadeiras de rodas, o espaço oferece desconto para pessoas com dificuldade de mobilidade tanto nas visitas diurnas quanto nas noturnas. 

O estabelecimento também se encontra fechado em decorrência da pandemia, de maneira que recomendamos ficar de olho em seu site para acompanhar.

Você já conhecia esses observatórios? Existe algum destino que deixamos de fora? Conta pra gente nos comentários, ou em nosso Instagram! Vamos amar conhecer suas experiências!

Planetário do Ibirapuera

Veja a Acessibilidade do Planetário em São Paulo


Renata Schmidt

Renata Schmidt 
Relações Públicas e jornalista. Acredita que todo mundo tem uma história que vale a pena ser contada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

);

Quer receber novidades
de como a acessibilidade
está transformando o mundo?

Seu cadastro foi efetuado com sucesso.

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Guiaderodas will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.