fbpx
Dia Nacional da luta da Pessoa com Deficiência: entenda o que a data representa

Dia Nacional da luta da Pessoa com Deficiência: entenda o que a data representa

A busca por um Dia Nacional da luta da Pessoa com Deficiência capaz de representar essa luta por um mundo mais igualitário começou no final da década de 70

Em 21 de setembro celebramos o Dia Nacional da luta da pessoa com deficiência. A data foi escolhida por sua proximidade com o início da primavera do Hemisfério Sul e com o dia da árvore, período caracterizado por transmitir a ideia de renascimento das flores e, consequentemente, simbolizar a renovação através de medidas que promovam a integração plena das pessoas com deficiência na sociedade!

Cândido Pinto de Melo

A busca por um dia capaz de representar essa luta por um mundo mais igualitário começou no final da década de 70, tendo como protagonista o ativista Cândido Pinto de Melo, fundador do Movimento pelo Direito das Pessoas Deficientes (MDPD), instituição que se reunia mensalmente com objetivo de estabelecer estratégias para fomentar a cultura da inclusão. O dia 21 de setembro foi sugerido por Cândido em 1982 e passou a ser comemorado de maneira informal até ser oficializado pela Lei Nº 11.133, de 2005, como o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência.

Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência

A data ganhou ainda mais importância alguns anos mais tarde, em 2009, quando o Brasil se tornou signatário da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, da ONU. Tratado que forneceu as bases que culminaram com o surgimento da  Lei Brasileira de Inclusão, a qual propõe uma perspectiva diferente sobre a definição do que “deficiência” significa: Se antigamente o termo era tratado pela lei brasileira como uma condição enfrentada por algumas pessoas, hoje ele é visto sob o prisma das barreiras que podem tornar alguns espaços físicos e sociais inaptos para receber essas pessoas de maneira adequada – ou seja, uma sociedade acessível é aquela que oferece locais que podem ser aproveitados por todos que a compõem – o que faz muito sentido, principalmente se levarmos em conta que, de acordo com o Censo 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são mais de 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência no Brasil, equivalente a cerca de  23% de sua população!

Em escala internacional, celebramos em 3 de dezembro o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, instituído em 1992 pela ONU para promover o debate e a informação dos assuntos referentes à inclusão e ao oferecimento de espaços mais acessíveis – para saber mais sobre isso, basta conferir nosso post sobre o tema. 

Como posso me envolver mais?

app guiaderodas

Você não precisa necessariamente ter alguma deficiência para fazer a sua parte para um mundo mais acessível –  afinal, uma cidade inclusiva é vantajosa para todas as pessoas! Que tal começar fazendo download  do app do Guiaderodas e classificando os locais próximos à sua casa, escola ou trabalho tendo como critério quão inclusivos esses espaços são? Juntos podemos fazer a diferença!


Renata Schmidt

Renata Schmidt 
Relações Públicas e jornalista. Acredita que todo mundo tem uma história que vale a pena ser contada.

Um Comentário

  1. 01/09/2020 no 18:46 pm

    […] bem, o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência vem aí, e nada mais justo que aproveitarmos o momento para prestigiar algumas pessoas que têm se […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

);