Instituto Mano Down oferece projeto de futebol inclusivo

Instituto Mano Down oferece projeto de futebol inclusivo

A iniciativa é voltada para crianças e jovens carentes e/ou com deficiência intelectual

Considerado o esporte mais popular do mundo, o futebol é uma atividade bastante democrática que pode ser praticada por pessoas com e sem deficiência. Para ampliar o acesso de crianças e jovens com síndrome de Down e outras deficiências intelectuais a essa modalidade esportiva, o Instituto Mano Down oferece o projeto “Futebol Inclusivo”. 

A iniciativa é apoiada pela Lei nº 11.438/06, mais conhecida como Lei de Incentivo ao Esporte – LIE. Ela permite que recursos provenientes de renúncia fiscal sejam aplicados em projetos esportivos e paradesportivos distribuídos por todo o território nacional.

Como funciona o projeto?

Além de ensinar as regras do futebol, o projeto foca as diferentes táticas, dribles, ataques e defesas característicos da atividade, com base em três variáveis de treino: força, resistência e velocidade. O objetivo é promover aos participantes mais autonomia, inclusão e valorização por meio do esporte.

A iniciativa é realizada no campo da Escola de Futebol Cartola, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Podem participar do projeto crianças e jovens com síndrome de Down e outras deficiências intelectuais e/ou pessoas carentes residentes em Belo Horizonte e região metropolitana.

As aulas têm duração de uma hora e, no total, são oferecidas 20 vagas para pessoas com idade entre 6 e 25 anos, sendo 50% para o gênero feminino e 50% para o gênero masculino. Caso esse percentual não seja atingido, as vagas são preenchidas de acordo com a procura. Os participantes recebem gratuitamente uma chuteira e dois pares de bermuda, camisa e meião.

Para fazer a inscrição no projeto, é necessária a apresentação dos seguintes documentos:

  • cópia do documento de identidade;
  • cópia do comprovante de residência;
  • 1 foto 3×4 atualizada;
  • atestado médico de comprovação de aptidão para atividade física;
  • cópia do documento de identidade dos pais ou responsáveis.

Benefícios do futebol para pessoas com deficiência intelectual

De maneira geral, a prática de esportes como o futebol melhora a saúde, o condicionamento cardiorrespiratório e promove o fortalecimento muscular. A atividade também é importante para o desenvolvimento de pessoas com síndrome de Down e outras deficiências intelectuais, uma vez que contribui para o seu desenvolvimento físico e motor e favorece a socialização e o aumento da autoestima. 

Mas para obter todos os benefícios que essa atividade esportiva proporciona, é fundamental contar com o suporte de profissionais de educação física capacitados para atender as necessidades específicas de pessoas com deficiência. 

Se você quer ficar por dentro de outras iniciativas de acessibilidade no Brasil, siga a página do Guiaderodas no Instagram e acompanhe o nosso blog!


Carina Melazzi

Carina Melazzi
Jornalista e produtora de conteúdo. Gosta de contar histórias e é apaixonada por viagens, montanhas e mar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

);

Quer receber novidades
de como a acessibilidade
está transformando o mundo?

Seu cadastro foi efetuado com sucesso.

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Guiaderodas will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.