fbpx
iOS 14 chega trazendo novidades em acessibilidade

iOS 14 chega trazendo novidades em acessibilidade

Com o iOS 14, usuários de Iphones e Ipads poderão contar com reconhecimento de língua de sinais em ligações no Facetime e acessar funções através de toques na parte traseira dos aparelhos

Fãs de Iphones e Ipads de todo Brasil, preparem seus corações: a última versão dos sistemas operacionais da Apple acabou de sair, e inclui muitas funcionalidades bacanas em termos de acessibilidade

Como prometido pela empresa durante a última edição da Worldwide Developers Conference, ocorrida em agosto deste ano, o iOS 14 traz tanto a melhora de alguns recursos de acessibilidade já existentes em sua versão anterior, a exemplo do VoiceOver, leitor de tela desenvolvido para pessoas com deficiência visual, como alguns recursos completamente novos, como a Back Tap, que permite que o telefone realize comandos pré-determinados através de dois ou três toques na parte traseira do telefone – exploraremos um pouco dessa funcionalidade mais adiante!

Outra novidade trazida pelo iOS 14 está no FaceTime, que agora é capaz de detectar automaticamente quando alguém está usando língua de sinais e ajustar o foco da câmera de maneira a facilitar a  comunicação com pessoas Surdas ou com deficiência auditiva que se comunicam por língua de sinais. Além disso o tvOS, sistema operacional da Apple TV, passará a ser compatível com o Microsoft Xbox Adaptive Controller, controle remoto projetado especificamente para pessoas com deficiência interessadas no mundo dos games. 

Já a função VoiceOver, que mencionamos lá em cima, tinha uma versão anterior que consistia em um leitor básico que, em voz alta, informava ao dono do aparelho os nomes dos aplicativos que apareciam na tela – tal funcionalidade, muito embora essencial para pessoas com deficiência visual, acabava sendo um pouco limitante, uma vez que só tinha capacidade de ditar os rótulos dados a aplicativos que haviam sido previamente nomeados pelos desenvolvedores. Sua nova versão conta com uma inteligência artificial dentro do próprio sistema do iOS 14 capaz de fornecer informações até mesmo para aplicativos que não tenham sido nomeados – ou seja, agora quem tem deficiência visual consegue acessar todas as funções do Iphone, em vez de apenas as funções devidamente configuradas para tanto pelos criadores dos aplicativos.  

Back Tap: saiba como usar

Para ativar a função, abra ‘Ajustes’/ ‘Acessibilidade’ e desça a tela até o final para ter acesso ao Back Tap. Ao ativá-la, você pode adicionar uma ação ao comando de tocar duas vezes na parte traseira do telefone, e outra ação ao comando de tocar três vezes – os comandos incluem tirar o famoso print da tela, voltar à tela inicial, ajustar o volume, acionar a câmera, enfim, é super flexível! 

A equipe do website Macworld testou a funcionalidade por uma semana, tendo-a classificado como

“ter dois botões extras no seu iPhone, com a vantagem de poder customizar exatamente o que esses botões fazem!(…) em nosso teste, o Back Tap não foi muito acionado acidentalmente, mas até que você se acostume com a função é melhor começar programando apenas o triplo toque, para evitar acidentes, já que é mais difícil acessar essa configuração por acidente”.

Abaixo, um breve tutorial em imagens de como ativar a funcionalidade Back Tap para telefones configurados em língua inglesa – mesmo se você não entender muito bem o idioma, poderá notar que os caminhos são análogos à versão em português do iOS:

ios 14 acessibilidade
ios 14 acessibilidade

Quais celulares receberão a atualização?

Os telefones compatíveis com o iOS 14 são:

  • iPhone 11;
  • iPhone 11 Pro;
  • iPhone 11 Pro Max;
  • iPhone XS;
  • iPhone XS Max;
  • iPhone XR;
  • iPhone X;
  • iPhone 8;
  • iPhone 8 Plus;
  • iPhone 7;
  • iPhone 7 Plus;
  • iPhone 6s;
  • iPhone 6s Plus;
  • iPhone SE (1ª geração);
  • iPhone SE (2ª geração).

Trata-se praticamente da mesma lista de dispositivos que receberam a versão anterior do sistema operacional, então se seu aparelho atualmente tiver o iOS 13 instalado, você não deve ter problemas na instalação do iOS14!

Não tenho iPhone, e agora?

A Apple não está sozinha na luta por desenvolvimento de sistemas operacionais mais acessíveis para celular: em maio deste ano, o Google anunciou uma série de atualizações em seus aplicativos criada especificamente para torná-los mais fáceis de serem operados por pessoas com deficiência. Um exemplo dessa iniciativa é o app chamado Action Blocks, que permite aos usuários criarem widgets grandes em suas telas iniciais capazes de realizarem  tarefas complexas através de simples toques na tela – widgets, para quem não sabe, são os ícones de atalho para os aplicativos que nos permitem acessá-los mais rapidamente e de forma mais intuitiva.

ios 14 acessibilidade
Um exemplo de utilização do app Action Blocks. Créditos da imagem: 9to5google.com

Além disso, vale lembrar que da mesma forma que a Apple deu o pontapé inicial para marcas como Samsung e Motorola incorporarem câmeras mais potentes e novos apps de edição de imagem em seus aparelhos celulares. É bastante provável que o iOS 14 seja usado como inspiração para que outras empresas desenvolvam aplicativos e sistemas mais acessíveis. Assim, não deve demorar muito para presenciarmos o surgimento de mais inovações no que diz respeito a aplicativos e interfaces mais acessíveis para pessoas com deficiência. 

Para não perder nenhuma novidade tecnológica e acessível, fique de olho no Instagram do Guiaderodas! 


Renata Schmidt

Renata Schmidt 
Relações Públicas e jornalista. Acredita que todo mundo tem uma história que vale a pena ser contada.

Um Comentário

  1. 08/10/2020 no 14:27 pm

    […] e outras funcionalidades em tablets, celulares e computadores é feita através de funções como a VoiceOver, disponível no sistema operacional iOS, que narram para o usuário os rótulos das aplicações disponíveis na tela – os sistemas […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

);