fbpx
Paraoficina – Reparos gratuitos em cadeiras de rodas e próteses? Sim, é possível!

Paraoficina – Reparos gratuitos em cadeiras de rodas e próteses? Sim, é possível!

Conheça o trabalho e os locais de atendimento da Paraoficina Móvel

Você sabia que existe um serviço especializado na manutenção gratuita em cadeiras de rodas, próteses e órteses, que é oferecido em toda a região metropolitana da cidade de São Paulo? Esse serviço se chama Paraoficina.

E, melhor ainda, que esse trabalho é feito de forma itinerante, de maneira a facilitar seu acesso a pessoas com deficiência? Que tal conhecer um pouco mais sobre essa iniciativa incrível?

O que é a Paraoficina Móvel

paraoficina

O projeto foi criado em 2019 pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), tendo o objetivo de oferecer manutenção e reparos em cadeiras de rodas, próteses, órteses e todos os tipos de meios auxiliares de locomoção – como muletas, bengalas e andadores.

O serviço acontece por meio de uma van customizada com ferramentas, peças de reposição e outros aparelhos operada pela AACD, instituição que é referência em tratamentos para pessoas com deficiência e necessidades neuro-ortopédicas. 

“Esse projeto nos ajudará a ampliar os atendimentos que realizamos em São Paulo, beneficiando mais pessoas com deficiência física na cidade que necessitam manter em bom estado os seus produtos ortopédicos” 

Emanuel Toscano,Superintendente de Operações da AACD.

Como funciona?

paraoficina

Os atendimentos são realizados por dois técnicos especializados em Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPME), que circulam com as vans prioritariamente pelos CERs – Centros Especializados em Reabilitação da rede municipal de saúde de São Paulo.

Para ser atendido, é necessário fazer um agendamento prévio nos Centros e, no dia marcado, apresentar seu cartão do SUS e um documento de identidade com foto. Vale ressaltar que a Paraoficina Móvel realiza até 16 reparos por dia, dependendo da complexidade exigida em cada um, e que esse serviço é prestado em todos os dias úteis do mês, das 9h às 17h.

Caso trabalhos de manutenção que não possam ser realizados naquela data, eles serão encaminhados para a Oficina Ortopédica da  AACD Ibirapuera. Para fazer seu agendamento, basta ligar para o número (11) 3913-4071 ou consultar o itinerário da Paraoficina através do site da prefeitura de São Paulo 

Raio de atendimento

As unidades dos Centros Especializados em Reabilitação  que atualmente oferecem atendimento são:

Unidade Parelheiros
Endereço: Avenida Senador Teotonio Vilela, 8.895

Unidade Tucuruvi
Endereço: Avenida Zaki Narchi, 357

Unidade São Miguel
Endereço: Rua Professor Antonio Gama de Cerqueira, 347

Unidade Lapa
Endereço: Rua Catão, 420

Unidade Flávio Gianotti
Endereço:  Rua Padre Marchetti, 557

Unidade Sé
Endereço: Rua Frederico Alvarenga, 259 – 3º andar

Você já conhecia esse serviço? E, se sim, qual foi sua experiência com a Paraoficina Móvel? Conta pra gente nos comentários!


Renata Schmidt

Renata Schmidt 
Relações Públicas e jornalista. Acredita que todo mundo tem uma história que vale a pena ser contada.

Um Comentário

  1. Avatar
    Maria de Lourdes Assad
    24/02/2021 no 15:49 pm

    Não conhecia esse trabalho.Tenho poliiomelite e faço uso de andador.Achei a iniciativa maravilhosa.Preciso fazer meu cartão do SUS.
    OBRIGADA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

);

Quer receber novidades
de como a acessibilidade
está transformando o mundo?

Seu cadastro foi efetuado com sucesso.

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Guiaderodas will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.