Você conhece o trabalho da AACD?

Você conhece o trabalho da AACD?

Você conhece a história da AACD e quem é atendido por essa instituição?

Muita gente está familiarizada com a AACD em função do Teleton, maratona televisiva anual na qual desde 1998 o SBT e a TV Cultura ajudam a Instituição a angariar fundos. Mas você sabia que a organização fabrica suas próprias próteses? E que também atende pessoas sem deficiência física? Que tal conhecer um pouco mais sobre o trabalho que a AACD desenvolve há mais de 70 anos?

Vida é Movimento: a História da AACD

Dr. Renato Costa Bomfim

Como algumas das melhores coisas na vida, a AACD nasceu de um sonho:  mais especificamente do sonho do Dr. Renato Costa Bomfim, médico ortopedista que ficou extremamente impressionado pelas sequelas motoras apresentadas por crianças afetadas pela  epidemia de poliomielite que assolava o Brasil na época – estávamos entrando nos anos 50, e o país carecia dos equipamentos e da infraestrutura necessários para tratar a doença de forma adequada. Em uma viagem aos Estados Unidos, Dr. Bomfim teve acesso a centros de reabilitação modernos, protocolos inovadores de tratamento e equipamentos ortopédicos bastante avançados em comparação com a tecnologia com a qual ele trabalhava no Brasil. Surgiu, assim, a determinação de trazer para seu país natal um novo modelo de assistência em Ortopedia e Reabilitação. 

Dr. Renato Bomfim. Créditos da imagem: AACD

O sonho se tornou realidade na cidade de São Paulo em 3 de agosto de 1950, data em que foi criada, graças ao apoio de um grupo de profissionais voluntários, a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD). O objetivo do projeto continua basicamente o mesmo: oferecer centros de reabilitação com qualidade internacional capazes de fornecer tratamento e inclusão social a crianças e adolescentes com deficiência física. 

O primeiro prédio da AACD

De lá para cá a AACD cresceu, e muito! O atendimento em Ortopedia e Reabilitação passou a atender pessoas de todas as faixas etárias, e está disponível em nove unidades distribuídas nas cidades de Osasco, Recife, Porto Alegre, Uberlândia e Nova Iguaçu. Além disso, desde 1962 a AACD fabrica suas próprias próteses, órteses e demais complementos para pessoas com deficiência física. 

O primeiro prédio da AACD, na Rua Barão de Piracicaba. Créditos da imagem: AACD

Áreas de atuação

aacd área de atuação

Na AACD, cada paciente recebe atendimento personalizado de acordo com suas necessidades, desafios e potencialidades. Em um processo diagnosticado e acompanhado diretamente por membros de seu corpo clínico, formado por experts em ortopedia e reabilitação. A partir daí, acontece o encaminhamento para uma série de atividades dentro de um programa integrado, subdividido em seis categorias:

Créditos da imagem: Marcelo Nava

  • consultas médicas
  • terapias
  • exames diagnósticos
  • fabricação de próteses e órteses
  • cirurgias
  • inclusão social

Quem é assistido pela AACD?

AACD

Muito embora a instituição tenha ficado internacionalmente conhecida por seu trabalho com pessoas com deficiência, a AACD atende pessoas de todas as idades com diversos tipos de necessidades ortopédicas – o que muda é que nesses casos, a assistência é prestada por meio de planos de saúde privados e consultas particulares.  Os pacientes com deficiências físicas, por sua vez, têm direito a atendimento gratuito, realizado via SUS.

Créditos da imagem: Marcelo Nava

Toda pessoa com deficiência que chega à AACD passa por uma avaliação da equipe médica, que irá avaliar se o caso corresponde às patologias enquadradas em seu escopo – pacientes com deficiências visuais, intelectuais ou associadas ao quadro físico de maneira que comprometa o tratamento são encaminhadas para instituições parceiras. 

Como posso ajudar? 

aacd doe

Não é só durante o Teleton que você pode ajudar a AACD!! Doações podem ser feitas mediante pagamento único ou contribuições mensais através de um formulário online. Qualquer pessoa física ou jurídica pode contribuir, e o montante doado pode ser reduzido do imposto de renda! 

Esse tipo de ajuda financeira faz muita diferença para a Instituição: foi graças ao auxílio de seus primeiros contribuintes que a AACD conseguiu, em 1963, inaugurar seu primeiro centro terapêutico em um espaço cedido pela prefeitura de São Paulo na Rua Ascendino Reis – e ele segue ativo até hoje, no mesmo local! 

Caso você queira ajudar, mas não disponha de recursos financeiros para tanto, outra forma de dar suporte a esse trabalho é através do voluntariado, ramificado por praticamente todas as esferas da AACD, com exceção do atendimento clínico. Atualmente, são mais de 1.200 voluntários dedicados a atividades ligadas à captação de recursos, atendimento nos bazares e outras atividades!


Renata Schmidt

Renata Schmidt 
Relações Públicas e jornalista. Acredita que todo mundo tem uma história que vale a pena ser contada.

Comentários (3)

  1. 16/11/2020 no 20:27 pm

    […] 1998 visa arrecadar doações para ajudar a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD). Anualmente, a emissora SBT cede sua programação para a exibição do […]

  2. 26/01/2021 no 21:28 pm

    […] meio de uma van customizada com ferramentas, peças de reposição e outros aparelhos operada pela AACD, instituição que é referência em tratamentos para pessoas com deficiência e necessidades […]

  3. 18/10/2021 no 00:13 am

    […] Você conhece o trabalho da AACD? […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

);

Quer receber novidades
de como a acessibilidade
está transformando o mundo?

Seu cadastro foi efetuado com sucesso.

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Guiaderodas will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.