fbpx
Tecnologias assistivas para surdos e pessoas com deficiência auditiva

Tecnologias assistivas para surdos e pessoas com deficiência auditiva

Por definição, tecnologias assistivas existem para ajudar pessoas com as mais diversas necessidades a realizar tarefas cotidianas como cuidar de um bebê até ler jornais. E por serem tão essenciais para o dia-a-dia de milhões de pessoas, separamos 3 Tecnologias Assistivas para surdos e com deficiência auditiva.

Exemplos de Tecnologias Assistivas para Surdos


ChatterBaby™ 

Desenvolvido pela UCLA, ajuda pais a identificar o motivo do choro do bebê. Com a ajuda da inteligência artificial, o algoritmo prevê com mais de 90% de precisão e sinaliza com mais de 90% de acerto os gritos de dor.

chatterbaby

Por que é importante? Conseguir decifrar o choro do bebê é o sonho de todos os pais e uma tarefa ainda mais desafiadora para aqueles com algum grau de deficiência auditiva.

Como funciona? O aplicativo ouve o bebê e compara com os sons da base de dados para prever a probabilidade de ser um choro de fome, dor ou irritação. Para isso, roda um algoritmo que usa inteligência artificial. O som é rotulado por estados para que os pais possam entender e reagir adequadamente.

Disponível para Android e iOS, mas ainda sem versão para português.

Primeira Mão

Jornal semanal bilíngue, em português e na Língua Brasileira de Sinais (Libras), com as principais notícias do Brasil e do mundo. Produzido pela TV INES, do Instituto Nacional de Educação de Surdos.

primeira mao

Por que é importante? Inclui no universo mobile uma ferramenta de comunicação visual, factual e informativa, que contempla mais de 9 milhões de brasileiros surdos.

Como funciona? Todas as matérias do jornal são feitas com um intérprete de Libras, tornando todas as reportagens acessíveis ao público.

Disponível para Android e na App Store.

Hand Talk

Um aplicativo que usa inteligência artificial para traduzir automaticamente textos e áudios para Libras e para a Língua Americana de Sinais (ASL).

hand talk

Por que é importante? Para facilitar a comunicação entre pessoas com deficiência auditiva e ouvintes.

Como funciona? Você pode digitar um texto ou falar algo que um intérprete virtual traduzirá para Libras ou ASL. Fora que você ainda pode consultar um dicionário com milhares de sinais sobre educação ou aprender novos sinais em vídeos.

Disponível para Android e na App Store.

Transcrição Instantânea (Live Transcribe)

Desenvolvido pelo Google e pela Universidade Gallaudet, realiza transcrição de voz e som em texto, em tempo real, na tela. 

Transcrição Instantânea (Live Transcribe)

Por que é importante? Permite que pessoas com deficiência auditiva participem de conversas com mais facilidade.

Como funciona? É compatível com transcrição em mais de 70 idiomas, permite alternância rápida entre dois idiomas e exibe sons não verbais para que o usuário saiba se alguém está batendo na porta, por exemplo.

Disponível para Android.


tecnologia assistiva o que é

Saiba mais sobre Tecnologia Assistiva

Um Comentário

  1. 07/07/2020 no 18:45 pm

    […] Quer saber mais? Veja Tecnologias Assistivas para Surdos. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *