fbpx
Vitória retoma atividades do projeto “Praia Acessível”

Vitória retoma atividades do projeto “Praia Acessível”

A iniciativa da prefeitura oferece cadeiras anfíbias, esteira de acesso e equipe de apoio para garantir uma experiência segura e prazerosa aos banhistas

Desde o início deste ano, pessoas com deficiência e mobilidade reduzida puderam voltar a frequentar, com segurança e conforto, a praia da Guarderia, na Curva da Jurema, em Vitória, no Espírito Santo. A retomada das atividades do projeto “Praia Acessível” em Vitória possibilitou novamente o acesso facilitado à faixa de areia e ao banho de mar e reforçou o compromisso da cidade de se tornar totalmente inclusiva, por meio de investimentos em diversos setores, como o de esportes e lazer. 

O programa foi suspenso em março de 2020, em função da pandemia do novo coronavírus, e de acordo com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semesp), o retorno às atividades está sendo gradual para evitar aglomerações. 

Estrutura

No momento, o projeto “Praia Acessível” está atuando somente com quatro cadeiras anfíbias e uma equipe composta por três instrutores e dois guarda-vidas que dão suporte aos banhistas. Os profissionais foram orientados a adotar os protocolos de prevenção e proteção contra a Covid-19, conforme as recomendações das autoridades sanitárias.

Ao todo, a iniciativa conta com 20 cadeiras anfíbias, que possuem diferentes posições de encosto, apresentam flutuabilidade e estabilidade ideais para o banho de mar e têm pneus mais largos do que os das cadeiras de rodas tradicionais, o que facilita o deslocamento na areia. 

Além desses equipamentos, o programa possui uma base para guardar com segurança os materiais utilizados, uma tenda da prefeitura e uma esteira de acesso, que permite maior mobilidade sobre a areia fofa e em todo o trajeto da calçada até o mar, garantindo conforto às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. 

O projeto funciona todas as quintas e sextas-feiras, das 8h às 13h. Para utilizar o serviço, não há necessidade de inscrição, basta comparecer ao local.

Acessibilidade Urbana em Vitória

Além do projeto “Praia Acessível”, a prefeitura também está avaliando a construção de uma plataforma elevatória no bairro de Santo Antônio, próximo à escadaria que dá acesso à Basílica de Santo Antônio, um importante cartão-postal de Vitória. 

Outra iniciativa voltada para a melhoria da acessibilidade na cidade é o “Calçada Cidadã”, projeto que atende principalmente pessoas com deficiência, gestantes e idosos. O objetivo é padronizar as calçadas para garantir uma mobilidade segura e que esteja de acordo com as legislações federal e municipal.

As obras da primeira etapa do projeto já estão em andamento e começaram pela região da Grande Maruípe, onde mais de 25 prédios públicos terão suas calçadas adaptadas para atender a população de maneira adequada. 

Para saber mais sobre iniciativas de acessibilidade em outras regiões do país, siga a página do Guiaderodas no Instagram!


Carina Melazzi

Carina Melazzi
Jornalista e produtora de conteúdo. Gosta de contar histórias e é apaixonada por viagens, montanhas e mar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

);

Quer receber novidades
de como a acessibilidade
está transformando o mundo?

Seu cadastro foi efetuado com sucesso.

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Guiaderodas will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.