Ao praticar acessibilidade e inclusão, empreendimento contribui para mobilidade urbana e gera impacto social
É senso comum que pessoas com deficiência precisam de locais acessíveis para ter uma vida autônoma e exercer as suas atividades diárias com tranquilidade. O que muitas vezes não é percebido, é que um local inclusivo beneficia também pessoas sem deficiência e impacta positivamente a cidade. Esta é a grande proposta do Guiaderodas, iniciativa duplamente premiada pela ONU como a melhor solução digital inclusiva do mundo, que através da sua Certificação leva a mensagem às empresas e empreendimentos que uma ideia quando é boa, é boa para todos.
O programa vem sendo implantado em empreendimentos e grandes empresas como Mercado Livre, Santander e KPMG que procuram ir além das normas. Ao entender acessibilidade como um organismo vivo e incorporar fatores humanos, o processo, além da avaliação técnica, leva também em consideração a experiência prática de pessoas com deficiência, a percepção dos usuários habituais do espaço, além de aspectos de tratamento interpessoal.
Segundo o fundador da iniciativa, Bruno Mahfuz, que é cadeirante, para que a experiência da pessoa com deficiência seja bem sucedida, é preciso que além da excepcional estrutura, as pessoas que operam um determinado espaço estejam preparadas para atender o público diverso.
O WT Morumbi, empreendimento triple A localizado na região da Chuchi Zaidan, Zona Sul da cidade de São Paulo, representa uma área de alto fluxo de veículos e pedestres e, em breve, dará acesso à Linha 9-Esmeralda do metrô.
Foram realizados testes práticos, e treinamento da equipe de operações para uma atitude mais acessível.
Como resultado, no início de 2021, o empreendimento conquistou a Certificação Guiaderodas e avançou nos atributos ESG, gerando impacto social e, consequentemente, econômico para seus investidores.
“ Nós como gestores, tivemos apoio fundamental da sindicância para obter o certificado, assim como dos proprietários do empreendimento e locatários, todos com ampla visão sobre a necessidade de inclusão e acessibilidade. Foi uma conquista comemorada por todos”
diz Ronaldo Mazarotto, Gerente de Operações da Cushman & Wakefield no WT Morumbi
Os empreendimentos certificados recebem destaque no app Guiaderodas, que é o maior guia de consulta e avaliação da acessibilidade de locais presente em mais de 115 países do mundo.
Saiba mais sobre a Certificação Guiaderodas
Respostas de 2
Aqui é a Carla Martins, gostei muito do seu artigo tem
muito conteúdo de valor parabéns.