fbpx
Araruama oferece programa de acessibilidade na Lagoa do Centro

Araruama oferece programa de acessibilidade na Lagoa do Centro

Pessoas com deficiência e mobilidade reduzida podem aproveitar os momentos de lazer em um dos principais pontos turísticos da cidade

Localizada na Região dos Lagos, a cerca de 120 km de distância da capital do Estado do Rio de Janeiro, Araruama quer ser reconhecida como um destino turístico inclusivo. Desde março deste ano, a cidade conta com deck para cadeirantes, rampa de acesso e cadeiras anfíbias, que garantem aos visitantes com deficiência e mobilidade reduzida acessibilidade na orla da Lagoa do Centro, popularmente conhecida como Lagoa de Araruama.

A iniciativa fica na altura da Praça Menino João Hélio e faz parte do projeto “Araruama igual para todos”, que tem o objetivo de democratizar a oferta de lazer no município. A rampa de 8 m de comprimento está localizada ao lado do calçadão da orla e dá acesso à passarela de madeira do deck, que tem 30 m e conta com iluminação de LED e paisagismo.

As quatro cadeiras anfíbias adquiridas ficam à disposição dos visitantes e sob os cuidados de profissionais da prefeitura. O equipamento conta com diferentes posições de encosto, apresenta flutuabilidade e estabilidade ideais para o banho e possui pneus mais largos do que os das cadeiras de rodas tradicionais, o que facilita o deslocamento e possibilita uma experiência mais confortável aos banhistas. Para um momento de lazer mais seguro, recomenda-se que a pessoa que for utilizar esse equipamento esteja acompanhada. 

A Lagoa de Araruama

Considerada por especialistas o maior ecossistema lagunar de água salgada do mundo, a Lagoa de Araruama também banha os municípios de Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia e Saquarema. 

Durante décadas, a extração de sal foi um dos negócios mais importantes para o desenvolvimento da Região dos Lagos e a principal atividade econômica de Araruama, tanto que o brasão oficial da cidade apresenta um moinho de vento e um monte de sal, representando o tradicional produto do município.

A Lagoa do Centro é o cartão postal de destaque de Araruama e um patrimônio da Região dos Lagos, atraindo diversos praticantes de esportes aquáticos, como kitesurf, vela, windsurf, jet ski e stand up paddle. Com águas calmas e cristalinas, ela apresenta extensa biodiversidade marinha e um pôr do sol para guardar na memória. 

Além disso, o local conta com ciclovia, calçadão e quiosques que vendem comidas e bebidas. Com toda essa infraestrutura, o lugar se tornou um verdadeiro refúgio para os turistas que desejam fugir um pouco da agitação da capital e de pontos mais movimentados da Região dos Lagos. 

Outros lugares para conhecer

araruama

Com mais de 134 mil habitantes, Araruama apresenta um grande potencial turístico. Além da Lagoa do Centro, é possível admirar a vista da cidade e de seu entorno a partir do Mirante da Paz, que fica localizado sobre o Morro de Itatiquara.

Do alto você consegue apreciar a vegetação de restinga, as salinas, as areias claras e as águas cristalinas de Araruama e de parte de Cabo Frio e de Saquarema. Esse é um ótimo passeio para pessoas de todas as idades, pois é possível chegar de carro ao mirante, que fica a cinco minutos da rodovia. O acesso é realizado pela RJ-124, que liga Rio Bonito a Araruama.

Foto: Praia da Pontinha/TransPortal

A cidade também conta com outras opções de lagoas, como a Vermelha, de Iguabinha, de Juturnaíba, de Pernambucana e de Pitanguinha, além de praias oceânicas, como a de Massambaba e Ponta Seca, e 13 praias lacustres, ou seja, formadas pela Lagoa de Araruama, que tornam a cidade um verdadeiro paraíso de belezas naturais.

Até o momento, o projeto “Araruama igual pra todos” oferece acessibilidade apenas na orla da Lagoa do Centro, mas a previsão é de que outros atrativos turísticos naturais da cidade também sejam contemplados futuramente.

O município também conta com um complexo cultural e de lazer, que fica situado na Praça Antônio Raposo e é composto pelo Teatro Municipal, Espaço do Artesão, Biblioteca Municipal e Centro Cultural.

Para obter mais dicas de lugares acessíveis, baixe o aplicativo do Guiaderodas!

Hotéis com Acessibilidade no Rio de Janeiro

Veja hotéis com acessibilidade no Rio de Janeiro


Carina Melazzi

Carina Melazzi
Jornalista e produtora de conteúdo. Gosta de contar histórias e é apaixonada por viagens, montanhas e mar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

);

Quer receber novidades
de como a acessibilidade
está transformando o mundo?

Seu cadastro foi efetuado com sucesso.

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Guiaderodas will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.