fbpx
Mauricio de Sousa e Fundação Dorina Nowill lançam coleção de livros infantis em braile

Mauricio de Sousa e Fundação Dorina Nowill lançam coleção de livros infantis em braile

A personagem Dorinha estreia livros infantis em braile para proporcionar trocas de experiências entre crianças cegas e o público em geral

Em 2004, os leitores da Turma da Mônica encontravam pela primeira vez uma personagem cega nas HQs de Mauricio de Sousa, a Dorinha. Inspirada na educadora Dorina Nowill, a garota confiante e decidida, ao lado do seu cão-guia Radar, cumpre desde a sua estreia o papel de mostrar aos leitores que a deficiência não a define. E hoje, após quase 20 anos de expansão de fronteiras com o público, ela encara uma nova posição: de protagonista.

Dorinha é a estrela do novo projeto de Mauricio de Sousa, que foi lançado no dia 25 de março de 2022. Em parceria com a Fundação Dorina Nowill, criada pela educadora que inspirou a integrante cega da turminha, o cartunista está lançando a coleção de livros em braile “Dorinha pelo Brasil – Inclusão sem barreiras”. 

Um convite às sensações

As publicações, que serão distribuídas em bibliotecas, escolas públicas e organizações sociais de todo Brasil, serão impressas no alfabeto tradicional e em braile, além de contar com audiodescrição. E as imagens, uma atração à parte nas obras de Mauricio de Sousa, algumas delas poderão ser sentidas.

Nos livros serão tratados, entre outros temas, particularidades da rotina de crianças cegas. A ideia é tanto acolher esse público, para que se sinta representado, quanto educar as outras pessoas. 

Esses objetivos, inclusive, já fizeram parte de outro trabalho de Mauricio de Sousa com a Fundação Dorina Nowill, o livro “Como Dorinha vê o mundo”, lançado em 2019. Também em braile e com ilustrações em relevo, a obra funcionou como um estímulo à leitura de crianças cegas, e o sucesso levou à ideia de expansão da parceria, que agora estreia uma coleção.

Com mais de 60 anos de carreira e 400 personagens criados, Mauricio de Sousa traz na Turma da Mônica outras figuras em prol da inclusão além de Dorinha. As histórias em que esses personagens aparecem costumam render diálogos educativos para o público, que conhece particularidades das pessoas com deficiência, reforçando a importância do respeito.

Conheça os personagens 

Humberto Turma da Monica

Humberto

Os “hum hum” que manifesta renderam o seu nome, e sua primeira aparição foi em 1960. O personagem mudo da Turma da Mônica, gentil e querido, ainda estreou recentemente nos cinemas, no filme “Lições” (2021). Ele não se comunica oralmente, compelido a conversar por meio de mímicas e caretas. 

Saiba mais sobre o Humberto.

André

Em 2003 os leitores conheceram o fofo André, um garotinho de quatro anos com autismo. Suas particularidades em se comunicar e interagir levantam diálogos entre os personagens, que se encantam com sua personalidade criativa.

Saiba mais sobre o André.

Luca

Do alto da sua cadeira de rodas, o crush da Mônica é corajoso e fã de basquete. Apareceu pela primeira vez nos gibis em 2004, mesmo ano da estreia de Dorinha.

Saiba mais sobre o Luca

Tati

Inteligente e habilidosa, Tati nasceu com síndrome de Down. Adora brincar e é muito carinhosa. Sua estreia nas historinhas foi em 2006.

Saiba Mais sobre a Tati.

Edu

O personagem surgiu no projeto “Cada passo importa”, de 2019, que conta com quatro gibis que abordam a Distrofia Muscular de Duchenne (DMD), uma doença rara que afeta os músculos.

Saiba mais sobre o Edu.


Luciana Faria

Luciana Faria
Escolheu o jornalismo para fazer da paixão por contar histórias sua profissão. Há mais de uma década no mercado editorial e poeta desde a infância, acredita que a palavra também pode transformar as pessoas e mudar o mundo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Abrir mensagem
);

Quer receber novidades
de como a acessibilidade
está transformando o mundo?

Seu cadastro foi efetuado com sucesso.

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Guiaderodas will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.