Projeto cria mapa sensorial colaborativo

Projeto cria mapa sensorial colaborativo

A iniciativa do artista catalão Antonio Abad já foi realizada no Brasil e em outras cidades do mundo

Para aumentar a conscientização social sobre a paisagem urbana percebida por pessoas com deficiência visual, o artista catalão Antonio Abad criou o projeto BlindWiki. A iniciativa é uma rede de áudio baseada em localização, na qual participantes cegos e com baixa visão utilizam smartphones para compartilhar suas experiências por meio de postagens sonoras. 

O projeto

Além de informações sobre dificuldades e barreiras encontradas em diferentes lugares, a plataforma disponibiliza um conjunto de experiências, opiniões e histórias. Isso gera uma cartografia criativa e colaborativa do que não é possível ver, criada em tempo real no site do projeto, conforme os participantes postam suas mensagens de áudio geolocalizadas.

O BlindWiki já realizou edições na Bienal de Veneza (2017), Bienal de Berlim (2016) e nas cidades de Wroclaw (2016), Sydney e Roma (2015), com foco na percepção sensorial das cidades, arte, cultura e acessibilidade urbana. No Brasil, foram realizadas nove rotas nas cidades de São Paulo e Sorocaba, em agosto de 2022. 

Na edição brasileira, os participantes visitaram importantes instituições culturais, como a Biblioteca Mário de Andrade, o Memorial da América Latina, o Museu de Arte Moderna de São Paulo, o Sesc da Avenida Paulista, a Japan House São Paulo, o Centro Cultural São Paulo, o Instituto Moreira Salles, o Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba, entre outros. 

Para gravar um áudio específico do local e, em seguida, disponibilizá-lo na plataforma BlindWiki, os participantes precisam baixar em seus respectivos smartphones o aplicativo do projeto, que está disponível nos sistemas Android e iOS. Como a plataforma é internacional, pessoas do mundo todo podem postar e receber descrições de áudio geolocalizadas, bem como histórias, sinalização de obstáculos ou crônicas.

Panorama da deficiência visual

De acordo com dados do censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, 18,6% da população brasileira possui algum tipo de deficiência visual. Desse total, 6,5 milhões apresentam deficiência visual severa, sendo que 506 mil têm perda total da visão (0,3% da população) e 6 milhões, grande dificuldade para enxergar (3,2%).

As principais causas da cegueira no Brasil, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), são catarata, glaucoma, retinopatia diabética, cegueira infantil e degeneração macular. Além disso, a cada 5 segundos, uma pessoa se torna cega no mundo, de acordo com dados do World Report on Disability 2010 e do Vision 2020.

Se você quer ficar por dentro de outras iniciativas de acessibilidade no Brasil, siga a página do Guiaderodas no Instagram e acompanhe o nosso blog!


Carina Melazzi

Carina Melazzi
Jornalista e produtora de conteúdo. Gosta de contar histórias e é apaixonada por viagens, montanhas e mar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

);

Quer receber novidades
de como a acessibilidade
está transformando o mundo?

Seu cadastro foi efetuado com sucesso.

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Guiaderodas will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.