fbpx
Acessibilidade em Socorro: cidade oferece atrativos turísticos adaptados

Acessibilidade em Socorro: cidade oferece atrativos turísticos adaptados

Desde 2005, o município do Estado de São Paulo vem fazendo diversas parcerias e investimentos para garantir a inclusão de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida

Localizada na Serra da Mantiqueira, a aproximadamente 135 km da capital paulista, o município de Socorro é referência nacional e internacional em projetos de acessibilidade. Conhecida como “Cidade Aventura”, a estância hidromineral oferece diversas atividades e infraestrutura turística inclusiva para atender pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

Entre alguns dos investimentos realizados em Socorro estão a instalação de piso tátil para interligar os atrativos do Centro Histórico, a adaptação de semáforos com recursos sonoros, de banheiros e de brinquedos em locais públicos, a construção de rampas de acesso para cadeirantes, a demarcação de vagas de estacionamento e a capacitação de profissionais de turismo para atender pessoas com deficiência.  

Como reconhecimento por suas iniciativas de inclusão social, o município recebeu, em 2013, o Prêmio Rainha Sofia de Acessibilidade, do governo espanhol, outorgado pelo Conselho Real para Deficiência. Em 2017, a cidade também conquistou o diploma “Destaque de Honra – Gestão Municipal” durante o evento World Company Award (WOCA), realizado em Portugal. Além disso, Socorro se tornou um dos dez destinos referência em segmentos turísticos do Ministério do Turismo.

Pioneirismo no turismo acessível

Os primeiros passos da cidade em direção à acessibilidade foram dados em 2005, por meio de uma parceria com a Associação Aventura Especial, a Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência (AVAPE) e o Ministério do Turismo. O objetivo era adaptar atividades de aventura para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida e capacitar profissionais de turismo para atender esse público.

Alguns anos depois, em 2007, o município deu continuidade aos investimentos em acessibilidade e estabeleceu uma nova parceria com o Ministério do Turismo, por meio do projeto “Socorro Acessível”. O propósito era adaptar os atrativos turísticos públicos e conscientizar os empreendedores locais a adaptar seus negócios para atender todos os tipos de turistas.

Desde então, a cidade vem investindo cada vez mais recursos para continuar sendo referência nacional e internacional em projetos de acessibilidade e o destino ideal para pessoas que buscam atividades de aventura e hospedagens para relaxar em meio à natureza.  

Atividades inclusivas

As atividades de aventura oferecidas em Socorro são o ponto forte da cidade e a maioria foi adaptada para atender pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Entre elas destacam-se o rapel, arvorismo, tirolesa, canoagem, cavalgada, boia-cross e rafting, que podem ser praticadas com o uso de equipamentos específicos e o suporte de instrutores especializados. 

Jovem homem pendurado em tirolesa.

Foto: Hotel Fazenda Parque dos Sonhos

Além disso, para receber todos os turistas com segurança e conforto, hotéis, pousadas e restaurantes adaptaram suas estruturas de acordo com as normas estabelecidas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta).
Se você quer obter mais informações sobre lugares acessíveis no Brasil, baixe o aplicativo do Guiaderodas!


Carina Melazzi

Carina Melazzi
Jornalista e produtora de conteúdo. Gosta de contar histórias e é apaixonada por viagens, montanhas e mar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir mensagem
);

Quer receber novidades
de como a acessibilidade
está transformando o mundo?

Seu cadastro foi efetuado com sucesso.

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Guiaderodas will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.