Quedas são responsáveis por 70% das mortes acidentais de pessoas acima de 75 anos
Em 2050, um em cada três brasileiros serão idosos. Nos últimos 80 anos, a expectativa de vida saltou de 45 para 75 anos. Além disso, a taxa de fecundidade das brasileiras tem diminuído: em 1980, a média era de 4 filhos, e em 2014 esse valor foi estimado em 1,79. Ou seja, além de vivermos mais, menos crianças têm nascido.
O Brasil, que já foi conhecido como um país de jovens, vê agora a sua população envelhecer rapidamente. E esse envelhecimento traz novos desafios, problemas e também oportunidades para os governos e a sociedade.
O envelhecimento traz consigo empobrecimento das funções cognitivas, além de uma diminuição do vigor físico. As pessoas já não têm a mesma capacidade de subir escadas, nem de se orientar em espaços desconhecidos. Falta de equilíbrio, enfraquecimento dos músculos, perda da visão e audição, todos são fatores que contribuem para isso.
Quedas são responsáveis por 70% das mortes acidentais de pessoas acima de 75 anos, e a sexta maior causa de óbito entre a população acima de 65 anos. Quedas podem acontecer em calçadas desniveladas, em escadas, ou até mesmo dentro de casa, tomando banho. Se causarem fraturas, podem ter sequelas severas na vida dessas pessoas e, por consequência, de suas famílias.
Existe, portanto, uma necessidade de preparação dos espaços públicos e estabelecimentos comerciais para que os idosos possam sair de casa com conforto e segurança, além da adaptação das próprias residências onde vivem.
Acessibilidade para Idosos
Veja alguns ítens para colocar atenção e melhorar a acessibilidade para idosos.
- Boa iluminação
- Cuidado com os tapetes escorregadios
- Barras de apoio devem ser instaladas para auxiliar nas ações do dia-a-dia
- Tapete antiderrapante nas áreas molhadas do banheiro
- Deixar todos objetos de uso contínuo na altura do idoso para que ele não precisa abaixar ou subir em um banco
- Corrimão nas escadas
Veja alguns ítens de tecnologia para ajudar na acessibilidade.