Pessoas com deficiência e mobilidade reduzida podem aproveitar os momentos de lazer em um dos principais pontos turísticos da cidade
Localizada na Região dos Lagos, a cerca de 120 km de distância da capital do Estado do Rio de Janeiro, Araruama quer ser reconhecida como um destino turístico inclusivo. Desde março deste ano, a cidade conta com deck para cadeirantes, rampa de acesso e cadeiras anfíbias, que garantem aos visitantes com deficiência e mobilidade reduzida acessibilidade na orla da Lagoa do Centro, popularmente conhecida como Lagoa de Araruama.
A iniciativa fica na altura da Praça Menino João Hélio e faz parte do projeto “Araruama igual para todos”, que tem o objetivo de democratizar a oferta de lazer no município. A rampa de 8 m de comprimento está localizada ao lado do calçadão da orla e dá acesso à passarela de madeira do deck, que tem 30 m e conta com iluminação de LED e paisagismo.
As quatro cadeiras anfíbias adquiridas ficam à disposição dos visitantes e sob os cuidados de profissionais da prefeitura. O equipamento conta com diferentes posições de encosto, apresenta flutuabilidade e estabilidade ideais para o banho e possui pneus mais largos do que os das cadeiras de rodas tradicionais, o que facilita o deslocamento e possibilita uma experiência mais confortável aos banhistas. Para um momento de lazer mais seguro, recomenda-se que a pessoa que for utilizar esse equipamento esteja acompanhada.
A Lagoa de Araruama
Considerada por especialistas o maior ecossistema lagunar de água salgada do mundo, a Lagoa de Araruama também banha os municípios de Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia e Saquarema.
Durante décadas, a extração de sal foi um dos negócios mais importantes para o desenvolvimento da Região dos Lagos e a principal atividade econômica de Araruama, tanto que o brasão oficial da cidade apresenta um moinho de vento e um monte de sal, representando o tradicional produto do município.
A Lagoa do Centro é o cartão postal de destaque de Araruama e um patrimônio da Região dos Lagos, atraindo diversos praticantes de esportes aquáticos, como kitesurf, vela, windsurf, jet ski e stand up paddle. Com águas calmas e cristalinas, ela apresenta extensa biodiversidade marinha e um pôr do sol para guardar na memória.
Além disso, o local conta com ciclovia, calçadão e quiosques que vendem comidas e bebidas. Com toda essa infraestrutura, o lugar se tornou um verdadeiro refúgio para os turistas que desejam fugir um pouco da agitação da capital e de pontos mais movimentados da Região dos Lagos.
Outros lugares para conhecer
Com mais de 134 mil habitantes, Araruama apresenta um grande potencial turístico. Além da Lagoa do Centro, é possível admirar a vista da cidade e de seu entorno a partir do Mirante da Paz, que fica localizado sobre o Morro de Itatiquara.
Do alto você consegue apreciar a vegetação de restinga, as salinas, as areias claras e as águas cristalinas de Araruama e de parte de Cabo Frio e de Saquarema. Esse é um ótimo passeio para pessoas de todas as idades, pois é possível chegar de carro ao mirante, que fica a cinco minutos da rodovia. O acesso é realizado pela RJ-124, que liga Rio Bonito a Araruama.
A cidade também conta com outras opções de lagoas, como a Vermelha, de Iguabinha, de Juturnaíba, de Pernambucana e de Pitanguinha, além de praias oceânicas, como a de Massambaba e Ponta Seca, e 13 praias lacustres, ou seja, formadas pela Lagoa de Araruama, que tornam a cidade um verdadeiro paraíso de belezas naturais.
Até o momento, o projeto “Araruama igual pra todos” oferece acessibilidade apenas na orla da Lagoa do Centro, mas a previsão é de que outros atrativos turísticos naturais da cidade também sejam contemplados futuramente.
O município também conta com um complexo cultural e de lazer, que fica situado na Praça Antônio Raposo e é composto pelo Teatro Municipal, Espaço do Artesão, Biblioteca Municipal e Centro Cultural.
Para obter mais dicas de lugares acessíveis, baixe o aplicativo do Guiaderodas!
Veja hotéis com acessibilidade no Rio de Janeiro
Carina Melazzi
Jornalista e produtora de conteúdo. Gosta de contar histórias e é apaixonada por viagens, montanhas e mar.