Batom inteligente permite aplicação automática e precisa

Batom inteligente permite aplicação automática e precisa

Ainda em fase de testes, a tecnologia desenvolvida pelo Grupo Boticário é voltada para pessoas com deficiência visual e motora

Nos últimos anos, as marcas de cosméticos começaram a entender que, além de sustentável, a maquiagem deve ser acessível a todos. Pensando nisso, o Grupo Boticário, em parceria com o CESAR (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife) e a startup Neurobots, iniciou no mês de fevereiro o desenvolvimento do segundo protótipo do batom inteligente, voltado para pessoas com deficiência visual ou motora. 

Por meio de uma foto e utilizando inteligência artificial, o sistema reconhecerá o lábio e enviará as coordenadas para a aplicação. Em seguida, a máquina aplicará o batom escolhido com precisão. Além disso, o aparelho terá indicações sonoras e visuais para sinalizar o início e o final da aplicação, porém essa funcionalidade continua em fase de testes.

Tecnologia pioneira e inovadora

O principal objetivo é permitir que o batom seja aplicado automaticamente, sem borrar, respeitando os limites do lábio e detectando diferentes tons de pele, independentemente de gênero e idade. Assim, o dispositivo eletrônico possibilitará às pessoas com deficiência visual ou com limitação motora nos membros superiores o uso do batom sem qualquer dificuldade, ou erro de contorno, apenas com o simples acionamento de um botão.

A tecnologia pioneira e inovadora foi criada pela equipe de Pesquisa e Desenvolvimento em parceria com a área de Tecnologia e suporte do time de Diversidade do Grupo Boticário, em colaboração com a área de inovação do CESAR. A previsão é de que o desenvolvimento do novo protótipo seja finalizado no mês de agosto deste ano. 

No momento, o objetivo é aumentar o banco de dados para tornar a inteligência artificial mais robusta e capaz de diferenciar e aplicar o batom com maior precisão. Além disso, o Grupo Boticário tem como foco a realização de pesquisas com os consumidores, para serem ouvidas dúvidas e ponderações relacionadas à acessibilidade. Dessa forma, o protótipo vai atender às expectativas do mercado e poderá, de fato, ser lançado.
Se você quer ficar por dentro de outras iniciativas de acessibilidade no Brasil, siga a página do Guiaderodas no Instagram e acompanhe o nosso blog!


Carina Melazzi

Carina Melazzi
Jornalista e produtora de conteúdo. Gosta de contar histórias e é apaixonada por viagens, montanhas e mar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

);

Quer receber novidades
de como a acessibilidade
está transformando o mundo?

Seu cadastro foi efetuado com sucesso.

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Guiaderodas will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.