fbpx
Bonito oferece atrativos turísticos com acessibilidade

Bonito oferece atrativos turísticos com acessibilidade

Pessoas com deficiência e mobilidade reduzida têm à disposição diversas opções de passeio para se aventurar em meio à natureza

Localizada a cerca de 300 km de Campo Grande, capital do Estado de Mato Grosso do Sul, a cidade de Bonito é um dos destinos de ecoturismo mais cobiçados do Brasil. Desde 2010, os principais atrativos do município investem na adaptação de sua infraestrutura e na capacitação de seus profissionais para atender pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

Bonito é um exemplo claro de que é possível aliar o turismo de aventura à acessibilidade. Por meio de equipamentos adaptados, que garantem segurança e conforto, os visitantes podem praticar rapel, rafting, flutuação em rios, entre outras atividades que possibilitam o contato com a natureza. A infraestrutura também é acessível e inclui piso tátil, calçadas largas, sinalização, rampas de acesso e banheiros adaptados.

Para você curtir ao máximo sua viagem e explorar todos os lugares de Bonito com acessibilidade, separamos algumas dicas valiosas de atrativos para que sua experiência seja ainda mais segura e prazerosa. Continue a leitura!

Bonito é para todos

O turismo de aventura inclusivo está ganhando cada vez mais força no Brasil. Em Bonito, por exemplo, todos os passeios são feitos com guias locais, têm um número limitado de visitantes e precisam ser agendados previamente. A cidade oferece diversos atrativos adaptados, sendo que os principais são:

Abismo Anhumas

Foto: site Abismo Anhumas

Foto: site Abismo Anhumas

Localizado a 23 km do centro de Bonito, o Abismo Anhumas é referência em acessibilidade. A atividade começa em uma trilha suspensa que vai até a base de apoio, onde o visitante é equipado e levado ao deck de descida para dar início ao rapel. 

Dentro da caverna, também é possível fazer o passeio de bote e flutuação. Todo o percurso é acompanhado por um monitor, que garante o suporte necessário aos participantes. 

A descida até as águas cristalinas do Abismo Anhumas, que tem 72 m, o equivalente a um prédio de 26 andares, é realizada por meio de um sistema de elevação, formado por uma base e dois cabos de aço e um motor elétrico, que exige o mínimo de esforço do visitante. 

Nascente Azul



Foto: Bonito Way

Esse atrativo fica a cerca de 29 km da cidade de Bonito e conta com carro de apoio, cadeira anfíbia, rampas de acesso e profissionais preparados. O passeio da Nascente Azul começa com um trilha de 300 m, que possui paisagens de tirar o fôlego e atende as normas de segurança e acessibilidade. 

Em seguida, o visitante percorre uma passarela suspensa com uma cadeira anfíbia até chegar ao deck de flutuação. Esse equipamento conta com diferentes posições de encosto, apresenta flutuabilidade e estabilidade ideais para o banho de rio e possui pneus mais largos do que os das cadeiras de rodas tradicionais, o que facilita o deslocamento. 

Toda a atividade é acompanhada por instrutores capacitados para atender pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. 

Aquário Natural

Foto: Guia Viajar Melhor

Foto: Guia Viajar Melhor

Localizado a 7 km do centro de Bonito, o Aquário Natural é outra opção de atrativo com acessibilidade que vale a pena conhecer. Antes do início da flutuação no rio, os visitantes recebem um treinamento na piscina, com todo o equipamento necessário, incluindo roupa de neoprene, snorkel e máscara. 

Em seguida, é realizada uma trilha de 500 m pela mata ciliar até chegar ao deque principal da nascente do rio. Até o encontro com os rios Formosinho e Formoso, são cerca de 800 m de flutuação, e todo o percurso é acompanhado por um barco de apoio com instrutores especializados. Além disso, no rio Formoso, os visitantes podem fazer uma parada para aproveitar a tirolesa. 

O passeio de flutuação no Aquário Natural faz parte da Reserva Ecológica Baía Bonita, onde também é possível contemplar a fauna e a flora da região da Serra da Bodoquena, que possui inúmeras cachoeiras e trilhas para todos os gostos.
Se você quer obter mais informações sobre lugares acessíveis no Brasil, baixe o aplicativo do Guiaderodas!


Carina Melazzi

Carina Melazzi
Jornalista e produtora de conteúdo. Gosta de contar histórias e é apaixonada por viagens, montanhas e mar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir mensagem
);

Quer receber novidades
de como a acessibilidade
está transformando o mundo?

Seu cadastro foi efetuado com sucesso.

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Guiaderodas will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.