Cadeira de rodas que fica em pé oferece autonomia e qualidade de vida

Cadeira de rodas que fica em pé oferece autonomia e qualidade de vida

Além de facilitar o deslocamento de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, o equipamento garante uma série de benefícios à saúde

A invenção da cadeira de rodas foi um passo importante para dar autonomia às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Mas o surgimento das tecnologias assistivas levou à criação de equipamentos mais modernos e eficientes, a exemplo da cadeira de rodas que fica em pé, também conhecida como cadeira ortostática.  

Neste artigo, você vai entender como funciona a cadeira de rodas que fica em pé, quais os fatores que devem ser levados em consideração na hora de escolher o equipamento e de que maneira a cadeira ortostática pode proporcionar benefícios para a saúde. Continue a leitura!

Como escolher uma cadeira de rodas?

Antes de começar a pesquisar as diferentes marcas disponíveis no mercado, é preciso entender que a cadeira de rodas é uma extensão do corpo. Portanto, ela deve ser dimensionada de forma que a pessoa consiga usufruir ao máximo dos benefícios do equipamento. 

As medidas de largura e profundidade do assento e de altura do encosto são pontos importantes que devem ser levados em consideração na hora da escolha. Mas quando falamos de cadeira ortostática, é preciso ir além do básico. 

Por isso, além desses fatores, é necessário prestar atenção a outras medidas da pessoa que vai usar o equipamento, como a posição do braço em relação ao eixo traseiro da cadeira, por exemplo, que pode prevenir lesões no ombro. 

No final das contas, a melhor estratégia na hora de escolher uma cadeira de rodas ortostática é entender as necessidades individuais do usuário e analisar se cada item do equipamento combina entre si, sendo capaz de atender às demandas da pessoa com deficiência e mobilidade reduzida.

Cadeira de rodas que fica em pé

Como funciona a cadeira de rodas que fica em pé?

A cadeira de rodas que fica em pé, tecnicamente conhecida como cadeira ortostática, é ideal para quem deseja mais independência no dia a dia. Ela permite que o usuário consiga realizar diferentes tarefas e exercícios físicos sem a ajuda de outras pessoas, na maioria das vezes.

A inclinação do equipamento possibilita que o cadeirante consiga se locomover de um ponto para o outro na posição vertical. Caso seja necessário, a pessoa também pode usar a cadeira de rodas no modo horizontal.

Para garantir mais estabilidade e conforto para o cadeirante, o equipamento conta com faixas de segurança no quadril e nos joelhos, além de outro acessório que prende o tronco, enquanto os pés permanecem fixos na base.

Quais os benefícios para a saúde?

Assim como passar muito tempo em pé pode causar problemas à saúde, ficar sentado por longas horas traz consequências negativas para o corpo. Dessa forma, a cadeira ortostática garante o equilíbrio necessário para o organismo do cadeirante.

Ela possibilita a realização de exercícios físicos na posição vertical, previne a osteoporose, contraturas e deformidades, melhora o tônus muscular e beneficia os sistemas digestivo, urinário, circulatório e cardiorespiratório. Esses aspectos trazem mais qualidade de vida para o cadeirante e aumentam sua autoestima. 

Para ficar por dentro de tudo o que acontece no universo da acessibilidade, siga a página do Guiaderodas no Instagram!


Carina Melazzi

Carina Melazzi
Jornalista e produtora de conteúdo. Gosta de contar histórias e é apaixonada por viagens, montanhas e mar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

);

Quer receber novidades
de como a acessibilidade
está transformando o mundo?

Seu cadastro foi efetuado com sucesso.

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Guiaderodas will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.