Certificação Guiaderodas: por que a sua empresa deve participar do processo?

O processo atende a um conjunto rigoroso de critérios de acessibilidade e dura em média 12 meses

Há alguns anos, a implementação de práticas de responsabilidade social deixou de ser um diferencial competitivo e se tornou um compromisso genuíno das organizações para promover uma sociedade menos capacitista. Dentro desse contexto, a Certificação Guiaderodas é um dos principais programas direcionados a empresas que garante, de forma eficiente, a inclusão no ambiente de trabalho.   

Para melhorar a qualidade de vida e o bem-estar dos colaboradores com deficiência, ou até mesmo daqueles que não têm deficiência mas necessitam de acessibilidade, é preciso ir além da adequação às normas técnicas previstas em lei. O desenvolvimento de ações e iniciativas inclusivas também é fundamental, uma vez que estabelece diretrizes e pilares de transformação para tornar o ambiente de trabalho mais saudável e humanizado.

À medida que as empresas se comprometem em atender às necessidades dos funcionários, sem distinção, elas permitem a plena utilização dos espaços e mobiliários com segurança e autonomia, o que impacta diretamente na produtividade e nos resultados corporativos. Afinal, uma ideia quando é boa, é boa para todos.

O que é a Certificação Guiaderodas?

A Certificação Guiaderodas consiste em um programa que reconhece as melhores práticas de acessibilidade e inclusão de empresas e empreendimentos. Estão elegíveis à certificação edifícios comerciais, escritórios, galpões logísticos e shoppings centers, tanto em fase de projeto como em operação.

De maneira geral, a Certificação Guiaderodas é o primeiro programa que:

  • avalia o nível de acessibilidade, levando em consideração as normas e a vivência da pessoa com deficiência;
  • abrange a mobilidade de todas as pessoas no local, incluindo pessoas com deficiência visual, física e auditiva;
  • treina os colaboradores para eliminar as barreiras atitudinais que impedem uma boa experiência;
  • mede o impacto ESG anualmente e propõe metas para o aprimoramento contínuo;
  • auxilia a liderança para maior engajamento na causa;
  • certifica os colaboradores que concluem o treinamento Atitude Acessível;
  • colabora para a mobilidade urbana;
  • fomenta o voluntariado digital por meio do aplicativo Guiaderodas, plataforma que permite ao usuário avaliar e consultar a acessibilidade de diversos locais pelo mundo todo.

A metodologia original da Certificação Guiaderodas foi desenvolvida em conjunto por uma equipe interdisciplinar, composta por arquitetos especialistas, pesquisadores e pessoas com deficiência. Ela se baseia na premissa de que a acessibilidade deve ser vista como um exercício contínuo e no conceito de que ambientes acessíveis são formados pela estrutura física e por pessoas.

O processo para a obtenção da certificação atende a um conjunto rigoroso de critérios de acessibilidade e abrange quatro eixos: ambientes, colaboradores/atendimento, governança e comunidade. Ele dura em média 12 meses e, após esse período, é entregue um relatório de impacto com os resultados e a descrição das boas práticas de acessibilidade e inclusão desempenhadas pelo local. 

Por que a sua empresa deve obter a Certificação Guiaderodas?

A Certificação Guiaderodas é uma ferramenta essencial do planejamento estratégico das empresas. A participação no programa traz diversos benefícios para as organizações, como a conformidade legal, o aumento do respeito às diferenças, da reputação empresarial, da produtividade, do engajamento, da base de clientes e da motivação dos colaboradores e da geração de valor para o negócio. 

Além de haver uma valorização do imóvel e uma diminuição dos riscos regulatórios, as companhias se tornam mais valorizadas e reconhecidas por todas as partes interessadas do negócio, incluindo clientes, comunidade, funcionários, acionistas, parceiros comerciais e fornecedores. Trata-se de um investimento com retorno garantido, e não um custo adicional.


No Guia da Certificação Guiaderodas, é possível obter informações mais detalhadas sobre o processo de certificação, incluindo a metodologia aplicada, os critérios adotados para cada etapa prevista e todos os benefícios.


Carina Melazzi

Carina Melazzi
Jornalista e produtora de conteúdo. Gosta de contar histórias e é apaixonada por viagens, montanhas e mar.

Uma resposta