O acesso aos equipamentos deve ser solicitado pelo espectador no momento da compra do ingresso na bilheteria do cinema
Desde outubro de 2022, as salas Luz e Ritz do Cine Passeio, em Curitiba (PR), contam com equipamentos de acessibilidade para pessoas com deficiência visual e auditiva. Os espaços foram adaptados para receber uma tecnologia que permite a esse público assistir aos filmes em qualquer sessão, no mesmo local e no ambiente comum a todos os espectadores.
Os equipamentos integram o ProAccess, sistema de acessibilidade para sessões de cinema e teatro, criado pela Riole, empresa do município de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, que desenvolve soluções para áudio e vídeo. Com a adoção dos dispositivos, o Cine Passeio se tornou o primeiro cinema público do Sul do Brasil a contar com essa tecnologia e o sexto em todo o país.
Como funcionam os equipamentos de acessibilidade?
Os equipamentos adquiridos pelo Cine Passeio incluem o display para legendas e Língua Brasileira de Sinais (Libras), voltado para surdos, e o receptor para audiodescrição, utilizado pelos espectadores com deficiência visual. O primeiro tem uma pequena tela, em que é possível acompanhar a narração do filme por um intérprete de Libras. O dispositivo é leve, compacto e conta com ajuste automático de luminosidade.
Já o receptor para audiodescrição é composto por um fone de ouvido e um aparelho com dois canais (audiodescrição e áudio assistência) e regulagem de volume. Ele narra as falas, expressões e os cenários do filme em tempo real, tornando a experiência no cinema mais inclusiva.
Os dois dispositivos são utilizados individualmente e o acesso deve ser solicitado no momento da compra do ingresso na bilheteria do Cine Passeio. A solução tecnológica é a mesma utilizada em salas de cinema de todo o mundo, com a chancela das produtoras Disney e Warner, que produzem filmes adaptados e conteúdos acessíveis.
O sistema de acessibilidade ProAccess utiliza sinal infravermelho, que é instalado nas salas de cinema, dispensando qualquer tipo de conexão. Assim, os conteúdos disponíveis em Libras, audiodescrição, áudio assistência e legendas descritivas são extraídos diretamente do DCP (Digital Cinema Package), padrão mundial de formato de exibição cinematográfica digital.
O Cine Passeio
Inaugurado em 2019, o Cine Passeio funciona como um cinema de rua e complexo cultural. Além de trazer de volta à cidade de Curitiba a proposta dos cinemas de rua, ele foi projetado para ser também um espaço de formação audiovisual e de inovação na área da economia criativa.
Os novos equipamentos para as sessões de filmes são apenas alguns dos recursos de acessibilidade do Cine Passeio. O local também tem entrada com rampa, piso tátil, elevador, banheiro adaptado, espaço para cadeiras de rodas nas salas de cinema e conta com equipe capacitada para atender pessoas com deficiência.
O Cine Passeio também apresenta espaços para eventos, um coworking e um café. A seleção de filmes é definida semanalmente, podendo contar com sessões especiais, como a sessão matinê, a sessão da meia-noite e a sessão de cinema a céu aberto. O espaço funciona de terça-feira a domingo, das 13h às 22h.
Endereço: R. Riachuelo, 410 – Centro, Curitiba – PR, 80020-250
Para saber mais sobre iniciativas de acessibilidade e inclusão no Brasil e no mundo, siga a página do Guiaderodas no Instagram!
Carina Melazzi
Jornalista e produtora de conteúdo. Gosta de contar histórias e é apaixonada por viagens, montanhas e mar.