O processo reconhece as melhores práticas de acessibilidade e inclusão de empresas e dura em média 12 meses
Nos últimos anos, o sucesso das empresas tornou-se diretamente proporcional ao seu compromisso com a implementação de ações de diversidade e inclusão. Dentro desse contexto de boas práticas ESG (Environmental, Social and Governance), a Certificação Guiaderodas é uma ferramenta que favorece a acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência no ambiente de trabalho e deve integrar o planejamento estratégico das empresas.
As organizações que se empenham para promover um ambiente de trabalho mais inclusivo e investem em iniciativas de responsabilidade social são mais valorizadas e geram um impacto positivo maior. À medida que os funcionários com deficiência se sentem acolhidos e respeitados, é possível melhorar o clima organizacional e torná-lo mais saudável e humanizado.
O que é a Certificação Guiaderodas?
A Certificação Guiaderodas é um programa que reconhece as melhores práticas de acessibilidade e inclusão de empresas e empreendimentos. Estão elegíveis à certificação edifícios comerciais, escritórios, galpões logísticos e shoppings centers, tanto em fase de projeto como em operação.
A metodologia original da Certificação Guiaderodas foi desenvolvida em conjunto por uma equipe interdisciplinar, composta por arquitetos especialistas, pesquisadores e pessoas com deficiência. Ela se baseia na premissa de que a acessibilidade deve ser vista como um exercício contínuo e no conceito de que ambientes acessíveis são formados pela estrutura física e por pessoas.
O processo para a obtenção da certificação atende a um conjunto rigoroso de critérios de acessibilidade e abrange quatro eixos: ambientes, colaboradores/atendimento, governança e comunidade. Ele dura em média 12 meses e, após esse período, é entregue um relatório de impacto com os resultados e a descrição das boas práticas de acessibilidade e inclusão desempenhadas pelo local.
No Guia da Certificação Guiaderodas, é possível obter informações mais detalhadas sobre o processo de certificação, incluindo a metodologia aplicada, os critérios adotados para cada etapa prevista e todos os benefícios.
Inclusão de todos os funcionários
No ambiente de trabalho, a educação é uma das principais ferramentas para gerar as mudanças necessárias nas empresas. Por meio do “Treinamento Guiaderodas Atitude Acessível”, que integra o eixo colaboradores/atendimento da Certificação Guiaderodas, é possível que os funcionários se aproximem do universo da pessoa com deficiência, conhecendo situações cotidianas para uma atitude mais acessível.
Durante o treinamento, são abordados os seguintes temas:
- conceito de acessibilidade;
- termos para se referir às pessoas com deficiência;
- princípios para uma atitude acessível;
- características das pessoas com deficiência: física, visual, auditiva e intelectual;
- condições temporárias de mobilidade reduzida;
- melhoria da acessibilidade por meio do voluntariado digital;
- pesquisa qualitativa sobre o local de trabalho.
- inclusão dos funcionários com deficiência
Dessa forma, as empresas estimulam a empatia, ajudam os funcionários sem deficiência a lidar de forma proativa com aqueles que têm algum tipo de deficiência, eliminam as barreiras atitudinais que impedem uma boa experiência e promovem, de fato, a inclusão de todos no ambiente de trabalho.
Carina Melazzi
Jornalista e produtora de conteúdo. Gosta de contar histórias e é apaixonada por viagens, montanhas e mar.