fbpx
Conheça os principais ferramentas de acessibilidade do Android

Conheça os principais ferramentas de acessibilidade do Android

Com opções nativas e baixadas, aprenda como tirar melhor proveito de dispositivos com sistema Android por meio das ferramentas de acessibilidade

Segundo relatório do Google lançado em 2020, o sistema Android aparece em mais de 90% dos smartphones usados por brasileiros. Diante disso, confira dez ferramentas de acessibilidade para auxiliar pessoas com deficiência no uso do dispositivo. 

1) Talkback

Criado para ler a tela em voz alta, o Talkback é um recurso que vai além da leitura básica, disponibilizando um teclado em braille para escrever em seis pontos na tela. Caso o usuário não deseje o retorno de voz o tempo todo é possível habilitar o recurso “selecione para ouvir”, fazendo com que o navegante destaque as palavras que devem ser narradas. 

O Talkback também funciona ao apontar a câmera para conteúdos escritos. O recurso pode ser habilitado em Configurações> Acessibilidade> Assistente de voz (Talkback). No menu há um tutorial e uma aba para personalização das funcionalidades.

2) Melhorias de visibilidade

Outras ferramentas de acessibilidade importantes para a melhor visibilidade de conteúdo no smartphone são o alto contraste para fontes e teclado, inversão de cores, além de sua correção de cores nas vertentes Deuteranomalia (vermelho-verde), Protanomalia (vermelho-verde) e Tritanomalia (azul-amarelo), disponíveis em Configurações> Acessibilidade> Melhorias de visibilidade. No submenu é possível escolher também o tamanho, a família e a espessura da fonte, além de teclado em alto contraste e atalhos para ampliação do texto

3) Melhorias de audição

Um dos destaques do menu Melhorias de audição é a opção de transcrição instantânea, a qual formata em texto o áudio captado em tempo real. É possível ainda, efetuar o balanço de som dos alto falantes da direita e esquerda, ativar ou desativar o áudio mono e otimizar o som de acordo com a idade do usuário. 

As variações oferecidas pelo Adapt Sound incluem grupos inferiores a 30 anos, pessoas de 30 a 60 anos e público acima de 60 anos A ferramenta de acessibilidade está disponível em Configurações> Acessibilidade> Melhorias de audição.

4) Lookout

Uma das ferramentas de acessibilidade mais versáteis do Google é o Lookout, no qual o aparelho utiliza visão computacional para ajudar pessoas cegas ou com baixa visão a receber informações sobre o ambiente ao redor delas. 

A aplicação na Play Store é ofertada gratuitamente para download e funciona em cinco modos diferentes. São eles a leitura de textos, documentos inteiros, notas de dólares e embalagens, no entanto, este último recurso por se tratar de um modo de teste, ainda não está disponível para todos os países. 

Dá também para utilizar o modo exploração apontando a câmera para os objetos ao redor, enquanto a aplicação retorna com a descrição em áudio. Para interromper ou iniciar o Lookout, toque em “Ativar” câmera ou “Desativar” câmera. E se o TalkBack estiver em uso é preciso tocar duas vezes. O smartphone vibrará quando desativar o aplicativo.

5) Menu de acessibilidade

Outra ferramenta de acessibilidade muito funcional é o menu dedicado, que pode ser habilitado em Configurações > Acessibilidade > Serviços instalados > Menu de acessibilidade. A opção é acionada com deslizar de dois dedos para cima, exibindo uma nova janela de controle do aparelho móvel. Ações como abrir o Google Assistente para comando de voz, aumentar e diminuir o volume e realizar capturas de tela podem ser efetuadas.

Para ficar por dentro de outras iniciativas de acessibilidade no Brasil, siga a página do Guiaderodas no Instagram e em nosso Blog!


Felipe Lima

Jornalista formado pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM) e redator web desde 2017, especializado em SEO pela Comschool. Profissional que acredita no poder das palavras e na transmissão de histórias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir mensagem
);

Quer receber novidades
de como a acessibilidade
está transformando o mundo?

Seu cadastro foi efetuado com sucesso.

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Guiaderodas will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.