“Esporte em rede” oferece atividades aquáticas a pessoas com deficiência visual

“Esporte em rede” oferece atividades aquáticas a pessoas com deficiência visual

A participação no projeto é aberta a jovens, adultos e idosos moradores de Campinas

Em fevereiro deste ano, o Centro Cultural Louis Braille de Campinas, em São Paulo, lançou o projeto “Esporte em Rede”, em parceria com o Instituto Campineiro dos Cegos Trabalhadores e a Associação Paraolímpica de Campinas. O objetivo é promover a inclusão de pessoas com deficiência visual por meio da prática de atividades aquáticas.

A participação no projeto é aberta a pessoas com mais de 8 anos, moradoras de Campinas e, preferencialmente, em situação de vulnerabilidade. As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, na Faculdade de Educação Física da PUC-Campinas, e contam com a orientação de profissionais especializados e capacitados. A meta é que 50 pessoas vinculadas às entidades parceiras do projeto sejam atendidas. 

De maneira geral, a prática regular da natação libera endorfina, um hormônio que está associado à sensação de prazer e satisfação. Assim, ela melhora a disposição, o humor e a autoestima. Além disso, a atividade na água representa um momento de liberdade e independência, no qual o praticante consegue se movimentar livremente sem o auxílio de bengala, muletas, próteses ou cadeiras de rodas. 

O esporte também pode ajudar na socialização, no restabelecimento da autoconfiança e da segurança, na coordenação e postura, na melhora da circulação, na redução da dor e de espasmos musculares, assim como na reeducação e no fortalecimento do músculo enfraquecido ou paralisado.

Guia de atividade física 

Em 2022, o Ministério da Saúde lançou uma versão em braile do guia de atividade física para a população brasileira, para garantir o acesso de pessoas com deficiência visual. Os exemplares foram distribuídos para instituições e associações especializadas, institutos, fundações, universidades, além de centros de reabilitação vinculados ao SUS e que atendem pessoas com deficiência visual.

A primeira versão do guia de atividade física para a população brasileira foi lançada em 2021 pelo Ministério da Saúde. No entanto, a necessidade de tornar o material mais inclusivo fez com que o órgão desenvolvesse um novo documento em braile. Além das versões impressas, a publicação também está disponível em formato digital, audiolivro e nos canais do Ministério da Saúde.

De maneira geral, o documento apresenta informações e recomendações específicas sobre atividade física, para que a população tenha uma vida mais saudável e ativa. O material é direcionado a crianças, jovens, adultos, idosos, além de gestantes, mulheres no pós-parto e pessoas com deficiência. 

Se você quer ficar por dentro de outras iniciativas de acessibilidade no Brasil, siga a página do Guiaderodas no Instagram e acompanhe o nosso blog!


Carina Melazzi

Carina Melazzi
Jornalista e produtora de conteúdo. Gosta de contar histórias e é apaixonada por viagens, montanhas e mar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

);

Quer receber novidades
de como a acessibilidade
está transformando o mundo?

Seu cadastro foi efetuado com sucesso.

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Guiaderodas will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.