fbpx
Líderes de RH trazem diversidade e inclusão para as empresas através do Treinamento Guiaderodas Atitude Acessível

Líderes de RH trazem diversidade e inclusão para as empresas através do Treinamento Guiaderodas Atitude Acessível

As lideranças empresariais de RH tem o poder de gerar grande impacto na criação da cultura no local de trabalho.

No Brasil, como na maioria dos países, a lei exige que as empresas forneçam vagas para candidatos com deficiência dentro de uma porcentagem relacionada ao número total de funcionários. A realidade nem sempre acompanha a legislação e, a grande maioria das empresas não apresenta condições de acessibilidade arquitetônicas e atitudinais para receber pessoas com deficiência em seus locais de trabalho.

Portanto, cabe à liderança de RH estabelecer e reforçar ideias de diversidade e inclusão.

As lideranças empresariais de RH tem o poder de gerar grande impacto na criação da cultura no local de trabalho. Ao definir e comunicar a visão da organização, um líder pode influenciar o comportamento dos funcionários, incluindo atitudes em relação à contratação e ao trabalho de pessoas com deficiência. 

Muitas iniciativas em prol da diversidade e inclusão têm sido eficazes dentro das empresas.

Com o objetivo de trazer a cultura da acessibilidade para a empresa e qualificar seus funcionários para lidar de forma proativa com pessoas com deficiência e restrição de mobilidade, a 99 aderiu ao Treinamento Guiaderodas Atitude Acessível. Foram realizadas 4 sessões presenciais aprimorando assim as práticas de acessibilidade atitudinal.

treinamento 99
Funcionários da 99 com seus certificados após treinamento do Guiaderodas

O Treinamento Guiaderodas Atitude Acessível é um programa que reconhece as melhores práticas de acessibilidade atitudinais para empresas que zelam pelo bem estar de todos. Sendo assim, corporações com o objetivo de serem cada vez mais inclusivas contam com a expertise do Guiaderodas, startup brasileira premiada pela ONU para conquistar tão almejada certificação.

bruno mahfuz

“Tão importante quanto oferecer uma estrutura acessível é que as pessoas que frequentam e trabalham no espaço estejam aptas a lidar com a diversidade humana. A nossa experiência mostra que a acessibilidade é plataforma para a inclusão e trabalhamos incessantemente para que todos tenham uma vida mais autônoma e independente”, diz Bruno Mahfuz, cadeirante desde 2001, fundador do Guiaderodas e eleito pelo MIT Technology Review como um dos maiores inovadores da América Latina. “Temos um mote: uma ideia quando é boa, é boa para todos. Por essa razão, os serviços prestados pelo Guiaderodas contemplam a acessibilidade para pessoas com deficiência, mulheres grávidas, pessoas obesas, idosos e toda a diversidade humana”, completa Bruno. 

O mesmo programa de treinamento foi realizado aos funcionários da Microsoft na versão online, que por fim foram convidados a fazerem suas avaliações no app Guiaderodas sobre a acessibilidade dos locais e assim, ajudar milhares de pessoas a terem segurança, conforto e autonomia. O app Guiaderodas é uma plataforma de informações sobre acessibilidade de estabelecimentos presente em mais de 2000 cidades e mais de 100 países pelo mundo.

Outro exemplo que aderiu ao programa de treinamentos é o Mercado Livre

Mercado Livre - Certificação Guiaderodas

“O Mercado Livre é uma empresa que valoriza bastante a diversidade e a inclusão e para a gente participar da Certificação Guiaderodas foi fundamental. Nós só temos a potencializar o nosso ambiente de trabalho trazendo essas diferentes perspectivas para a nossa cultura”, diz Carolina Recioli RH do Mercado Livre, uma das empresas que conquistaram a Certificação Guiaderodas.

Treinamento Guiaderodas
Atitude Acessível

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

);