fbpx
Fundador do Guiaderodas, Bruno Mahfuz, recebe prêmio Humanitário do MIT

Fundador do Guiaderodas, Bruno Mahfuz, recebe prêmio Humanitário do MIT

Bruno Mahfuz é um dos 35 mais inovadores com menos de 35 anos premiados pelo MIT no ano de 2018

Nesse dia 15 de Novembro de 2018 acontece a premiação Innovators Under 35 que é uma premiação do MIT – Instituto de Tecnologia de Massachusetts. Esse ano a premiação acontecerá em Guadalajara – México e o Sócio-Fundador do Guiaderodas Bruno Mahfuz é um dos premiados na categoria Humanitários com o Aplicativo Guiaderodas.

Inovadores com menos de 35 anos é o mais prestigiado reconhecimento mundial da MIT Technology Review

Inovadores com menos de 35 anos é uma lista anual que reconhece inovadores pelo mundo todo. São 5 categorias premiadas Inventores, Empreendedores, Visionários, Humanitários, Pioneiros. O MIT está à procura de indivíduos cujo excelente trabalho técnico promete moldar as próximas décadas. Seu objetivo é reconhecer o desenvolvimento de novas tecnologias ou a aplicação criativa de tecnologias existentes para solucionar os maiores problemas do mundo.

Para pessoas com mobilidade reduzida, sair de casa pode significar uma expedição ao desconhecido. Se eles não tiverem certas informações sobre o ambiente, nada garante que, quando chegarem ao destino, possam acessá-lo. Por este motivo, foi criado o Guiaderodas, um aplicativo através do qual os usuários podem relatar o nível de acessibilidade dos sites que visitam, para que essas informações estejam disponíveis para o restante da comunidade.

Para esta iniciativa Mahfuz foi selecionado pelo MIT Technology Review entre os inovadores com menos de 35 anos na América Latina 2018. Para melhorar a acessibilidade nas empresas Bruno Mahfuz criou a Certificação Guiaderodas, programa que reconhece as melhores práticas de acessibilidade no mundo. Almejada por empresas e empreendimentos que zelam pelo bem estar de todos, o processo de Certificação envolve a avaliação da acessibilidade na visão do arquiteto especializado, da pessoa com deficiência e do colaborador do local, que é treinado para melhor atender as pessoas com qualquer restrição de mobilidade. Saiba mais sobre a Certificação Guiaderodas.

MIT Technology Review

Estabelecida em 1999 em homenagem ao 100º aniversário do MIT Technology Review, a lista de inovadores com menos de 35 anos foi inicialmente concebida como uma lista de 100 inovadores. Em meados dos anos 2000, a lista evoluiu para se concentrar em 35 inovadores a cada ano. Em 2010, a busca foi expandida pelos inovadores mais promissores organizando edições regionais da lista. Existem versões regionais na América Latina, Europa, China, Índia, Sudeste Asiático / Oceania e MENA. Os vencedores das listas regionais são automaticamente considerados para a lista global. Instituto de Tecnologia de Massachusetts (em inglês: Massachusetts Institute of Technology – MIT) é uma universidade privada de pesquisa localizada em Cambridge, Massachusetts, Estados Unidos. Fundada em 1861, em resposta à crescente industrialização dos Estados Unidos, o MIT adotou um modelo europeu universidade politécnica e salientou a instrução laboratorial em ciência aplicada e engenharia. Frequentemente é citada como uma das melhores faculdades do mundo. É muito conhecido por suas pesquisas e educação na área de ciências físicas e engenharia. Veja a matéria completa no site do MIT.

Cada um dos inovadores escolhidos tem uma página de apresentação no site da Innovators Under 35 Latin America 2018. O texto abaixo é a tradução da página do Bruno:
Texto em Espanhol / Texto em Inglês

MIT Premiação

A premiação

Categoria: Internet e web
Ano: 2018
Organização: Guiaderodas
Região: América Latina
País: Brasil

Sair de casa pode ser um desafio

Para pessoas com mobilidade reduzida, sair de casa pode se tornar uma expedição rumo ao desconhecido. Se não tiverem certas informações sobre os locais, nada garante que, uma vez que cheguem ao seu destino, conseguirão entrar. Bruno Mahfuz considera essa situação inaceitável em plena era da internet. É por isso que criou o Guiaderodas, um aplicativo para os usuários avaliarem o nível de acessibilidade dos lugares que visitam, para que essas informações estejam disponíveis para toda a comunidade. Por esta iniciativa, Mahfuz foi selecionado pelo MIT Technology Review como um dos Innovators Under 35 Latin America 2018.

Quando tinha 17 anos, um acidente o deixou preso a uma cadeira de rodas, o que trouxe uma dificuldade a mais para ele viver uma vida normal. Todos esses anos em que Mahfuz tem usado cadeira de rodas o convenceram de que acessibilidade não é um problema que afeta apenas pessoas com deficiência. “Pais que levam seus filhos em carrinhos de bebê, grávidas, idosos, pessoas que sofreram uma lesão… A acessibilidade torna a vida mais confortável para todos”, diz o jovem brasileiro. De fato, ele afirma que 65% dos usuários do Guiaderodas não possuem nenhum tipo de deficiência.

O Guiaderodas oferece uma lista de lugares próximos com base na localização e nas categorias previamente escolhidas pelo usuário, bem como o nível de acessibilidade do local, que é avaliado por outros usuários. O acesso antecipado a essas informações permite que as pessoas tenham maior previsibilidade na hora de decidir onde ir.

Atravessando fronteiras

Depois de operar por dois anos, o aplicativo coletou informações sobre locais em mais de 900 cidades em 56 países, e foi escolhido como a melhor iniciativa em inclusão e empoderamento no World Summit Awards, organizado pelas Nações Unidas. No entanto, seu criador acredita que a sociedade deve parar de olhar para a acessibilidade como um problema que afeta apenas uma minoria, e deve começar a vê-la como algo que melhora a vida de todos. Mahfuz afirma: “Meu objetivo é que a empresa eventualmente deixe de existir, pois esperamos que um dia não haja mais necessidade desse serviço”.

Paloma Cabello, sócia, consultora sênior para Finanças e Investimentos e investidora anjo da Calligram, que também é membro do júri da Innovators Under 35 Latin America 2018, considera que o Guiaderodas é “excelente” e que oferece “um enfoque inovador para um velho problema, que tem alto impacto e é sustentável”.

Comentários (3)

  1. 16/06/2020 no 13:06 pm

    […] foi premiado pela ONU como a Melhor Solução Digital Inclusiva do Mundo e o Bruno foi eleito pelo MIT Technology Review um dos maiores inovadores da América […]

  2. 01/07/2020 no 21:10 pm

    […] “Um ambiente preparado para bem receber a todos atrai clientes, fornecedores e gera impacto positivo para toda a sociedade”, diz o fundador do Guiaderodas Bruno Mahfuz. Cadeirante desde os seus 17 anos, foi eleito pelo MIT Technologie Review um dos maiores inovadores da América Latina.  […]

  3. 04/07/2020 no 15:28 pm

    […] tenham uma vida mais autônoma e independente”, diz Bruno Mahfuz, cadeirante desde 2001, fundador do Guiaderodas e eleito pelo MIT Technology Review como um dos maiores inovadores da Améri… “Temos um mote: uma ideia quando é boa, é boa para todos. Por essa razão, os serviços […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

);