fbpx
Certificação Guiaderodas e os ODS

Certificação Guiaderodas e os ODS

Programa favorece a acessibilidade e inclusão e auxilia empresas e empreendimentos a atingirem os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) da ONU

O Guiaderodas é uma plataforma global de serviços a favor da acessibilidade que visa proporcionar uma vida mais autônoma e inclusiva para todos. 

Com atuação ampla, atinge simultaneamente dois universos: o grande público, através de suas campanhas de conscientização e de seus serviços tecnológicos, e as empresas, através de seus serviços profissionais de Certificação e de sua plataforma de treinamento e engajamento.

Certificação Guiaderodas

A Certificação Guiaderodas é um programa que aprimora e reconhece as melhores práticas de acessibilidade e inclusão em empresas e empreendimentos. A metodologia original da Certificação foi desenvolvida em conjunto por uma equipe interdisciplinar, composta por arquitetos especialistas, pesquisadores e pessoas com deficiência. Ela se baseia na premissa de que acessibilidade deve ser vista como um exercício contínuo e no conceito de que “ambientes acessíveis” são compostos pela estrutura física e pelas pessoas.

Com isso, a avaliação vai além do atendimento à legislação vigente e às normas técnicas elaboradas pelos órgãos de regulação. Ao entender acessibilidade como um organismo vivo e incorporar fatores humanos, o processo de avaliação também leva em consideração a experiência prática de pessoas com deficiência, a percepção dos usuários habituais do espaço, além de aspectos de tratamento interpessoal. 

Como consequência direta, o processo de certificação contribui para os aspectos de sustentabilidade ambiental, social e governança (Environmental, Social and Governance, ou ESG em inglês), uma vez que os trabalhos realizados além de estarem pautados em normas e leis locais, também fortalecem políticas e relações de trabalho baseadas nos valores de inclusão e diversidade, engajamento dos funcionários, treinamento da força de trabalho, direitos humanos e relações com comunidades.

O primeiro passo do processo de certificação é a avaliação técnica realizada por arquitetos especialistas em acessibilidade. Ela tem como objetivo verificar a conformidade com as normas técnicas e leis referentes a acessibilidade, em particular, a NBR9050/2020 – Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), e a Lei Federal nº 13.146 de 2015 – Lei Brasileira de Inclusão (LBI). Essa avaliação é realizada em projeto (se aplicável) e in loco, acompanhada por pessoas com deficiência e/ou restrição de mobilidade. O objetivo é agregar um olhar funcional à avaliação. Ao circular pelas instalações, a acessibilidade dos ambientes é também experimentada na prática.

Para empreendimentos em operação, ações de engajamento e incentivo ao voluntariado são feitas internamente à empresa ou edificação em parceria com a equipe, convidando os ocupantes do espaço a fazer sua própria avaliação através do aplicativo Guiaderodas. Além de enriquecer a análise técnica, essas ações têm as importantes missões de conscientizar, 

Impacto 

A Agenda 2030, criada pela ONU em 2015, é um plano de ação que define 169 metas, organizadas em 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que orientam um trabalho colaborativo de todos os países e todas as partes interessadas em busca de fortalecer a paz universal com mais liberdade.

A Agenda busca concretizar os direitos humanos de todos, equilibrando as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental. Cada um dos ODS define uma área de trabalho, sendo subdivididos em metas, que servem como um “mapa” para orientar o trabalho de governos, empresas, ONGs e a sociedade civil na direção desses grandes objetivos globais.

A Certificação Guiaderodas tem como foco contribuir para os seguintes ODS (e suas respectivas metas):

OBJETIVO 4

Assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

  • 4.a Construir e melhorar instalações físicas para educação, apropriadas para crianças e sensíveis às deficiências e ao gênero e que proporcionem ambientes de aprendizagem seguros, não violentos, inclusivos e eficazes para todos.

Muitas pessoas com restrição de mobilidade têm suas atividades impossibilitadas pela falta de acessibilidade nas instituições de ensino. Através do processo para a Certificação Guiaderodas, auxiliamos instituições de ensino a prepararem-se para incluir todas as pessoas no ambiente educacional, eliminando as barreiras arquitetônicas e atitudinais que impedem o acesso pleno de todos.

ods 8 trabalho decente e crescimento econômico

OBJETIVO 8

Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todas e todos.

  • 8.5 Até 2030, alcançar o emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todas as mulheres e homens, inclusive para os jovens e as pessoas com deficiência, e remuneração igual para trabalho de igual valor.
  • 8.8 Proteger os direitos trabalhistas e promover ambientes de trabalho seguros e protegidos para todos os trabalhadores, incluindo os trabalhadores migrantes, em particular as mulheres migrantes, e pessoas em empregos precários.

Através do trabalho da Certificação Guiaderodas, auxiliamos empresas e empreendimentos a prepararem-se para incluir todas as pessoas em seu quadro de colaboradores. 

ods 10 redução das igualdades

OBJETIVO 10

Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.

  • 10.2 Até 2030, empoderar e promover a inclusão social, econômica e política de todos, independentemente da idade, gênero, deficiência, raça, etnia, origem, religião, condição econômica ou outra.
  • 10.3 Garantir a igualdade de oportunidades e reduzir as desigualdades de resultados, inclusive por meio da eliminação de leis, políticas e práticas discriminatórias e da promoção de legislação, políticas e ações adequadas a este respeito.

Através do Treinamento de Acessibilidade Atitudinal, i.e., da atitude acessível das pessoas, contribuímos para a eliminação das barreiras que dificultam a integração plena de todas as pessoas.

ods 11 cidades e comunidades sustentáveis

OBJETIVO 11

Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

  • 11.3 Até 2030, aumentar a urbanização inclusiva e sustentável, e as capacidades para o planejamento e gestão de assentamentos humanos participativos, integrados e sustentáveis, em todos os países.
  • 11.7 Até 2030, proporcionar o acesso universal a espaços públicos seguros, inclusivos, acessíveis e verdes, particularmente para as mulheres e crianças, pessoas idosas e pessoas com deficiência.

Com a avaliação de locais no aplicativo Guiaderodas e a divulgação para a audiência das iniciativas das empresas e empreendimentos certificados, contribuímos para ampliar o acesso universal aos espaços de cidades no Brasil e no mundo, conferindo conforto e segurança a todos.

ods 16 paz, justiça e instituições eficazes

OBJETIVO 16

Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

  • 16.6 Desenvolver instituições eficazes, responsáveis e transparentes em todos os níveis
  • 16.7 Garantir a tomada de decisão responsiva, inclusiva, participativa e representativa em todos os níveis

Ser acessível e inclusivo é um exercício diário e exige grande empenho das corporações. Para que ocorra a manutenção da Certificação Guiaderodas é necessário comprometimento. Para tal, são realizadas atualizações do treinamento, melhorias constantes no local e frequente engajamento dos colaboradores. O relatório anual de impacto da Certificação Guiaderodas, indica a performance dos atributos ESG (Environmental, Social and Governance, ou ESG em inglês), e auxilia as empresas a traçarem metas consistentes para o aprimoramento contínuo.

ods 17 parcerias e meios de implementação

OBJETIVO 17

Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

  • 17.16 Reforçar a parceria global para o desenvolvimento sustentável, complementada por parcerias multissetoriais que mobilizem e compartilhem conhecimento, expertise, tecnologia e recursos financeiros, para apoiar a realização dos objetivos do desenvolvimento sustentável em todos os países, particularmente nos países em desenvolvimento.

A Rede Guiaderodas, que inclui empresas e empreendimentos certificados (representando a iniciativa privada), organizações não-governamentais, o poder público e a academia, trabalha de forma unida e coesa para a construção de um mundo mais acessível para todos.

Durante sua trajetória, o Guiaderodas foi reconhecido em diversas premiações nacionais e internacionais, como: World Summit Awards (ONU, 2016), Innovators Under 35 (MIT Technology Review, 2018), Accessible Americas (ITU, 2018), Prêmio Eco Brasil (AmCham e Estadão, 2019), Melhores Empresas de Impacto Social (Viva Schmidheiny, 2019) e Meaningful Business 100 (MB 100, 2020).


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

);

Quer receber novidades
de como a acessibilidade
está transformando o mundo?

Seu cadastro foi efetuado com sucesso.

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Guiaderodas will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.