fbpx
Conheça as 16 empresas mais inclusivas para pessoas com deficiência de 2020

Conheça as 16 empresas mais inclusivas para pessoas com deficiência de 2020

As melhores práticas corporativas, classificação de empresas inclusivas e dicas de como começar a trilhar o caminho para a verdadeira inclusão 

Apesar do desafio da inclusão da pessoa com deficiência ainda ser imenso no mercado de trabalho, a boa notícia é que a conscientização está evoluindo a passos largos e muitas empresas já enxergam a acessibilidade e a inclusão como diferencial estratégico para seus negócios.

A DiversityInc é a principal pesquisa para avaliar a diversidade nas empresas inclusivas dos Estados Unidos com mais de 1000 funcionários. A metodologia é baseada em dados empíricos advindos de informações de mais de 200 questões que são preenchidas pelas próprias organizações. As empresas são avaliadas no contexto de seus setores e além do ranking geral,  são publicados também rankings por categorias.

Como a própria gestão da diversidade, essa classificação evoluiu significativamente e continua a ser refinada e aprimorada para refletir a rapidez com que as empresas estão se adaptando e executando suas estratégias.

As empresas mais inclusivas e acessíveis nos EUA em 2020

  1. Wells Fargo & Company
  2. Northrop Grumman Corporation
  3. Dow
  4. Hilton
  5. Sodexo
  6. Eli Lilly and Company
  7. Mastercard
  8. Accenture
  9. Humana
  10. KeyBank
  11. Vectrus Systems Corporation
  12. AbbVie
  13. U.S. Bank
  14. United Airlines Holdings, Inc.
  15. General Motors Company LLC
  16. BBVA

O “Disability Equality Index” (DEI)

O Disability Equality Index (DEI) é uma iniciativa conjunta da Associação Americana de Pessoas com Deficiência (AAPD) desenvolvida por um grupo diversificado de líderes empresariais, especialistas em políticas e defensores dos direitos da pessoa com deficiência. É uma ferramenta nacional, transparente e anual de benchmarking que oferece às empresas a oportunidade de receber uma pontuação objetiva, em uma escala de zero (0 ) a 100, em suas políticas e práticas de inclusão de pessoas com deficiência.

Alguns Indicadores do índice de 2019 nos Estados Unidos refletem que o compromisso das empresas com a inclusão da pessoa com deficiência tem crescido:

  • 93% das empresas relatam ter um executivo sênior reconhecido internamente como sendo uma pessoa com deficiência e / ou como aliado da comunidade.
  • 84% das empresas possuem uma declaração de compromisso por toda a empresa com a diversidade e a inclusão que menciona especificamente a deficiência.
  • 92% das empresas incentivam os funcionários com deficiência a se identificarem e 95% têm um processo confidencial que lhes permite fazê-lo.

Oportunidades para desenvolver a inclusão

Somente 54% das empresas têm um conselho de diversidade que reconhece especificamente a inclusão da deficiência como uma área de foco.

Apenas 30% das empresas têm metas focadas em pessoas com deficiência em toda a empresa para inclusão e diversidade de fornecedores.

Como iniciar o processo de inclusão de pessoas com deficiência nas empresas?

  1. Conscientizar os colaboradores e tornar o espaço acessível
  2. Zelar para que o valor seja mantido e fomentado sempre

O Guiaderodas

A startup brasileira Guiaderodas, premiada pela ONU, se dedica ao aprimoramento das práticas de acessibilidade através de treinamentos para funcionários, análises de arquitetos especializados, vivências de pessoas com deficiência e pesquisas constantes em sua plataforma para o engajamento do time na causa. 

As empresas que alcançam as melhores práticas de acessibilidade arquitetônica, funcional e atitudinal conquistam a tão almejada Certificação Guiaderodas

Mercado Livre, Microsoft, Santander, KPMG são alguns exemplos de empresas que conquistaram a certificação. A placa do Guiaderodas também pode ser vista na hall de entrada de edifícios comerciais de alto padrão no Brasil. 

“A Certificação Guiaderodas nos nossos edifícios significa acessibilidade e inclusão. Oferecer para todos a melhor estrutura e o melhor atendimento, tem tudo a ver com os nossos valores”, diz Hilton Hajman, vice-presidente da Brookfield Properties Brasil.

Outros players do mercado imobiliário como BR Properties, RB Capital, GTIS Partners e Blue Macaw também têm no seu portfólio edifícios em certificação.

“Um ambiente preparado para bem receber a todos atrai clientes, fornecedores e gera impacto positivo para toda a sociedade”, diz o fundador do Guiaderodas Bruno Mahfuz. Cadeirante desde os seus 17 anos, foi eleito pelo MIT Technologie Review um dos maiores inovadores da América Latina

O Guiaderodas, também conhecido internacionalmente como Wheelguide, tem o maior aplicativo dedicado a consulta e avaliação da acessibilidade de locais de forma gratuita e colaborativa com presença em mais de 2000 cidades e mais de 100 países pelo mundo. 

O legado da inclusão no mercado de trabalho

A inclusão permite que as organizações maximizem o potencial de seus talentos e se envolvam profundamente com diversos clientes. Para construir uma organização verdadeiramente inclusiva, as empresas precisam começar entendendo as reais necessidades das pessoas com deficiência, partilhar experiências dos funcionários e aprender com as situações do dia a dia. Os líderes devem não apenas modelar comportamentos, mas principalmente agir como arquitetos e construtores para que a inclusão seja um valor cada vez mais vivo e genuíno nas corporações. 

Certificação Guiaderodas

Saiba Mais sobre a
Certificação Guiaderodas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *