Mais Diversidade e Inclusão nas Empresas

Mais Diversidade e Inclusão nas Empresas

Quando falamos em diversidade e inclusão, nos referimos a pessoas diferentes convivendo em harmonia, trabalhando juntas e convergindo para um mesmo objetivo

Sendo assim, diversidade e inclusão não é apenas uma questão do RH, faz parte da estratégia dos negócios.

O que é diversidade no ambiente de trabalho?

Diversidade no  ambiente de trabalho é compreender, aceitar e valorizar as diferenças entre as pessoas, incluindo aquelas:

  • de diferentes raças, etnias, gêneros, idades, religiões, deficiências e orientações sexuais
  • com diferenças na educação, personalidades, conjuntos de habilidades, experiências e bases de conhecimento

O que é inclusão?

A inclusão no local de trabalho é um ambiente colaborativo, de apoio e respeito que aumenta a participação e contribuição de todos os funcionários. Na verdade, a real inclusão remove todas as barreiras, discriminação e intolerância. Quando aplicada corretamente no local de trabalho, é natural que todos se sintam incluídos e apoiados.

Inclusão da Pessoa com Deficiência

A inclusão da pessoa com deficiência vai além da contratação. Um local de trabalho inclusivo valoriza todos os funcionários por seus pontos fortes. 

O primeiro passo é construir um ambiente acessível. Sem acessibilidade não há condições de convivência e portanto, não há inclusão. Para alcançar o bem estar de todos e gerar impacto social positivo, empresas e empreendimentos buscam adquirir certificações para acompanhar e atestar a qualidade de seus processos. Um exemplo disso é a Certificação Guiaderodas, uma certificação social que auxilia no aprimoramento de estruturas e pessoas,  reconhecendo as melhores práticas de acessibilidade e inclusão.

Veja algumas empresas que aderiram ao programa de Certificação Guiaderodas.

O impacto da Diversidade e Inclusão

Cada vez mais, os funcionários com e sem deficiência se preocupam com a cultura do local de trabalho e acreditam que é importante a cooperação mútua para alcançar o sucesso.

Quando os colaboradores acreditam que a liderança realmente possui o esforço para construir um local de trabalho mais inclusivo, é provável que tenham mais respeito por esses líderes, havendo mais lealdade à organização.

As práticas inclusivas não apoiam apenas as pessoas com deficiência. A inclusão cria um local de trabalho mais receptivo e solidário para todos os funcionários, aumenta a produtividade, potencializa o “S” dos atributos ESG e consequentemente, o lucro.

Placa Certificação

Saiba mais sobre a Certificação Guiaderodas


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

);

Quer receber novidades
de como a acessibilidade
está transformando o mundo?

Seu cadastro foi efetuado com sucesso.

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Guiaderodas will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.