fbpx
Matraquinha, o aplicativo que ajuda na comunicação de crianças com autismo

Matraquinha, o aplicativo que ajuda na comunicação de crianças com autismo

De família para família: app criado por pai de menino com autismo possibilita que outras crianças consigam demonstrar seus desejos e sentimentos

A comunicação de crianças e adolescentes com autismo tem sido transformada pelo aplicativo Matraquinha. Criado pela família de um menino com essa condição, a ferramenta funciona como um “fichário de comunicação”, que armazena figuras para facilitar o dia a dia dos usuários. Entre elas, há ilustrações de objetos, alimentos e ações que representam o mundo ao redor dessas crianças.

A ferramenta foi idealizada por Wagner Yamuto após ele e sua esposa, Grazyelle, adotarem Gabriel, aos 10 meses de vida, e perceberem que o filho não falava nenhuma palavra. Depois de um período de investigação, os pais receberam o diagnóstico de autismo quando a criança tinha 2 anos e meio de idade.

Créditos: Reprodução/Matraquinha

Ao questionarem o médico sobre a possibilidade de Gabriel começar a falar, receberam a resposta de que isso não significava que ele não poderia se comunicar. Apesar das soluções “terapêuticas” que existiam, o pai, junto de sua esposa e do irmão Adriano, decidiu encontrar a melhor solução e, assim, nasceu o Matraquinha em 2018, um app que transformou a vida do filho e de outras crianças e adolescentes pelo Brasil. 

O sistema, que surgiu como uma solução caseira, chegou até a casa de famílias que conheciam Wagner e Grazyelle. Ao conversar com outros pais, eles sentiram o desejo de compartilhar o app com a comunidade e assim foi feito. O projeto até agora tem sido tocado com recursos financeiros próprios, além do tempo de dedicação.

O Matraquinha

O Matraquinha é um aplicativo de comunicação alternativa criado para ajudar crianças e adolescentes com autismo a transmitirem seus desejos, emoções e necessidades por meio de smartphones e tablets. A comunicação dos usuários é feita a partir de figuras que, ao serem selecionadas, fazem com que uma voz reproduza o que a pessoa deseja transmitir.

A ferramenta já ultrapassou os 115 mil downloads e, conforme o número de usuários cresce, mais imagens são solicitadas. Atualmente, o Matraquinha conta com 191 figuras, divididas nas seguintes categorias: emoções, necessidades, alimentos, diversão, roupa, dor, saudações, animais, lugares, escola, cores, formas, alfabeto e números.

O Matraquinha tem uma campanha de financiamento coletivo para permitir suas novas atualizações. A meta é adicionar duas novas figuras por mês, além de liberar o recurso em que será possível trocar as imagens do app por suas próprias fotos. Para colaborar, clique aqui! Se quiser saber mais, confira o site e o Instagram do projeto.


Heloisa Aun

Heloisa Aun

Jornalista e estudante de Letras na USP, trabalha desde o início da carreira com a temática dos direitos humanos e meio ambiente. Nos últimos anos, idealizou campanhas de combate ao assédio sexual e à violência doméstica. Também atua na área de educação em organizações e projetos sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir mensagem
);

Quer receber novidades
de como a acessibilidade
está transformando o mundo?

Seu cadastro foi efetuado com sucesso.

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Guiaderodas will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.